segunda-feira, 5 de março de 2012

TIPOS DE BODY MODIFICATION



É toda e qualquer modificação feita no corpo, sendo irreversível ou não, realizada por uma razão não-médica. Normalmente, é feita por motivos estéticos, culturais ou espirituais. A maioria das modificações é considerada uma arte, pois os adeptos da Body Modification acham que essas transformações os tornam mais bonitos com um estilo próprio. Os profissionais que realizam a Body Modification são chamados de Body Moder.

Há vários de tipos de transformações corporais, entre elas se destacam sete: 

1) Branding 


Branding é o processo que consiste em pressionar um ponto quente, um pedaço de metal com a forma particular, para a carne de modo que faz uma queimadura grave e, em seguida, uma cicatriz permanente.
A origem da marca é dued ao hábito antigo de marcação dos animais e escravos para demonstrar sua submissão ou ser propriedade de alguém durante a Idade Egiptians e romanos.
Em outros países, como França e Inglaterra, a marca foi utilizada para marcação hereges e os criminosos até o final do século XVIII.
Marca foi então recuperado nos Estados Unidos durante o século XX por irmandades universitários, especialmente aquelas com predominância negra, para mostrar a que pertence a eles. Ainda agora campeões do esporte, como Michael Jordan e Smith Emmith têm a letra grega das irmandades indelebly marcados em sua pele.
Nos últimos anos, no entanto, a marca tem sido utilizado de forma ornamental, mas mesmo na Holanda libertino esta prática ainda é proibido. Devido a essa marca ainda não é amplamente difundido, mas certamente a crescer.




2) Escarificação 


Em os EUA, a escarificação surgiu em San Francisco, como parte de um movimento de modificação corporal-novo em meados da década de 1980."Ele foi originalmente abraçada por subculturas gays e lésbicas", disse Victoria Pitts, professor de sociologia na Universidade de Nova York.



Ao longo dos últimos oito anos, Pitts disse: "escarificação tornou-se muito difundido no os EUA, Austrália e em toda a Europa, de Londres a Praga". A escarificação é feita ou pelo corte repetidamente com um bisturi, usando uma ferramenta de cauterização, ou por 'branding greve', que é muito parecido com a marca de gado. Após a limpeza da área e stencil sobre o projeto, o artista começa a cortar ou queimar a pele até alcançar a profundidade e largura direita. "Pode levar 15 minutos, mas também tenho feito peças que levou oito horas durante dois dias.", Disse Ryan Ouellette, um artista de modificação corporal.
Existem várias razões para a crescente popularidade da escarificação. Pitts sente que está em parte devido a uma nostalgia de um tipo diferente de sociedade.




"Culturas consumistas industriais estão cada vez mais interessado no que eles podem chamar sociedades primitivas.", Disse. "Isso não é totalmente new.The idéia romântica das etnias exóticas remonta aos tempos coloniais", disse ela. "Alguém preso no trânsito de Los Angeles, usando uma tatuagem tribal, tem uma nostalgia cultural para algo que imaginamos que nós perdemos." Pitts disse. "O problema é que nós estamos levando isso a nós mesmos para representar toda uma gama de culturas indígenas de forma que não pode concordar com -. Ou pode violar ritual espiritual sagrado" Alguns escarificar apenas para ser diferente. "A tatuagem se tornou velho chapéu." Hemingson disse. "Se você quer estar na vanguarda - e quer se diferenciar -. Você pode fazer a divisão da língua ou escarificação" Pitts argumenta que a modificação do corpo não é realmente tão estranho dentro de uma cultura onde a identidade é muitas vezes expressa através da aparência - que, em sociedade em geral inclui o consumo de moda, cirurgia plástica e botox.


3) Bifurcação da língua (Tong Split) 


A BIFURCAÇÃO DA LÍNGUA é uma forma de modificação corporal feita através de uma intervenção cirúrgica. Não é seguro - e nem permitido - que qualquer profissional da modificação corporal, por mais experiente e confiável que seja, faça esse serviço.
É uma técnica que consiste em dividir a língua em duas partes mais ou menos até a metade da sua extensão, para que se pareça com a língua de uma cobra. Após um certo tempo, a pessoa consegue movimentar as duas partes de forma independente.
Pesquisando na Internet, encontrei uma resolução do Governo do Paraná e da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA), de 2007, que proíbe estabelecimentos de Tatuagem, Colocação de Piercing eCongêneres executarem essas modalidades:

6-Das Proibições 

6.3. Realizar procedimentos e atividades que exijam habilitaçãoprofissional regulamentada.
6.4. Realizar modificações corporais que caracterizem procedimento cirúrgico (tais como: tunelização, bifurcação de língua, implantes, entre outros). 
Mas quem quer bifurcar a língua encontra um probleminha: cirurgiões plásticos dificilmente fazem esse tipo de procedimento, porque os riscos são grandes: perda de sangue excessiva, dano nos nervos e glândulas da língua, pode prejudicar a fala e até levar à morte. Por isso, muitos adeptos aderem ao clássico "faça você mesmo", e então, devido à falta de conhecimento, prática, higiene e talvez até bom senso, os riscos saltam para uma margem estratosférica. Nesses casos, ou a pessoa corta a própria língua com um bisturi ou, se ela tiver um piercing na língua, amarra um fio de nylon entre o piercing e a ponta da língua o mais forte que puder, e vai apertando o fio a cada dia que passa e, então, a língua rasga gradativamente - o que causa muito mais dor e demora muito mais tempo, além de ser muito mais arriscado. 

A Bifurcação de Língua é uma prática antiga. Ela é mencionada em alguns registros antigos indianos como uma prática da Yoga. A pessoa tinha a sua língua cortada e lavada com uma mistura de leite, cinzas e manteiga clarificada, além de a
longada. As duas metades da língua eram dispostas de tal maneira que bloqueavam as vias respiratórias. A pessoa deveria ficar nessas condições por diversos dias em estado semi-consciente.
No Ocidente, a primeira prática da bifurcação aconteceu em 1997 e está ligada àquelas pessoas que querem caraterizar seus corpos como os de animais. Em 2003 estimava-se que cerca de 2000 pessoas tinham suas línguas bifurcadas no Hemisfério Ocidental.
Hoje, as pessoas bifurcam suas línguas por questões de vaidade, indepenência sobre o próprio corpo, atração pela dor e para ter um "acessório sexual" a mais. Acessório sexual?! Ora... pensem um pouco. 
Em uma classificação de dor - e confesso que não sei quem faz esse tipo de classificação, pois cada um suporta uma carga diferente de dor- a bifurcação da língua está na categoria "extrema" e a maioria de seus adeptos são homens. Outras modificações extremas são a suspensão e o branding ("tatuagem" que é marcada na pele com ferro quente). 

4) Pocketing



Pocketing é muitas vezes descrita como uma "anti-perfuração." Na perfuração, o meio da jóias é sob a pele e as extremidades são expostos. No pocketing, as extremidades da jóias são sob a pele, e do meio é exposta. Small "bolsos" segurar a jóia no lugar.
A jóia é, geralmente, apenas um bar personalizado curvo com extremidades arredondadas (sem contas, apenas uma suave finais). É extremamente importante que a jóias ser perfeitamente encaixada para a pele. Outras pessoas têm sugerido que inversas barras de superfície pode ser mais apropriado, mas o modelo básico é o mesmo.
Quase todos os piercings bolso rejeitam e têm uma taxa de rejeição semelhante aos tradicionais piercings de superfície . A colocação é extremamente importante.Dependendo da forma como a pele se move, a jóia Pocketing poderia realmente cair fora ou esticam de forma incorreta.



5) Implantes subcutâneos 


História dos Implantes

A técnica foi inventada na década de 90, e a primeira pessoa a colocar um implante subcutâneo foi Steve Haworth, cidadão dos Estados Unidos.
O implante foi feito no pulso, com a intenção de colocar uma pulseira “permanente” em formato de bolinhas.
Esse tipo de implante pode ser feito em qualquer lugar do corpo, menos nas articulações. O problema é que o corpo pode rejeitar o implante e o resultado é uma reação alérgica ou até uma infecção.


Implantes

O tempo de recuperação varia de acordo com o tipo de implante que é realizado: os magnéticos levam cerca de quinze dias, e os subcutâneos 20 dias. Os implantes transdermais são os que demandam mais tempo de recuperação, levando de seis meses até um ano para que a pessoa se recupere completamente.

Como o Implante é Realizado

A colocação desses implantes precisa ser feita com cuidado e por profissionais experientes, pois é basicamente necessário descolar uma parte da pele, colocar um objeto no corpo e depois fechar tudo novamente – ou seja, oferece muitos riscos a quem se submete ao processo.
As peças que são implantadas são confeccionadas com silicone, imãs com pouco magnetismo (porém revestidas de silicone) e PTFE (sigla do politetrafluoretileno), material utilizado em próteses.
Os implantes podem ser subcutâneos, transdermais ou 3D – depende da preferência da pessoa que quer se enfeitar com eles.
Antes de começar o procedimento a pessoa recebe um anestésico tópico na parte do corpo que receberá o implante.
Depois disso o procedimento pode começar: o profissional marca a pele no local onde o implante será colocado e faz uma incisão no local marcado, usando uma lâmina de corte.


Com o auxílio de uma espátula o profissional descola a pele e a camada de gordura, separando-os do músculo. O espaço aberto recebe a peça escolhida pela pessoa – o encaixe é feito entre a camada de gordura e o músculo.
O local onde as peças são encaixadas é fechado com uma sutura, e sobre o local do implante são colocados fitas para ajudar a fixar a peça no local escolhido. Essas fitas só são retiradas depois de vinte dias.
Se um dia a pessoa desejar retirar o implante, e necessário repetir o procedimento de cortar a pele, descolar a camada de gordura do músculo, retirar as peças e tornar a fazer os curativos e esperar o tempo de recuperação.



6) Surface 


Surface piercing, ou piercing de superfície são uma evolução das perfurações tradicionais, possibilitando a aplicação de jóias em diversos locais que antes apresentavam um grande índice de rejeição, inclusive superfícies mais planas (meio do peito, abaixo do umbigo, nuca, etc...)
Nesta técnica a perfuração é feita com uma jóia onde as extremidades tem um ângulo de 90 graus (semelhante a um grampo invertido) , o que possibilita uma melhor adaptação da mesma ao corpo, pois dessa maneira ela exerce menor pressão na área perfurada.


A anatomia do local também influencia bastante na escolha do modelo e principalmente na medida das jóias (comprimento e espessura) . Por exemplo: em surfaces faciais normalmente se utiliza jóias com 1,2mm de espessura. Já em outros locais, se utiliza a espessura de 1,6mm ou maiores. Outro fator que influência bastante no sucesso de uma perfuração de superfície é quando o local apresenta uma camada de gordura maior, pois isso acomodará melhor a jóia evitando que ela exerça muita pressão sobre a pele, o que pode acabar degenerando o tecido acima da jóia e expulsando a mesma .



Existem diversos materiais que podem ser utilizados na confecção das jóias para surfaces, mais em minha opinião o mais aconselhável é o PTFE, que é um teflon de baixíssimo coeficiente de atrito e completamente biocompatível, não reagindo a praticamente nenhuma substância, seja ela química ou até mesmo fluídos orgânicos.
Outra vantagem da utilização de hastes de PTFE para confecção das jóias é que por não ser um metal (e sim um polímero), ele possui certa flexibilidade, o que facilita a acomodação da jóia.
A perfuração pode ser feita de diferentes maneiras, todas free-hand (sem uso de pinças). A mais utilizada (e também mais simples) é feita utilizando cateteres intravenosos (Abocath) ou agulhas americanas (foto 2). A desvantagem desse método é que a perfuração, tanto de entrada como de saída, fica com um ângulo menor que os 90 graus encontrados nas jóias, o que pode dificultar um pouco a acomodação da jóia, principalmente em regiões mais planas.
Outras técnicas – que na minha opinião são as mais adequadas – são as chamadas “punch-and-taper” ou “scalp-and-taper” . Essas técnicas consistem em abrir um orifício em ambas as extremidades da perfuração, utilizando um dermal punch ou um scalp. Após isso, a região por onde passará a jóia é descolada com o auxílio de um pino, de uma extremidade a outra, para na seqüência ser introduzida a jóia. Desta maneira, a perfuração fica com a mesma angulação da jóia, o que vai acomodá-la melhor e consecutivamente exercerá menor pressão na pele.Vale acrescentar ainda que não é aconselhável a utilização de esferas de aço de diâmetros muito grandes, pois o peso das mesmas pode acabar contribuindo para uma possível rejeição da perfuração em determinados locais. Se possível, o ideal é utilizar sempre esferas de titânio ou PTFE, e caso utilize esferas de aço, é aconselhável que elas sejam menores, pois serão também mais leves.

7) Implante transdermal 


Implantes transdérmicos são uma forma de modificação do corpo usado tanto em um médico e estético contexto. Em qualquer caso, eles consistem de um objecto colocado parcialmente abaixo e parcialmente sobre a pele, assim trans dermal. A pele em torno dele geralmente cura como se fosse uma perfuração .
Clinicamente, os implantes transdérmicos é utilizado para criar "portas". Um exemplo disto é um implante transdérmico que é feito no umbigo e é essencialmente um tubo com uma válvula em que conduz para o intestino, o que é feito em pacientes que são incapazes de ingerir alimentos normalmente.
Na comunidade de perfuração do corpo, esses tipos de modificação são geralmente chamados bastante "pesado" devido à complexidade do procedimento e as implicações sociais. Dois tipos de implantes podem ser usados.


Quando o procedimento é realizado utilizando um implante de pós-like, é feita uma incisão de uma pequena distância a partir do local. A pele é então levantada e do implante é feito passar através. Em seguida, um furo é aberto no local para que ela passe através de, e é movido de modo a que a parte de cima enche o orifício. Os implantes utilizados para isso são geralmente pequenas e não texturizado, de qualquer forma, exceto arredondamento.
Se um implante mais gráfico é desejado, é geralmente feito em duas partes. Primeiro, a base é inserida da mesma forma uma parte de um único seria, excepto que o implante de base é roscada. Tanto pode ficar fora como um parafuso, ou seja para dentro como uma porca. Quando isto é feito, a metade superior é aparafusada. Este tipo é normalmente feito para picos e / ou chifres.
Em qualquer caso, a parte do implante, que passa sob a pele em geral é um tanto grande e tem furos. A pele vai crescer dentro deles, tornando-o mais permanente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.