sábado, 17 de março de 2012

Urbain Grandier


 

Urbain Grandier (1590 em Bouère , Mayenne - 18 de agosto de 1634 em Loudun ) foi um francês católico padre que foi queimado na fogueira após ser condenado por bruxaria , após os acontecimentos dos chamados " Pertences Loudun ". As circunstâncias do julgamento Pai Grandier e execução têm atraído a atenção de escritores Alexandre Dumas, père e Aldous Huxley , bem como historiador Jules Michelet e vários estudiosos da feitiçaria européia . A maioria dos comentaristas modernos concluíram que Grandier foi vítima de uma perseguição politicamente motivada liderada pelo poderoso cardeal Richelieu . 

Vida

Grandier serviu como sacerdote na igreja de Sainte Croix em Loudun , na Diocese de Poitiers . Ignorando seu voto de celibato , ele é conhecido por ter tido relações sexuais com várias mulheres e ter adquirido uma reputação como um sedutor. Em 1632, um grupo de freiras do local Ursuline convento acusaram de ter iludido, enviando o demônioAsmodai , entre outros, para cometer atos malignos e insolente com eles. Comentaristas modernos sobre o caso, como o autor Aldous Huxley , têm argumentado que as acusações começaram após Grandier recusou-se a tornar-se o diretor espiritual do convento, sem saber que a madre superiora, a Irmã Jeanne dos Anjos, tornou-se obcecada por ele, tendo viu de longe e ouviu falar de suas proezas sexuais. Segundo Huxley, Irmã Jeanne, enfurecido por sua rejeição, em vez convidou Canon Mignon, um inimigo de Grandier, para se tornar o diretor. Jeanne, em seguida, acusado Grandier de usar magia negra para seduzi-la. As outras freiras gradualmente começou a fazer acusações semelhantes. Grandier foi preso, interrogado e julgado por um tribunal eclesiástico, que o absolveu.
Grandier, no entanto, ganhou a inimizade do poderoso cardeal Richelieu , o ministro-chefe da França , depois de um ataque verbal pública contra ele. Grandier também tinha escrito e publicado críticas mordazes de Richelieu. Richelieu ordenou um novo julgamento, conduzido pelo seu enviado especial Jean de Laubardemont, um parente da Madre Superiora do convento de Loudun. Grandier foi preso novamente em Angers e a possibilidade de apelar para o Parlamento de Paris foi negado a ele. Interrogado pela segunda vez, as freiras (incluindo a madre superiora) não renovou suas acusações, mas isso não afetou o resultado do julgamento predeterminado. Depois de torturar Grandier Pai, os juízes (clérigos Lactance, Laubardemont, Surin e Tranquille) apresentou documentos supostamente assinados por Grandier e vários demônios como prova de que ele tinha feito um pacto diabólico . Não se sabe se Grandier escreveu ou assinou os pactos sob coação, ou se eles foram totalmente forjados.
Grandier foi considerado culpado e sentenciado à morte. Os juízes que condenaram Grandier ordenou que ele fosse posto à " questão extraordinário ", uma forma de tortura que era normalmente, mas não imediatamente, fatal, e foi, portanto, apenas administrado a vítimas que estavam a ser executado imediatamente depois.Apesar de tortura, nunca Grandier confessou à bruxaria. Ele foi queimado vivo na fogueira.
Existem muitas teorias sobre a causa dos Loudun "posses". Uma das explicações mais prováveis ​​é que o caso todo era uma farsa orquestrada por Richelieu.Huxley em seu livro Os Demônios de Loudun (1952) e na versão do filme Ken Russell do livro de Huxley (1971) alegou que as acusações iniciais contra Grandier pelas freiras do convento de Loudun faziam parte de um caso de histeria coletiva .

 

Pacto Diabólico

Pacto em Backwards Latina
 
Um dos documentos apresentados como prova durante o julgamento de segunda Grandier é um pacto diabólico escrito em latim e, aparentemente, assinado por Grandier. Outra, que parece ilegível, está escrito para trás, em latim com abreviação dos escribas , e desde então tem sido publicado e traduzido em uma série de livros sobre bruxaria.Este documento também traz muitos símbolos estranhos, e foi "assinado" por vários demônios, com os respectivos selos , bem como por Satanás . se [ carece de fontes? ] decifrado e traduzido para o Inglês, lê-se:

Nós, o influente Lúcifer , o jovem Satanás , Belzebu , Leviatã , eli, 
e Astaroth , juntamente com outros, hoje aceitou o pacto de aliança 
de Urbain Grandier, que é nosso. E ele fazer que prometemos 
. o amor das mulheres, a flor das virgens, o respeito dos monarcas, honras, prazeres e poderes 
Ele irá se prostituir durante três dias, a farra vai ser caro para ele. Ele oferece-nos uma vez no ano um selo de sangue, sob os pés, ele vai atropelar as coisas sagradas da igreja e ele vai perguntar-nos muitas perguntas; com este pacto que ele vai viver vinte anos felizes na terra dos homens, e mais tarde se juntar a nós a pecar contra Deus. 
Encadernado em inferno, no concelho de demônios. 
Lúcifer Belzebu Satanás 
Astaroth Leviathan eli 
Os selos colocou o Diabo , o mestre, e os demônios, príncipes da. senhor Baalberith , escritor.

Representações artísticas

Grandier ensaios eram objecto de dois tratamentos de Alexandre Dumas, : uma entrada em quatro volumes de suas célebres Crimes (1840) e uma peça, Urbain Grandier (1850). O historiador francês Jules Michelet discutido Grandier em um capítulo de La Sorcière (1862). O mesmo assunto foi revisitado cerca de um século mais tarde, no ensaio do livro-comprimento, Os Demônios de Loudun , por Aldous Huxley , publicado em 1952. Livro de Huxley foi adaptado para os palcos em 1961 por John Whiting (encomendado pela Royal Shakespeare Company ). A peça foi adaptada para a tela de cinema por Ken Russell em 1971 (como Os Demônios ). O romance também foi adaptado para os palcos de ópera em 1969 por Krzysztof Penderecki (como Die Teufel von Loudun ). Foi também uma inspiração para Matka Joanna od Aniołów ( Mãe Joana dos Anjos ) - um filme de Jerzy Kawalerowicz .


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.