quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Discografia Hole






Banda nativa de Los Angeles liderada por Courtney, que decidiu montar sua própria banda aos 25 anos, depois de experiências frustradas como vocalista do Faith No More e do Sugar Baby Doll. O primeiro membro recrutado por Courtney foi o guitarrista Eric Erlandson, que trabalhava na Capitol Records e respondeu a um anúncio que ela havia colocado em revistas de rock, dizendo: "Quero formar uma banda. Minhas influências são Big Black, Sonic Youth e Fleetwood Mac."
O nome da banda tem origens anacrônicas. Há quem diga que é pela conotação sexual de "buraco" (Courtney era stripper na época), outras fontes afirmam que vem de uma linha da tragédia grega "Medéia", de Eurípedes, e ainda há relatos de que, na verdade, a origem é de uma frase da mãe de Courtney, a psicóloga Linda Carroll, que teria dito para sua filha que ela "não poderia carregar um BURACO dentro de si para sempre".
A Hole só precisou de três meses de ensaio pra fazer seu primeiro show em Hollywood, e assim começou a tocar em bares e clubes ao redor de Los Angeles. O primeiro single independente da banda foi"Retard Girl", e olha se essa banda não tem bem a cara da Courtney: o primeiro disco, que saiu em 91, foi gravado em apenas quatro dias! Intitulado "Pretty on the Inside", recebeu críticas positivas nos EUA e na Europa, chegando a estar presente na lista dos 20 melhores discos da revista britânica Melody Maker.
O terceiro álbum de estúdio da banda, "Celebrity Skin", lançado em setembro de 98 lançou um som completamente novo para a banda. Apresentando um som mais pop, foi muito bem recebido pelo público e pela crítica, alcançando a marca de 1 milhão de cópias nos EUA. 
Em 2002, Courtney e Eric anunciaram que a banda haveria se dissolvido, através de uma mensagem postada no site oficial, ambos seguindo com carreira solo. 
Embora tenham sido lançados os álbuns"Ask for It" em Abril de 94, "The First Session" em Agosto de 97 e "My Body, the Hand Grenade" em Outubro do mesmo ano,  a banda já havia dado alguns tempos entre "Pretty on the Inside" "Celebrity Skin" por força dos barracos de Courtney, seu casamento e a morte de Kurt. 
Em 2009, a revista britânica NME postou em dois blogs, links de duas entrevistas de Courtney anunciando a reunião da Hole. Courtney disse em um show em Toronto que não estava sabendo de nada, e Eric, que a reunião não poderia ocorrer sem seu envolvimento, por força contratual. Comentário que Courtney prontamente rebateu: "ele está fora de minha mente, é minha banda, meu nome e minha marca registrada". 
No fim das contas, depois de muito bate boca, shows foram anunciados e Courtney postou em seu Facebook novos logos para a Hole. Em Abril de 2010 o álbum "Nobody's Daughter" foi lançado, e em Maio deste ano, Courtney postou uma nota no Twitter mencionando a gravação de um novo clipe, que seria da faixa"Samantha". 
Hoje a banda conta com Courtney no vocal e guitarra, Shawn Dailey no baixo, Micko Larkin na guitarra e Stu Fisher na bateria. 
Na minha opinião o melhor álbum da Hole é, sem dúvida, o Celebrity Skin, por isso vou deixar aê embaixo o clipe da música que leva o título do álbum. 


Links


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.