domingo, 8 de setembro de 2013

Maurice Tillet

O personagem de desenho animado que é sucesso em todo mundo foi criado a partir de uma máscara mortuária do francês Maurice Tillet.
Poeta e ator, Tillet nasceu em 1903. Muito inteligente, ele falava 14 idiomas. Na adolescência contraiu uma doença rara, chamada acromegalia, que causa a desfiguração de algumas partes do corpo.
A transformação para um quase “monstro” não o abateu. Ele emigrou para os Estados Unidos e tornou-se profissional da Luta livre, com o nome de “Assustador ogro do ringue”.
Lutou até quando pôde. Morreu em 1954, aos 51 anos, de um ataque cardíaco. Pouco antes, seu amigo e parceiro de partidas de xadrez, Bobby Managain, pediu para fazer um lifecast (máscara mortuária) dele. Tillet concordou e Bobby fez cópias em gesso da cabeça do amigo.
Uma delas foi para o Museu iternacional da Luta Livre, em Iowa. Outra foi parar no Hall of Fame do York Barbell Building para mostrar os primórdios das formas da luta livre moderna e do halterofilismo. Foi esta réplica que serviu de modelo para a construção de Shrek.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.