terça-feira, 1 de maio de 2018

10 BELAS CACHOEIRAS NO PARANÁ (PR)

10 Belas Cachoeiras no Paraná (PR)
O Paraná é o local certo para quem procura relaxar na natureza e conhecer belas cachoeiras. O estado abriga duas das maiores cachoeiras do Brasil, o Salto São Francisco e o São Sebastião, que ficam na região de Prudentópolis, conhecida como a “Terra da Cachoeira Gigante”. E claro, não podemos deixar de mencionar a gigante Cataratas do Iguaçu, um dos principais pontos turísticos do Brasil.
1. Cachoeira Salto São Francisco – Prudentópolis - PR
Cachoeira Salto São Francisco em Prudentópolis Paraná
A Cachoeira Salto São Francisco está localizada na cidade de Prudentópolis, também conhecida como a “Terra das Cachoeiras Gigantes”. A região abriga quedas que variam de 80 a quase 200 metros de altura. O Salto São Francisco, além de ser a mais alta da cidade com os seus 196 metros, é a cachoeira mais alta da região sul do país.
Um destino recomendado para aqueles que gostam de fazer trilhas e deslumbrar uma belíssima cachoeira.
Altura da Cachoeira Salto São Francisco: 196 metros
Como chegar na Salto São Francisco: Do centro da cidade até a entrada do Parque Municipal São Francisco da Esperança são cerca de 60 km na estrada conhecida como Rota das Cachoeiras, sendo 22 km em estrada asfaltada e 38 km em estrada de terra. A entrada do parque é gratuita e funciona das 8:00 às 17:30. Você pode visitar a parte baixa e parte alta da cachoeira através de trilhas bem demarcadas e consideradas fáceis.
Distância de Curitiba: 204 km
2. Cachoeira Salto São Sebastião – Prudentópolis - PR
Cachoeira Salto São Sebastião em Prudentópolis Paraná
A Cachoeira Salto São Sebastião também está localizada na cidade de Prudentópolis e é um dos principais atrativos da cidade. É uma cachoeira que encanta pelos seus 120 metros de altura e com pouco volume de água. Mas o que mais impressiona os visitantes é que em frente a queda existe o Salto Milot, uma outra queda com cerca de 130 metros de altura. Difícil saber qual queda apreciar primeiro.
Altura da Cachoeira Salto São Sebastião: 130 metros
Como chegar na Salto São Sebastião: Do centro da cidade até a entrada do Recanto Perehouski, onde ficam as cachoeiras, são cerca de 25 km na Rota das Cachoeiras, sendo uma parte de estrada de terra. Para chegar no local é necessário fazer uma trilha de cerca de 40 minutos e é cobrada uma taxa de entrada.
Distância de Curitiba: 204 km
3. Cachoeira Salto Milot – Prudentópolis - PR
Cachoeira Salto Milot em Prudentópolis Paraná
A cachoeira Salto Milot fica em frente a cachoeira São Sebastião, esse é mais um motivo para visitar ambas as cachoeiras, já que é possível avistar duas cachoeiras com mais de 100 metros de altura em uma tacada.
Altura da Cachoeira Salto São Sebastião: 120 metros
Como chegar na Salto São Sebastião: Do centro da cidade até a entrada do Recanto Perehouski são cerca de 25 km na Rota das Cachoeiras, sendo uma parte de estrada de terra. Para chegar no local é necessário fazer uma trilha de cerca de 40 minutos e é cobrada uma taxa de entrada.
Distância de Curitiba: 204 km
4. Cachoeira Salto Puxa-Nervos – Tibagi - PR
Cachoeira Puxa Nervos em Tibagi Paraná
A cachoeira Salto Puxa-Nervos fica na cidade de Tibagi, um dos pontos de referência no turismo de aventura no Brasil. A região é repleta de atrativos naturais e lá está localizado o cânion Guartelá, o maior em extensão do Brasil e sexto no mundo, com 30 km de extensão e desnível máximo de 450 metros.
Um dos principais atrativos da cidade é a Cachoeira Salto Puxa-Nervos que impressiona pela sua altura de 50 metros e um grande volume de água. É comum a prática cascading (rapel em cachoeira) no local.
Altura da Cachoeira Salto São Sebastião: 50 metros
Como chegar na Salto São Sebastião: A cachoeira fica localizada à 15 km do centro de Tibagi. O acesso é feito pela Rodovia Caetano Mendes e existem diversas placas indicando o local. É necessário pagar uma taxa na entrada.
Distância de Curitiba: 214 km
5. Cachoeira do Corisco – Sengés - PR
Cachoeira do Corisco em Senges Paraná
A Cachoeira do Corisco fica localizada na divisa entre São Paulo e Paraná, na cidade de Sengés e possui uma das mais belas vistas dessa lista. Ela fica dentro da RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) do Vale do Corisco e é possível avistar a cachoeira de 106 metros escorrendo pelos cânions de um mirante instalado na propriedade. Infelizmente, não é possível chegar a sua parte baixa
Altura da Cachoeira do Corisco: 106 metros
Como chegar na Cachoeira do Corisco: Acesso pela SP-258 (sentido Paraná), 15 km (12 km de terra)
Distância de Curitiba: 295 km
6. Cachoeira do Chicão II – Faxinal - PR
Cachoeira Chicao II em Faxinal Paraná
A cidade de Faxinal, conhecida como a Capital do Tomate, é um local que impressiona pelas suas mais de 80 cachoeiras. Uma das mais conhecidas da região é a Cachoeira do Chicão II, pelo fato de ser a porta de entrada para a trilha do Canyon Cruzeiro. Além disso, a 200 metros fica localizada a Cachoeira Chicão I, onde as pessoas banham-se no poço. 
Altura da Cachoeira do Chicão II: 46 metros
Como chegar na Cachoeira do Chicão II: O acesso é feito por estrada cascalhada sentido Bufadeira do Cruzeiro, num percurso de 5 km.
Distância de Curitiba: 334 km
7. Cachoeira da Fonte – Faxinal - PR
Cachoeira da Fonte em Faxinal Paraná
A Cachoeira da Fonte também é muito conhecida na região de Faxinal. Um fato interessante sobre ela é que uma das nascentes fica dentro de uma igreja próxima. Por esse motivo, existe um misticismo em torno dela, pois dizem que as suas águas possuem o poder de curas milagrosas.
Altura da Cachoeira da Fonte: 62 metros
Como chegar na Cachoeira da Fonte: A cachoeira fica localizada no Hotel Fazenda Cachoeira da Fonte,  no Bairro Bufadeira da Fonte, fica à 10 km do centro. É necessário pagar uma taxa de entrada
Distância de Curitiba: 334 km
8. Cachoeira do Panelão – Palmeiras - PR
Cachoeira do Panelão em Palmeiras Paraná
A cachoeira do Panelão é muito frequentada, chegaram a registrar 450 pessoas em um final de semana (agora esse número é limitado a 250 pessoas), pelo fato de estar bem próxima da capital Curitiba. O local possui uma estrutura completa para os visitantes com banheiro, restaurante e área de camping.
Esse local é recomendado para quem não quer ir tão longe da capital, mas quer aproveitar um bom banho de cachoeira. Uma das coisas mais divertidas é que nela as pessoas pulam das pedras a uma altura de até 13 metros para mergulhar no seu poção.
Altura da Cachoeira do Panelão: 10 metros
Como chegar na Cachoeira do Panelão: A Cachoeira do Panelão fica numa fazenda localizada à esquerda da BR 277 sentido Palmeira-PR, a 100 metros do acesso para a colônia Witmarsum. É cobrada uma taxa para entrar.
Distância de Curitiba: 77 km
 9. Cachoeira Salto da Fortuna – Morretes - PR
Cachoeira Salto da Fortuna em Morretes Paraná
A cachoeira Salto da Fortuna é recomendada para aqueles que querem juntar história com um belo banho de cachoeira. Durante a trilha até o Salto da Fortuna, você irá passar por um alambique, uma capela histórica e um trecho do primeiro caminho Colonial que ligava o litoral ao planalto curitibano. No fim dessa caminhada, irá se deparar com essa queda de quase 50 metros e uma bela piscina natural.
Altura da Cachoeira Salto da Fortuna: 50 metros
Como chegar na Cachoeira Salto da Fortuna: A cachoeira fica localizada dentro do Parque Estadual do Pau-Oco, no final da estrada Anhaia. Para chegar nela é necessário percorrer uma trilha leve de uma hora e meia
Distância de Curitiba: 70 km
10. Cataratas do Iguaçu – Foz do Iguaçu - PR
Cataratas do Iguaçu em Foz do Iguaçu Paraná
Para fechar a lista com chave de ouro, deixamos as Cataratas do Iguaçu. O sistema é formado por 275 cachoeiras ao longo de 2,7 km do rio Iguaçu, com quedas que variam de 64 a 82 metros de altura. Uma boa pedida quando for visitar o Parque Nacional do Iguaçu é também visitar o lado argentino, onde fica a Garganta do Diabo, um lugar que vale a pena conhecer por ter um ângulo de visão das cataratas diferente do lado brasileiro.
Altura das Cataratas do Iguaçu: 82 metros
Como chegar nas Cataratas do Iguaçu: As Cataratas ficam no Parque Nacional do Iguaçu, à cerca de 20 minutos do centro.
Distância de Curitiba: 643 km

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.