OS JARDINS DE BOMARZO
OS JARDINS DE BOMARZO, TAMBÉM CHAMADOS DE PARQUE DOS MONSTROS ( PARCO DEI MOSTRI EM ITALIANO), É UM COMPLEXO MONUMENTAL LOCALIZADO NO MUNICÍPIO DE BOMARZO, NA PROVÍNCIA DE VITERBO, NO NORTE DO LÁCIO, NA ITÁLIA.
OS JARDINS DE BOMARZO SÃO OS JARDINS MAIS EXTRAVAGANTES DO RENASCIMENTO ITALIANO. CONSISTEM NUM PARQUE ARBORIZADO, SITUADO NO FUNDO DE UM VALE DOMINADO PELO CASTELO ORSINI, E POVOADO POR ESCULTURAS, PEQUENAS CONSTRUÇÕES E ORNAMENTOS ARQUITECTÓNICOS COMO BACIAS, URNAS OU OBELISCOS ESPALHADOS PELA VEGETAÇÃO.
TANTO A HISTÓRIA DA CRIAÇÃO DOS JARDINS QUANTO A INTERPRETAÇÃO DAS ESCULTURAS E TEXTOS GRAVADOS, AQUI E ALI NO PARQUE, AINDA SÃO ALVO DE POLÊMICA ENTRE OS HISTORIADORES DE HOJE.
CRIAÇÃO DE JARDINS
É COMUMENTE ACEITO QUE O PARQUE FOI CONSTRUÍDO POR PIER FRANCESCO ORSINI, TAMBÉM CONHECIDO COMO VICINO ORSINI (1528–1570, OU 1574 OU 1585), QUE TERIA INICIADO SUA REALIZAÇÃO POR VOLTA DE 1550. ALGUNS HISTORIADORES ACREDITA, NO ENTANTO, QUE SEU PAI GIANCORRADO ORSINI, CONDOTTIERE E SENHOR DE BOMARZO, PODERIA TER COMEÇADO A CONSTRUIR OS JARDINS MAIS CEDO.
VICINO ORSINI FOI UM CONDOTTIERE QUE PARTICIPOU DE INÚMERAS CAMPANHAS NA ITÁLIA, ALEMANHA E FRANÇA. ELE FOI FEITO PRISIONEIRO EM 1556 E ENCERROU SUA CARREIRA MILITAR AO SER LIBERTADO EM 1557. ELE TAMBÉM ERA UM HOMEM CULTO QUE MANTINHA RELAÇÕES ESTREITAS COM OS INTELECTUAIS DE SEU TEMPO.
EM 1554 CASOU-SE COM GIULIA FARNESE (FALECIDA EM 1560), FILHA DE GALEAZZO FARNESE. GIULIA ERA SOBRINHA DA OUTRA GIULIA FARNESE, AMANTE DO PAPA ALEXANDRE VI .
É PROVÁVEL QUE OS JARDINS TENHAM SIDO CONSTRUÍDOS EM TRÊS ETAPAS:
1548 A 1552, O TEATRO E SEUS DEGRAUS CÔNCAVO-CONVEXOS; FONTES E JOGOS DE ÁGUA,
1552 A 1564, O LAGO ARTIFICIAL, A FONTE DE PÉGASO, A FONTE DO NAVIO E O TANQUE DE PEIXES,
1564 A 1580, OS VASOS MONUMENTAIS COLOCADOS NO PLANALTO SUPERIOR, O LUGAR DE PERSÉFONE E O TEMPLO.
OS JARDINS FORAM PROVAVELMENTE PROJETADOS PELO ARQUITETO PIRRO LIGORIO (~ 1510–1583), UM DOS MAIORES ARQUITETOS DE JARDINS DE SUA ÉPOCA, QUE TAMBÉM PROJETOU OS JARDINS DA VILLA D'ESTE EM TIVOLI. O TEMPLO, ERGUIDO EM MEMÓRIA DE GIULIA, FOI PROVAVELMENTE CONSTRUÍDO POR VIGNOLE (1507–1573) APÓS SUA MORTE. TODAS AS ESCULTURAS, ATRIBUÍDAS A SIMONE MOSCHINO (IT) (1533-1610), FORAM FEITAS EM ESTREITA CONSULTA COM O SENHOR DO CASTELO.
A PRIMEIRA MENÇÃO DE JARDINS APARECE EM UMA CARTA DO POETA ANNIBALE CARO EM 1564. SEU NOME ERA ENTÃO BOSCO SACRO (SACRED WOOD) E PERMANECERÁ ATÉ O XX TH SÉCULO ONDE ELES TOMAM O NOME DE PARCO DEI MOSTRI (MONSTER PARK). UM NOME MUITO PRÓXIMO, BOSCO DEI MOSTRI, FOI USADO DESDE O INÍCIO COM O SIGNIFICADO DE MOSTRARE, QUE SIGNIFICA DEMONSTRAR .
OS JARDINS FORAM ABANDONADOS NOS SÉCULOS SEGUINTES E FORAM REALMENTE REDESCOBERTO QUE XX TH SÉCULO.
A FAMÍLIA BETTINI COMPROU-OS EM 1870 E EM 1954 GIOVANI BETTINI E SUA ESPOSA TINA SEVERI EMPREENDERAM A LIMPEZA E RESTAURAÇÃO DOS JARDINS COM, DESDE O INÍCIO, A AJUDA DO INSTITUTO DE HISTÓRIA E ARQUITETURA DE ROMA E, POSTERIORMENTE, PESQUISADORES DA ACADÉMIE DE FRANCE EM ROMA.
POR UM CAMINHO ATRAVÉS DE UM POMAR, O VISITANTE CHEGA À ENTRADA, UMA PORTA ARQUITETÔNICA, ENCIMADA PELO EMBLEMA DOS ORSINI, E É SAUDADO POR DUAS ESFINGES E DEPOIS POR UM PEQUENO RIACHO, DENOMINADO FOSSO DELLA CONCIA .
AS CERCA DE TRINTA ESCULTURAS E EDIFÍCIOS, INCLUÍDOS EM UMA ÁREA DE 2 KM 2 A NORDESTE DO RIACHO, SÃO ESCULPIDOS EM UMA ROCHA VULCÂNICA CINZA / MARROM, A PEPERIN, QUE É ENCONTRADA COMO UM BLOCO OU COMO UMA INCLUSÃO NO TUFO VULCÂNICO.
AS ESCULTURAS PRINCIPAIS
PROTEU, DIVINDADE MARINHA COM O DOM DA METAMORFOSE, CUJA CABEÇA QUE SE PROJETA DO CHÃO TRAZ NO CRÂNIO O BRASÃO DA FAMÍLIA ORSINI (OS PATROCINADORES DO JARDIM),
DUAS ESFINGES EM PEDESTAIS FRENTE A FRENTE;
HÉRCULES ESQUARTEJANDO CACUS, QUE ELE MANTÉM DE CABEÇA PARA BAIXO (OU TALVEZ ROLAND ESQUARTEJANDO UM PASTOR); A FIGURA DE HÉRCULES PODERIA SER UM RETRATO DE VICINO ORSINI.
UMA TARTARUGA CARREGANDO EM SEU CASCO UMA FAMA ALADA EM EQUILÍBRIO PRECÁRIO EM UM GLOBO TERRESTRE SOPRANDO EM DUAS TROMBETAS (DESTRUÍDAS);
UMA ORCA (UMA ESPÉCIE DE BALEIA MONSTRUOSA) ABAIXO, SUA BOCA ABERTA QUE PARECE ESTAR ESPERANDO UM PASSO EM FALSO DA TARTARUGA OU DOS CAMINHANTES ...
PEGASUS ESCALANDO UM MONTE NO CENTRO DA BACIA DE UMA FONTE;
AS 3 GRAÇAS EM BAIXO-RELEVO EM UMA DAS PAREDES DE UM NINFEU ;
VÊNUS EM UMA CONCHA LEVANTADA EM UM NICHO;
UMA NINFA ADORMECIDA VIGIADA POR UM CACHORRINHO;
EQUIDNA (OU INADEQUADAMENTE “ SEREIA DE CAUDA BÍFIDA”);
UM LEÃO E UMA LEOA;
UMA HARPIA COM PATAS DE LEÃO E CAUDA DE SEREIA;
URSOS (EMBLEMA ORSINI: URSINUS ) APRESENTANDO SEU BRASÃO;
NETUNO, DEUS DOS MARES E OCEANOS OU PLUTÃO, DEUS DO SUBMUNDO;
UM DRAGÃO ATACADO POR UM LEÃO E UMA LEOA;
UM ELEFANTE DO EXÉRCITO DE ANÍBAL ERGUENDO UM LEGIONÁRIO ROMANO;
A CABEÇA DE UM OGRO NO LÁBIO SUPERIOR ESTÁ INSCRITA "TODOS OS PENSAMENTOS VOAM" ( OGNI PENSIERO VOLA ) TAMBÉM CHAMADA DE PORTAL PARA O MUNDO INFERIOR (CLARAMENTE REFERINDO-SE AO INFERNO DE DANTE) COM SUA BOCA ABERTA MONUMENTAL QUE PERMITE AOS VISITANTES ENTRAR PARA DESCANSAR - PARADOXALMENTE - NO FRIO;
CERES, DEUSA DA AGRICULTURA, SENTADA, CARREGANDO UMA TAÇA FLORIDA NA CABEÇA COM UM GRUPO DE SEREIAS E CRIANÇAS NAS COSTAS;
UM BUSTO DE PROSÉRPINA, FILHA DE CERES E JÚPITER, ESPOSA DE PLUTÃO, DEUSA DAS ESTAÇÕES CUJOS BRAÇOS REPOUSAM NAS COSTAS DE UM BANCO;
CERBERUS, O CÃO DE TRÊS CABEÇAS QUE GUARDA O PORTÃO DO SUBMUNDO;
FRUTAS GIGANTES, PINHAS, BOLOTAS, BACIAS ..
ELEFANTE DE HANNIBAL .
O PORTE DE L'OGRE (ENTRADA PARA O SUBMUNDO).
HÉRCULES ESQUARTEJANDO CACUS (OU TALVEZ ROLAND ESQUARTEJANDO UM PASTOR )
A TARTARUGA .
PROTEUS-GLAUCOS .
A CASA INCLINADA .
CONSTRUÇÕES E EDIFÍCIOS
UM PEQUENO MAUSOLÉU DESABADO COM OS ORNAMENTOS DA ROMA ANTIGA E NICHOS ETRUSCOS;
UM NINFEU ;
UM PEQUENO TEATRO AO AR LIVRE ;
O INCLINADA CASA :
DEDICADO AO CARDEAL CRISTOFORO MADRUZZO, AMIGO DO VICINO ORSINI E SUA ESPOSA;
UM BANCO CUJAS COSTAS MOSTRAM O BRASÃO DE ORSINI;
BANCO ETRUSCO PROTEGIDO SOB UM ARCO NO QUAL ESTÁ GRAVADA A INSCRIÇÃO “VOI CHE PEL MONDO GITE ERRANDO, VAGHI / DI VEDER MERAVIGLIE ALTE E STUPENDE, / VENITE QUA POMBA SON FACCE ORRENDE / ELEFANTI, LEONI, ORSI, ORCHI E DRAGHI”;
O TEMPLO DA ETERNIDADE : O MEMORIAL A GIULIA FARNESE LOCALIZADO NO TOPO DO JARDIM. É UM EDIFÍCIO OCTOGONAL ENCIMADO POR UMA CÚPULA E UM CAMPANÁRIO NO TOPO. É PRECEDIDO POR UM PÓRTICO DE PLANTA QUADRADA ANEXA COMPOSTO POR UMA FACHADA APRESENTANDO FRONTÃO TRIANGULAR, ATRAVESSADO NO CENTRO POR UM ARCO QUE SE PROLONGA ATÉ AO FUNDO DO EDIFÍCIO E UMA COLUNATA A SUSTENTÁ-LO. ENCONTRAMOS ESSAS COLUNAS, MAS DESTA VEZ ENGATADAS (OU SEJA, EMERGINDO DAS PAREDES), EM TORNO DA ROTUNDA. O CONJUNTO É UMA MISTURA DE ESTILO GREGO (CF. FRONTÃO E COLUNATA DO TEMPLO DE SEGESTA ), CLÁSSICO (CF. O TEMPIETTO NA CATEDRAL DE SÃO MARTINHO EM LUCCA ) E RENASCENTISTA. HOJE ABRIGA OS CEMITÉRIOS DE GIOVANNI BETTINI E TINA SEVERI, RESTAURADORES DOS JARDINS.
INSCRIÇÕES
NUMEROSAS INSCRIÇÕES ESTÃO GRAVADAS NAS BASES DAS ESTÁTUAS, EM PLACAS OU EM SEÇÕES DA PAREDE. MUITAS VEZES SÃO DIFÍCEIS DE INTERPRETAR PORQUE SE REFEREM A CÍRCULOS LITERÁRIOS ESPECÍFICOS DA ÉPOCA OU A LEMAS ADOTADOS PELOS ORSINI E PELO PRÓPRIO VICINO. ALGUNS VÊM DE TEXTOS ANTIGOS OU POETAS DA RENASCENÇA OU MESMO DE PESSOAS PRÓXIMAS AO CONDOTTIERE E SÃO FREQUENTEMENTE EQUÍVOCOS OU SIMBÓLICOS COMO OS TEXTOS HERMÉTICOS.
NA PANQUECA ETRUSCA: VOI CHE PEL MONDO GITE ERANDO VAGHI / DI VEDER MARAVIGLIE ALTE E STUPENDE / VENITE QUA, POMBA SON FACCIE HORRENDE / ELEFANTI LEONI ORSI ORCHI ORCHI E DRAGHI - "VOCÊ QUE VAGA PELO MUNDO / PARA CONTEMPLAR MARAVILHAS SUBLIMES E SURPREENDENTES, / VENHA AQUI! LÁ VOCÊ ENCONTRARÁ ROSTOS TERRÍVEIS / ELEFANTES, LEÕES, URSOS, OGROS E DRAGÕES. "
SOL PER SFOGARE IL CORE - "APENAS PARA LIBERTAR O CORAÇÃO." "
OGNI PENSIERO VOLA - “TODO PENSAMENTO VOA”.
NOTTE ET GIORNO NOI SIAM VIGILI ET PRONTE AGUARDAR DOGNI INGUIRIA QUESTA CAST - "NOITE E DIA ESTAMOS VIGILANTES, PRONTOS PARA PROTEGER ESTA FONTE. "
TU CH'ENTRI QUA CON MENTE PARTE A PARTE E DIMMI POI SE TIA MERAVIGLIE SIEN FATTE PER INGANNO O PUR PER ARTE . - “VOCÊS QUE ENTRAM AQUI, TÊM ÂNIMO DE ME DIZER SE TANTOS MILAGRES SE FIZERAM PARA ENGANAR OU PURAMENTE PELA ARTE”
SIMBOLISMO E INTERPRETAÇÃO
OS JARDINS APRESENTAM UM CONJUNTO DE TEMAS DA MITOLOGIA GREGA E DO RENASCIMENTO.
CENAS DIFERENTES PODEM EVOCAR EPISÓDIOS DE OBRAS BARROCAS COMO O SONHO DE POLIPHILE DE FRANCESCO COLONNA, OU O POEMA FLORIDANT DE BERNARDO TASSO OU O FURIOSO ROLAND DE ARIOSTO .
MUITAS INTERPRETAÇÕES FORAM TENTADAS, COMO AS ESTÁTUAS DO CURSO EM SI, UMA VEZ QUE A REDESCOBERTA DE JARDINS XX SÉCULO SEM PERMITIR CHEGAR A UM CONSENSO ENTRE OS HISTORIADORES E AUTORES.
QUEM FOI PIRRO LIGORIO?
LIGORIO NASCEU EM NÁPOLES MAS, EM 1534, MUDOU-SE PARA ROMA, ONDE DESENVOLVEU SEU INTERESSE POR ANTIGUIDADES, E FOI NOMEADO SUPERINTENDENTE DOS ANTIGOS MONUMENTOS JUNTO AOS PAPAS PIO IV E PAULO IV.
EM 1549 REALIZOU ESCAVAÇÕES NA VILLA ADRIANA, EM TÍVOLI, E PROJETOU SUA OBRA-PRIMA, A FONTE DA VILLA D'ESTE, PARA O CARDEAL IPPOLITO D'ESTE. TAMBÉM REALIZOU AS FONTES DA VILLA LANTE EM BAGNAIA, TRABALHANDO JUNTO A VIGNOLA.
SEU ESTILO MANEIRISTA ESTÁ PRESENTE TAMBÉM NA FONTANA DEL BOSCHETTO, NOS JARDINS DO VATICANO, E QUE RECEBEU O NOME DE CASINA DI PIO IV (OU TAMBÉM CHAMADA VILLA PIA), ENTRE 1559-1562.
COM A MORTE DE MICHELANGELO, FOI CONTRATADO PARA CONCLUIR SEUS TRABALHOS BASÍLICA DE SÃO PEDRO - MAS IMPLANTOU MODIFICAÇÕES NO PROJETO, E EFETUOU CRÍTICAS AO MESTRE - O QUE ENSEJOU SUA DEMISSÃO EM 1568 PELO PAPA PAULO V. MUDOU-SE ENTÃO PARA FERRARA, A SERVIÇO DO DUQUE ALFONSO D'ESTE.
ESTUDIOSO DA ANTIGÜIDADE, UMA DAS SUAS PUBLICAÇÕES MAIS FAMOSAS FOI UM MAPA DA ROMA ANTIGA, CHAMADO ANTIQUAE URBIS IMAGO, EM 1561.
UMA TRISTE HISTÓRIA DE AMOR INSPIROU A CRIAÇÃO DO BOSQUE SAGRADO DE BOMARZO
O AMOR TEM SIDO UMA GRANDE FONTE DE INSPIRAÇÃO AO LONGO DA HISTÓRIA. MÚSICAS, POEMAS, ROMANCES E OBRAS DE ARQUITETURA FORAM CRIADOS PARA CONQUISTAR O SER AMADO, CELEBRÁ-LO OU LAMENTAR SUA PERDA. MAS O AMOR TAMBÉM LEVOU AO SURGIMENTO DE OBRAS ÚNICAS E ENIGMÁTICAS, QUE SURPREENDEM POR SEU CONTEÚDO MISTERIOSO.
O BOSQUE SAGRADO DE BOMARZO, FOI CONSTRUÍDO POR UM DUQUE ITALIANO DO RENASCIMENTO, COMO FORMA DE LAMENTAR A PERDA DE SUA AMADA.
A HISTÓRIA DE AMOR
A HISTÓRIA DO DUQUE DE ORSINI ESTÁ CERCADA POR MISTÉRIOS E LENDAS E O MESMO ACONTECE COM A CONSTRUÇÃO DE SEU JARDIM. NA VERSÃO MAIS DIFUNDIDA, ELE DECIDIU DEIXAR A VIDA POLÍTICA E SOCIAL DA ITÁLIA PARA SE RECOLHER EM SEU CASTELO, LOCALIZADO NA PROVÍNCIA DE VITERBO, NA COMUNA DE BOMARZO, PARA SE DEDICAR A VIVER UMA VIDA DESPREOCUPADA COM SUA AMADA GIULIA. AMBOS PLANEJARAM A DECORAÇÃO DO FAMOSO “BOSQUE”, CUJA CRIAÇÃO FICOU A CARGO DOS ARQUITETOS PIRRO LIGORIO E JACOPO VIGNOLA.
MAS LOGO, O INFORTÚNIO ENTROU EM CENA, E GIULIA MORREU. ORSINI, NO ENTANTO, DECIDIU CONTINUAR COM O PROJETO E O DEDICOU A SUA FALECIDA AMADA, PARA QUEM ATÉ CONSTRUIU UM PEQUENO TEMPLO. MERGULHADO NA SOLIDÃO E NA MELANCOLIA, O BOSQUE FOI SE ENCHENDO DE IMAGENS MONSTRUOSAS, SOMBRIAS E ENIGMÁTICAS, COMO SE FOSSE UM RETRATO DA ALMA DE ORSINI, QUE FICOU À DERIVA APÓS TANTA DESGRAÇA.
LEVANDO EM CONTA ESSA HISTÓRIA, PODE-SE DIZER QUE O BOSQUE SAGRADO É O RESULTADO DO DESESPERO E DA TRISTEZA DE UMA MENTE ATORMENTADA PELA SOLIDÃO SOMBRIA PELA PERDA DO SEU AMOR. NA ENTRADA DO BOSQUE, PODE-SE LER A SEGUINTE FRASE: “VOCÊ, QUE VAGUEIA PELO MUNDO PARA VER MARAVILHAS NOTÁVEIS E SURPREENDENTES, VENHA AQUI, ONDE TUDO FALA DE AMOR E ARTE”.
O SOFRIMENTO AMOROSO É UMA DAS INSPIRAÇÕES MAIS PODEROSAS, E PODEMOS DIZER QUE PIERFRANCESCO ORSINI (ESSE ERA SEU NOME) LEVOU ESSE SOFRIMENTO MAIS LONGE DO QUE MUITAS OUTRAS PESSOAS.
ELE NASCEU EM ROMA, NO SÉCULO XVI, NA ERA RENASCENTISTA. DURANTE ANOS, INTEGROU A VIDA POLÍTICA ITALIANA COMO DUQUE E MECENAS. ERA UM HOMEM DE ESPÍRITO REFINADO, QUE SENTIA UMA GRANDE ATRAÇÃO PELA BELEZA DA ARTE E UMA FORTE INCLINAÇÃO PARA EXTRAVAGÂNCIAS.
O BOSQUE SAGRADO E SUA INFLUÊNCIA NA ARTE CONTEMPORÂNEA
AS IMAGENS DO BOSQUE SAGRADO, COMO NÃO PODERIA SER DIFERENTE, INFLUENCIARAM A SENSIBILIDADE DE MUITOS ARTISTAS, ENTRE OS QUAIS SALVADOR DALÍ, MICHELANGELO ANTONIONI (QUE FILMOU UM CURTA-METRAGEM NO LUGAR) E, ACIMA DE TUDO, O ESCRITOR ARGENTINO MANUEL MUJICA LÁINEZ, CRIADOR DO ROMANCE BOMARZO, CUJO PERSONAGEM PRINCIPAL É JUSTAMENTE O DUQUE ORSINI. INSPIRADO NO ESCRITO, O MÚSICO ALBERTO GINASTERA COMPÔS UMA ÓPERA QUE PERCORREU TEATROS DE TODO O MUNDO.
PORTANTO, ALÉM DAS VERSÕES QUE CIRCULAM SOBRE SUA CONSTRUÇÃO, É INEGÁVEL QUE O BOSQUE SAGRADO É UM DOS LUGARES MAIS ENIGMÁTICOS E FASCINANTES DO MUNDO E QUE O TEMPO QUE O DUQUE DE ORSINI LHE DEDICOU NÃO FOI EM VÃO.
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