segunda-feira, 12 de março de 2012

BODY MODIFICATION E SEUS ADEPTOS


Significado 

Alteração Corporal, é qualquer alteração deliberada, ou semi-alteração do corpo permanentemente por razões não-médicas, como por exemplo: razões espirituais, estéticas, tribais, sociais etc…
Actualmente esta prática (por vezes extrema) está constantemente a nossa volta no nosso dia-a-dia, desde o mandamento da circuncisão na religião judaica, orelhas furadas, a castigos corporais até mesmo ao extremo de cortar a língua numa atitude rebelde face a sociedade.

História da Prática

- Não se sabe bem quando ou onde é que esta prática surgiu, sabe-se precisa-la mais ou menos na época pré-histórica devido a recentes descobertas, mas acredita-se que não surgiu de um só lugar, mas sim de vários ao mesmo tempo já que várias culturas e tribos desenvolveram esta prática em todos os cantos do mundo e evoluíram-na.

Controvérsia

- Algumas das fontes de controvérsia provêem da tentativa deliberada de desfigurar e mutilar o corpo, conferindo artificialmente uma “beleza” (isto é subjectivo claro) que não é natural.
Modificações de corpo extremas são ocasionalmente vistas como o reflexo do estado mental da pessoa, podendo esta ter Dismorfobia (preocupação excessiva com algum defeito no corpo, por mais insignificante que seja; paranóia em atingir a perfeição e simetria) e outras doenças mentais semelhantes, ou um tremendo desejo de exibição.
As pessoas em geral, não estão preparadas para aceitar vários tipos de modificação, e grande parte da comunidade de indivíduos sujeitos a modificações extremas encontra-se isolado do resto da sociedade.
Cirurgias não licenciadas e executadas fora de um estabelecimento médico são altamente desencorajadas devido á sua perigosidade, e são consideradas ilegais na maior parte dos países e estados.
Desfiguração e mutilação são termos utilizados por opositores as modificações corporais para descrever certos tipos de modificações, em particular aquelas que não são com consenso. Estes termos são usados sem controvérsia para descrever as vitimas de tortura, que aguentaram as torturas de várias partes do corpo, também é utilizada para descrever modificações genitais , como a castração ou a circuncisão.

Modificações Corporais Tribais

- Estas são feitas maioritariamente por motivos religiosos, e remontam a rituais e tradições muito antigas.
A tribo birmanesa Kayan (mais conhecida pelas Mulher-girafas) , usam círculos de latão a volta do pescoço para este ir alongando, é um mito que se elas tirarem partem o pescoço, pois elas tiram os círculos regularmente para os limpar.


A tribo Mursi da Etiópia, cortam o lábio inferior de maneira a introduzirem um prato na abertura criada e ao longo do tempo vão aumentando o tamanho do prato até que o máximo de extensão permitida pelo lábio seja atingido.


Antigamente na china, era tradição que algumas mulheres fossem forçadas a comprimir o pé até um tamanho muito reduzido através de sapatos específicos para isso.

No Egipto e em culturas sul-americanas (Maias, Incas etc..) era utilizada um dispositivo posto na cabeça de um recém-nascido para alongar o crânio, quanto maior o comprimento do crânio maior era o respeito.
Em algumas culturas africanas e brasileiras, os dentes são limados até todos se assemelharem a caninos.
Em algumas partes da república dos camarões em África, os seios de uma rapariga adolescente são “passados a ferro” para diminuírem de tamanho, de modo a que sejam sexualmente menos bonitas para um homem, de maneira a evitar a violação ou o sexo antes do matrimónio, normalmente é feita pela mãe da rapariga usando desde pedras, bandas de seios, a objectos aquecidos.
Originalmente utilizada para marcar gado, a marcação por objecto aquecido também hoje em dia é feita em humanos, por motivos de camaradagem ou apenas estéticos, ou em alguns casos por fanatismo religioso
Em algumas tribos de África a vagina de raparigas adolescentes é cozida, para impedir o sexo antes do matrimónio, ou a violação, é um processo muito doloroso que acarreta muitas complicações a nível da saúde.
Na índia, o Kavadi é um ritual onde múltiplos piercing, agulhas, etc. são inseridos no corpo da pessoa de modo a provar e/ou fortificar a fé do próprio.


Cicatrização

- é uma práticas que remonta aos tempos pré-históricos, hoje em dia tanto pode ser por razões tribais ou por razões estéticas, em muitas tribos do mundo esta é usada desde rito de passagem, a transformar homem em animal etc..


Métodos

A cicatrização não é uma arte precisa, existem várias variáveis, como o tipo de pele, profundidade de corte, e como é que a ferida é tratada enquanto cicatriza o que torna o processo algo imprevisível.
O corpo cria a cicatriz, e não o artista, e é importante manter em mente que um método que funcione bem numa pessoa poderá não funcionar tão bem na próxima. Também é preciso ter em mente que as cicatrizes vão aumentando de tamanho á medida que vão cicatrizando por isso as cicatrizações são na sua maioria desenhos simples, pois detalhes muito pequenos podem facilmente ser “engolidos” no processo de cura.

Cicatrização a Quente.

Cicatrização a quente (ou marcação) é um tipo de cicatrização, é similar á usada para marcar gado. Existem vários tipo de cicatrização a quente entre elas marcação com um ferro quente, outra ínlcui aquecer um bisturi, outra inclui cicatrização por lazer e outra através do frio queima-se a pele.

O ato de Cortar

Este acto é muitas vezes confundido com auto-mutilação o que não é verdade já que este é usado em várias tribos como ritos de passagem, mas em qualquer caso existe sempre pessoas que o fazem por motivos não-cosméticos e sim por auto mutilação. Existem vários tipos de corte

Corte com Tinta

- Neste é efectuado o corte e depois é esfregado uma tinta a base de minerais ou de matéria vegetal para formar uma espécie de tatuagem ( ver tatuagens abaixo ).

Retirar a Pele

Neste além de se efectuar um corte, é efectuado um corte de maneira a retirar uma porção da pele , o que resulta numa cova da pele que mais tarde é preenchida pela cicatrização.

Inserção de Material 

- Neste é inserido material como barro ou cinza de maneira a que o corpo crie cistos enormes, no ocidente é normal usar cinza de cigarro ou cinza de parentes mortos.

Perigos para a Saúde

- Estes variam de irritações que leva a que a ferida demore muito tempo a cicatrizar ou cistos não previstos se for mal feito o corte. Infecções, mutilações e gangrena também podem acontecer se o processo for feito de maneira errada assim, a pessoa que efectua este procedimento deve ter um grande conhecimento da anatomia do corpo.


Não dá para entender e explicar o motivo de alguém fazer estas modificações ,mas para cada um deles há seu motivo. O fato é que essas pessoas normalmente gostam de sentir dores e tem uma imagem distorcida do que é beleza.
Sem me aprofundar no assunto, já que não sou especialista, listo algumas pessoas muito loucas e suas modificações corporais, conhecido por Body Modification, confira:


OUTROS ADEPTOS DO BODY MODIFICATIONS

Etienne Dumont - Living Art


Não há muito o que falar sobre umas das pessoas mais modificadas do mundo além de que Etienne Dumont conhecido também com Living Art (arte viva) é um conceituado crítico de arte e cultura do jornal francês Tribune de Genève. No ano em que comemorou seu aniversário de 60 anos ganhou de presente o ensaio de fotos que resultou na exposição Douze photographes em que doze renomados fotógrafos europeus o fotografaram em diversas poses e cenários.
Suas modificações são: Tauagens de estilos variados que vão dos pés à cabeça (inclusive nas palmas das mãos), Implantes subdermais na parte de cima da cabeça e nas mãos, Big Labret de mais ou menos 40mm, lóbulo esquerdo com um alargador de mais de 60mms e lóbulo direito com 40 mm aproximadamente.
Essa é mais uma prova de que não há idade pra se modificar – Ok, só não comecem muito jovens né gente – e mesmo alguém com mais de 60 anos como Etienne Dumont continua se modificando, parabéns pro tio.
Em uma das diversas entrevistas que fez, disse gostar de sua imagem exótica e que não tem família. Pudera.

Caim, o capeta colombiano


Um jovem colombiano resolveu querer parecer com o diabo. Segundo um dos colaboradores do site BMEZine, especializado em modificações corporais, a decisão foi tomada ano passado, quando ele declarou que gostaria de ter um olhar mais assustador, como o próprio diabo para homenagear o seu nome, Caim.
As mudanças começaram com aplicações de chifres de silicone tendo o apoio de um cirurgião plastico, especializado em rinoplastia, e de um modificador profissional. Caim teve as partes das suas narinas retiradas, e foi-lhe dado o tão sonhado aspecto "assustador" que ele buscava.
O rapaz simplesmente gasta sempre que pode o próprio dinheiro apara ficar parecido com o Diabo. Desde de 2007, Caim começou a realizar sessões e mais sessões de alterações corporais buscando alcançar a semelhança com o que ele imagina ser o demônio. Chifres, um nariz mais pontudo e uma moldura dos olhos que aparenta sempre raiva foi apenas algumas destas modificações.
E o objetivo  é cortar o pênis ao meio ,diz ser mais prazeroso.




Dennis Avner
O Catman 




Quando Dennis Avner nasceu, em 27 de agosto de 1958, ainda era fácil ver que ele pertencia à espécie humana.
Dennis é descendente de índios huron e lakota, da América do Norte. Seu nome indígena é Stalking Cat (“felino caçador”). Um dia, ele foi se aconselhar com um velho chefe huron, que teria dito: “Siga os caminhos do tigre”.
Dennis levou as palavras do sábio ao pé da letra e, com 23 anos de idade, iniciou sua fantástica metamorfose.
O ex-técnico de sonares da Marinha americana e programador de computadores celebra seus 50 anos bem perto de seu objetivo: ser um cruzamento perfeito entre homem e felino, incorporando o que cada um tem de melhor.
Um índio americano de 44 anos, que a partir dos 23 anos movido pelos costumes (segundo ele) das tribos onde cresceu, começou uma série de cirurgias plásticas para ficar um gato, literalmente. 
Gato tem medido esforços para cumprir sua obsessão. Ele está gradualmente alterando sua aparência através de cirurgia extrema e dolorosa. O velho de 44 anos cresceu em uma comunidade indígena composta de pessoas das tribos Huron e Lakota. Ele diz que sua crença em seus costumes levou-o a transformar-se em seu animal totem - um tigre.
imagem 
Mudando para um tigre

Embora ele começou a vida como Dennis Avner, ele agora passa seu gato Stalking Americana nome nativo, que ele encurta a gato. Na idade de 23 anos, ele começou a sua transformação, obtendo as primeiras listas de tigre-tatuagens em seu corpo.Ao longo dos anos ele se submeteu a uma operação para dar a si mesmo um lábio leporino felino e outra para dar a si mesmo um nariz arrebitado plana. Ele também pagou para colocar  implantes da testa, e teve suas orelhas alongadas. Todas as manhãs, o gato também corrige bigodes sintéticos para acessórios especiais que são perfuradas por meio de seu lábio.
 Ganha a vida consertando computadores para a comunidade local.
 
Nenhum anestésico

Ele agora viaja para Phoenix, Arizona para ter sua cirurgia realizada por modificação corporal artista Steve Hayward. Gato não pode ir sob a faca do cirurgião, porque é ilegal nos Estados Unidos por um profissional médico para alterar a aparência de alguém além do que a sociedade considera normal.Isto também significa que o gato tem de enfrentar a cirurgia sem levar nada para a dor. Em os EUA, apenas médicos qualificados estão autorizados a administrar anestesia.

Não terminou

"É algo que eu sempre quis fazer - algo que eu sempre tinha que fazer - mas encontrar alguém que poderia fazê-lo é uma questão completamente diferente", diz o gato de sua obsessão.Ele admite que ele não fique muito prazer a partir do processo de sua transformação, só que ele fica mais perto de seu objetivo. Gato diz que seu objetivo é tornar-se um cruzamento perfeito entre um gato e um humano, incorporando os melhores aspectos de ambos. Professor Kevin Gournay do Instituto de Psiquiatria diz que é possível que o gato poderia ter uma forma incomum de transtorno dismórfico corporal .

Kala Kawai 
O Capeta Havaiano


O capeta havaiano – O doido tem 67 piercings e 75 % do seu corpo tatuado. Todas suas modificações são feitas por ele mesmo em seu estúdio no Havaí. Têm rodelas nas orelhas, bolotas na cabeça e língua dividida. Detalhe, ele mesmo dividiu sua língua utilizando um fio dental.

Erik Sprague
O Homem Lagarto


Este é Erik Sprague, um americano de 36 anos. Em 1999 ele abandonou o doutorado em filosofia para se dedicar à carreira de artista performático em tempo integral. Erik se transformou no Lizardman – O Homem-Lagarto.
Ele calcula já ter passado 700 dolorosas horas nas mãos dos tatuadores.
Outras marcas registradas do Homem Lagarto são os chifres de teflon implantados sob a pele das sobrancelhas, a língua partida e os dentes lixados. Lizardman é casado e cria quatro ferrets.






Lucky Diamond

Tatuagens no livro Guinness dos Recordes. 


O neozelandês Lucky Diamond Rich entrou para o Livro dos Recordes como a pessoa mais tatuada do mundo.
Depois de centenas de tatoos feitas por artistas de várias partes do mundo, ele decidiu pintar o corpo todo de preto – incluindo lugares sensíveis, como as pálpebras, a pele entre os dedos e a genitália.
Agora ele está fazendo tatuagens brancas sobre o fundo preto. Lucky faz malabarismos com serra elétrica e engole espadas.

Elaine Davidson


Brasileira é recordista de piercings. 
A brasileira Elaine Davidson, que mora em Edimburgo, na Escócia, é a recordista mundial de piercings. Em maio de 2008, ela tinha nada menos que 5.920 deles espalhados pelo corpo.
Quando quebrou o recorde pela primeira vez, em maio de 2000, um representante do “Guinness, o Livro dos Recordes” constatou que ela tinha 462 piercinigs, sendo 192 no rosto.
Em agosto de 2001, ela foi examinada novamente: 720 piercings. Em 2005, o jornal “The Guardian” publicou que ela já tinha 3.950 peças. Hoje ela tem mais piercings na genitália do que em qualquer outra parte do corpo – 500, entre externos e internos. 

Pauly Unstoppable


Paulie, o indomável. 

Esse rapaz atende pelo nome de Pauly Unstoppable (“Pauly Sem Parada”). Ele é britânico e tem 23 anos. Em entrevista à revista Bizarre, ele afirma ter colocado os primeiros piercings (na orelha) aos 7 anos de idade.
Aos 11, começou a pôr peças cada vez maiores na orelha. Nessa época perfurou o nariz com uma agulha de costura. Depois, sem utilizar equipamentos de hospital, fez cortes no próprio pênis.
Mas Pauly sobreviveu a isso e a um atropelamento, três paradas cardíacas, tiros, quedas facadas, overdoses e uma tentativa de queima-lo vivo numa briga.

RICK GENEST -Esqueleto


O canadense 'Zombie Rick' quer virar um esqueleto humano. (Foto: Reprodução)
imagem 
Esse aqui o leitor do Planeta Bizarro já conhece. O canadense 'Zombie Rick' já gastou o equivalente a R$ 13 mil para se transformar, por meio de tatuagens, em um 'esqueleto vivo'.
Ele pretende reproduzir em seu próprio corpo a imagem de um cadáver em decomposição.
Segundo o 'zumbi' canadense, o trabalho de tatuagem está 50% completo.

MULHER VAMPIRA
Maria José Cristerna

 

Antes e Depois de Maria José Cristerna 

Maria José Cristerna mexicana de 35 anos mais conhecida como “mulher vampiro”. Em certo momento ela decidiu que seu corpo devia ser coberto com tatuagens, mas não se restringiu aos estúdios de amigos e decidiu abrir o seu próprio, onde trabalha como tatuadora profissional, já que não pode trabalhar na sua profissão de formação, advogada, devido a sua aparência.
Maria disse que se decidiu pela tatuagem, e logo em seguida pela modificação corporal, depois de sofrer violência doméstica, acrescentando:
 
- “Tatuagens são uma forma de liberação para mim”.
Ela conta que teve uma sólida educação e que sua família é profundamente católica:

- “Eu estudei em uma escola religiosa, me apaixonei, me casei de branco aos 17 anos e desejava ter uma boa carreira profissional. Eu queria fazer as coisas direitinho”.
Mas as agressões constantes e abusos em casa de seu marido desencadearam a sua reinvenção e assim decidiu-se por tatuar quase 100% de seu corpo.
Maria também adicionou vários piercings no rosto e implantes de titânio para criar “chifres” sob a pele em sua testa.
A mãe de quatro filhos fez também implantes dentários para criar “presas” para ter um aspecto de vampira, mas afirma viver uma “vida normal”. Maria disse:
- “Os chifres que eu tenho são um símbolo de força e foram implantados sem anestesia. Já as presas, coloquei porque amava vampiros quando era criança. A cor dos meus olhos  mudei para que realmente ficassem como queria que eles fossem”.
E sua transformação ainda não está completa, ela planeja colocar mais dois implantes de titânio à parte traseira de sua cabeça. Ela conclui:
- “Tatuagem foi a minha maneira de me tornar imortal, de realmente ser um vampiro e não morrer, deixando meu trabalho na pele de outras pessoas”.

Para quem quiser acompanhar a página pessoal dela no facebook 

Julia Gnuse


Julia Gnuse, também conhecida como a Illustrated Lady (dama ilustrada), nasceu com uma doença chamada porfiria que provoca roxidão em sua pele. No intuito de cobrir a roxidão ela começou fazer tatuagens sobre as áreas atingidas. Após 10 anos, seu corpo estava completamente coberto pelas tatuagens e detém o Recorde no Guinness Book, por ser a mulher mais tatuada do mundo.

Tom Leppard 

Tom Leppard considerado pelo Livro do Recordes como o homem mais tatuado do mundo, gastou cerca de £ 5500, para ter seu corpo igual a de um leopado. Ele vivia em uma pequena cabana na ilha de Skye na Escócia, e uma vez por semana, o ex-soldado viajava de canoa para comprar suprimentos e pegar sua pensão. Em 2008, mudou-se para uma pequena casa em Skye. “Estou ficando muito velho para esse tipo de vida”, disse ele.


Horace Ridler: O homem zebra


Horace Ridler foi um aristocrata Inglês que após retornar da Primeira Guerra Mundial nos anos Vinte de Londres, iniciou sua incrível transformação, tatuando da cabeça aos pés, listras pretas e brancas, ele se tornou o homem Zebra. À medida que os anos passavam Horace, se parecia mais e mais com uma zebra. Ele aproveitou para usar batom e unhas polonesas.
Apesar da minha aparência, “por baixo de tudo, sou apenas um homem comum”, disse ele pouco antes de sua morte em 1969.

Paul Lawrence: O quebra-cabeça


O Enigma , nascido Paul Lawrence , é um performer sideshow, ator e músico, que sofreu modificação do corpo extenso, incluindo implantes de chifre, orelha remodelação, múltiplos piercings corporais, e uma de corpo inteiro tatuagem quebra-cabeça. 
imagem 

Seu processo de tatuagem começou em 20 de dezembro de 1992, sob a agulha de "Katzen a Lady Tiger", tatuado si mesma, quem se casou mais tarde.
 Até o momento, O Enigma teve mais de duzentos tatuadores trabalhar com ele, com tantos como 23 em andamento ao mesmo tempo. 

KatzenTiger Lady: A mulher tigre


Katzen a mulher tigre como é chamada, tatuou seu corpo para se parecer com uma tigresa, e usa bigode e piercing no rosto. Na época que começou a transformação em corpo ela era casada, mais seu marido não gostou nada da novidade e pediu divorcio. Foi  casada com Paul Lawrence ( o Enigma )
 Atualmente ela trabalha numa loja de tatuagem, no Texas. 
Encontrar Katzen no Facebook ou ouvi-la rugido em seu blogue . Você também pode ver alguns de sua arte tatuagem aqui . 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.