sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

TATUAGENS MAORI


Na cultura da tribo nativa da Nova Zelândia, denominada Maori, a tatuagem no rosto era sinal de nobreza. Quanto mais poderoso e destemido fosse o guerreiro, mais coberto estaria o seu rosto, o que representa uma posição social maior e respeitada na tribo ou clã. No século 19, as cabeças cheias de tatuagem dos guerreiros Maori tornaram-se objeto almejado por colecionadores europeus.

A tradição de colecionar cabeças tatuadas não existe mais, porém o legado de tatuagem criado pela tribo continua até hoje, com a disseminação dos desenhos pelo mundo a fora. Para entender mais sobre a cultura que originou vários tipos de tatuagens, vamos descrever e demonstrar alguns tipos de tatuagens utilizados por esse povo.


Amor Impossível:

A meia lua que envolve um Sol faz analogia do amor impossível, que se dá dentro desse contexto, porque o sol e a lua nunca poderão conviver juntos, por serem de “mundos” opostos. Esse desenho é formada por diversos korusque significam o recomeço e a persistência. As mandíbulas de tubarão, nas laterais, significam a força para começar e recomeçar a busca pelo amor. O sol representa a luz que traz felicidade.

Sabedoria:

O desenho que representa a sabedoria na cultura maori é da arraia, que possui uma postura de locomoção delicada, porém, não deve ser subestimada. O animal, em alguns casos, possui ferrão na ponta do rabo, que podem levar a óbito o homem. Na cultura Maori, apesar do animal estar associado a sabedoria, tem um ditado que diz que o Maori sábio é o que deixa a arraia em paz.

Renascimento:
Na cultura Maori, a baleia representa boas vibrações vindas do mar, ou seja, a baleia Koru significa a regeneração, o renascimento. O desenho é muito utilizado por quem quer transmitir uma mensagem de renascer, de algo novo que se renova diariamente. Seja pelo nascimento de uma criança ou por uma experiência nova, a baleia Karu compõem vários desenhos da cultura Maori.

Paciência:
O Cavalo Marinho representa a paciência e a preservação. Para os Maori, a paciência fazia parte da estratégia de guerra. O desenho mostrava qual guerreiro se orgulhava da característica, fundamental, para a vitória da tribo. A paciência não significa só saber esperar, mas, saber a hora certa de agir, é fundamental.

Serenidade e felicidade:
Palmeiras e coqueiros são os desenhos que representam, para a cultura Maori, a serenidade e a felicidade. Eles são associados ao sol. O curioso do coqueiro e da palmeira, é que para os Maoris essas árvores por muitas vezes nascem em solo árido, onde nada mais vingaria, por isso representa a serenidade, a paz, em locais onde o caos é mais comum.

Liberdade:

A liberdade é representada pelas aves. Na cultura Maori, a escolhida geralmente é a andorinha, que voa de volta para casa todo verão. Os Maori também usam as aves para representar a alma. O ato de voar torna o pássaro independente e livre, como é a alma quando a vida é tomada pela morte, ao menos, é assim que os gurreiros dessa tribo pensavam.

Mana:
Muitas tatuagens Maori possuem a imagem do Mana, que é um ser pensante, que possui um cérebro maior que o conjunto da face. Essa imagem, muito expressiva para os Maori, é como se a imagem captasse a sabedoria do ambiente e transportasse para a pessoa que possui a tatuagem. Ela pode vir acompanhada de outros símbolos.

DESENHOS DE TATUAGENS MAORI

Tatuagem Maori
Rabo de baleia
Tatuagem Maori
Tartaruga
Tatuagem Maori
Anzol ou Hei Matau
Tatuagem Maori
Sol
Tatuagem Maori
Máscara Maori
Tatuagem Maori
Manaia
Tatuagem Maori
Tubarão
Tatuagem Maori
Lagarto

CABEÇA DE UM PROVÁVEL GUERREIRO MAORI MORTO EM BATALHA,COM O ROSTO TODO TATUADO,QUE  ERAM CHAMADAS DE TOI MOKO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.