domingo, 9 de junho de 2013

Suspensão Corporal


O hábito, ou ritual, de ser suspendido por meio de ganchos atravessados na pele tem crescido e hoje tem grande número de adeptos no Brasil. Para esclarecer dúvidas e saber mais sobre asuspensão, segue um guia completo da suspensão:

História da Suspensão


Historicamente, a suspensão começou tendo diversos usos, ritos de passagem, rituais de cura, rituais de penitência, rituais de devoção a divindades e como meio de obter visões deixando o corpo em comunicação com o mundo espiritual. A suspensão foi muito usada para testar a resistência da mente e do corpo, ou mesmo para assustar as pessoas. Tribos nativas americanas e diferentes seitas hindus também utilizaram a suspensão como ritual. Graças a artistas como Stelarc e grupos de suspensão como TSD , as suspensões estão sendo cada vez mais usadas como arte de performance e até mesmo para entretenimento.

Como se preparar para uma suspensão


O preparo para uma suspensão é baseado em preparo psicológico. Sempre se pergunte diversas vezes se você realmente deseja passar pela experiência de uma suspensão e busque saber como foi a suspensão para outras pessoas, o que elas sentiram e o que elas acharam a respeito da experiência. Somente quando não sentir mais medo nenhum quanto à suspensãovocê deve fazê-la, sempre procurando um profissional conceituado. Recomendo que somente pessoas que tem conhecimento dos seus limites com a dor façam uma suspensão. Tenha sempre certeza das suas motivações para fazer uma suspensão e busque separar seu corpo da sua mente pois, independente da arte e do ritual, a suspensão ainda é um trauma para o corpo.

Como é a experiência de uma suspensão


Fisicamente, uma suspensão representa uma sensação de ardor, de pele esticando e dor de uma só vez mas para a maioria das pessoas este aspecto físico “sintoniza” muito rapidamente.
Psicologicamente, a suspensão representa basicamente sensações de euforia e liberdade. Há ambos pontos em uma suspensão, de um lado há pessoas que entram em um estado de transe, sem dor alguma. Em outros casos, há pessoas que sentiram dor extrema, náuseas e ataques de pânico durante uma suspensão. Em geral, a maioria das pessoas entra em um estado de choque induzido e desorientação enriquecida com momentos de dor e euforia. Em termos leigos, o ato da suspensão faz com que o corpo/mente entrem em um estado de choque ao ser fisicamente posicionado e contido em um estado flutuante.
Muitas pessoas se sentem intensamente em paz durante uma suspensão, uma experiência de completa rendição. Elas entram em um estado de hiper-consciência e profunda confiança em si mesmos e no universo. Quase todos concordam que os ganchos são dolorosos, mas algumas pessoas acham a sensação de tensão na pele comovente e inspiradora.
Para algumas pessoas, a experiência é muito mais fácil, pois eles só querem experimentar, e quando o fazem, não obtém a liberação emocional e apenas sorriem enquanto desfrutam da sensação de voo e liberdade.

Como é feita uma suspensão


Os ganchos usados para uma suspensão são os mesmos ganchos para pesca em alto mar, mas com as farpas removidas. Os ganchos de suspensão não são usados para perfurar a pele e passam por furos feitos na pele por meio de agulhas americanas ou catéters cirúrgicos comuns, algumas vezes alargados com pinhos de extensão (pinos para colocação de alargadores) de baixo calibre. A colocação exata dos piercings e ganchos determina o tipo de suspensão que está sendo executada. O número de ganchos instalados geralmente depende do peso da pessoa e seu nível de experiência. Os ganchos, em seguida, são equipados com cordas ou correntes e ligados a uma plataforma de suspensão de tal maneira que o peso seja distribuído igualmente em cada gancho. A pessoa é então içada do chão. A duração da suspensão é determinada pela experiência/desejos de quem está sendo suspenso mas pode durar de alguns minutos a várias horas. 

Cura de uma suspensão


Os ganchos da suspensão normalmente saem rapidamente, a menos que possam ter machucado de alguma forma. O sangue seco é limpo em torno das perfurações, mesmo que algumas pessoas não sintam a remoção dos ganchos mesmo com crostas de sangue. Uma massagem é feita para tirar o ar que está embaixo da pele, embora algumas pessoas preferem deixar o ar e apenas limpar as perfurações da suspensão e para depois cobrir com uma bandagem esterilizada. Após cerca de 24 horas, as perfurações já formam uma casca e com uma rotina normal de limpeza e higiene a cura da suspensão acontece sem complicações.

Problemas de saúde a longo prazo causados por uma suspensão


Há pessoas que relatam não conseguirem a sensação esperada por uma suspensão e ainda se tornarem viciadas em suspensões. A suspensão pode ser uma experiência de mudança de vida em que o indivíduo alcançará um feito que, para muitos, pode parecer impossível. Então, a pessoa pode novamente ser suspensa por ganchos na pele.
A suspensão é uma experiência extraordinário, e uma vez que você está de volta ao chão, você estará alto com a experiência. Isso pode durar de um ou dois dias a uma semana, mas em algummomento, uma queda vem, e é inevitável que isso aconteça. Para muitos, um despertar pode ter ocorrido e quando você desce da subida inicial, você pode estar fora de sincronia com a realidade que foi aberta com a suspensão contra a realidade de que todos nós compartilhamos. Não há graves perigos depois de uma suspensão, quando realizadas nas configurações corretas, e se você se sentir muito mal depois da suspensão, seria sábio para compartilhar seus sentimentos com outras pessoas com experiência em suspensão.
Finalmente, deve ser notado que, devido à complexidade e à tarefa um pouco esmagadora de interpretar a experiência de uma suspensão, você não pode sentir o efeito espiritual ou psicológica até semanas depois, quando ela bate em você é como uma tonelada de tijolos. 

Riscos da Suspensão


Morte
Choque extremo
Convulsões
Tontura
Dor
Hemorragia
Perda de consciência
Náuseas
Vómitos
Cicatriz
Entorpecimento

Pessoas que sofrem de pressão alta (ou baixa), doenças cardíacas, diabetes, epilepsia, deficiência imunológica, hepatite , problemas de coagulação sanguínea e indivíduos que sofreram múltiplos estados de choque extremo devem procurar o aconselhamento do seu médico antes de uma suspensão. Se você tem algum problema de saúde, é essencial que as pessoas ajudando você estejam totalmente ciente dele. Se você estiver se aproximando de uma equipe de suspensão para ajudar você a suspender, você deve informá-los totalmente de sua saúde.
Trabalhar em um ambiente onde a temperatura pode ser controlada, com bastante suco e água, bem como pessoal médico treinado na equipe vai reduzir muito as chances de choque (e reduzir o risco se não acontecer).

Tipos de suspensão
Alguns dos tipos mais comuns de suspensão
Suspensão Suicide – 
O Tipo mais comum de suspensão, feita por meio de dois ganchos verticalmente nas costas;

Suspensão Crucifix – 
Semelhante à suspensão suicide mas com ganchos dispostos nos braços;

Suspensão O-Kee-Pa – 
Suspensão vertical por meio de ganchos no peito;

Suspensão Superman 
Suspensão horizontal feita com o rosto para baixo por meio de ganchos ao longo das costas e pernas;

Suspensão Coma 
Suspensão horizontal com a face para cima, com ganchos ao longo do torso e pernas;

Suspensão Lótus 
Suspensão feita na posição de Lótus;

Suspensão Resurrection 
 Suspensão feita com ganchos no tronco com o rosto para cima;

Suspensão Knee 
Suspensão vertical feita com ganchos nos joelhos (nesta suspensão, a pessoa fica de cabeça para baixo);

Suspensão Elbow 
 Suspensão vertical feita com ganchos nos cotovelos;

Suspensão Calf 
 Suspensão vertical por meio de ganchos nas panturrilhas;

Considerações finais sobre a suspensão corporal

A suspensão corporal é uma das práticas rituais mais intrigantes que existem no mundo moderno e considero altamente recomendável por se tratar de uma terapia para os adeptos e também de uma forma natural e segura de atingir um estado de êxtase total.

Indicações cinematográficas que apresentam experiências com suspensão corporal:

- Um Homem Chamado Cavalo: Este filme contém cenas do ritual de suspensão chamado "O-Kee-Pa".


- A Cela: Este filme contém cenas de uma suspensão "superman" sendo feito por anéis permanentemente perfurados.



- Coma: Este filme contém imagens de pessoas sendo suspensas em uma forma semelhante ao coma, dando o estilo de seu nome.

-Mórbido Silêncio: filme com  Dee Snider vocalista do Twisted Sister, protagonista do filme, e a trilha sonora é ótima, Megadeath, Marilyn Manson, Twisted Sister entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.