domingo, 14 de agosto de 2011

Significado Indígena



São ligados à natureza, a terra e tudo que é proveniente dela, e ainda, ao mundo animal e aos poderes sobrenaturais que estes e alguns homens possuem.
São designados como povos aborígenes, autóctones, nativos, ou indígenas (sendo os indígenas nativos das Américas também chamados de vermelhos ou peles-vermelhas), aqueles que viviam numa área geográfica antes da sua colonização por outro povo ou que, após a colonização, não se identificam com o povo que os coloniza.
Contudo, é frequente associar o termo aborígene a um conjunto de povos, específico da Austrália.

Historiadores afirmam que antes da chegada dos europeus à América havia aproximadamente 100 milhões de índios no continente. Só em território brasileiro, esse número chegava 5 milhões de nativos, aproximadamente. Estes índios brasileiros estavam divididos em tribos, de acordo com o tronco linguístico ao qual pertenciam: tupi-guaranis (região do litoral), macro-jê ou tapuias ( região do Planalto Central ), Aruaques ( Amazônia ) e Caraíbas ( Amazônia ).
Os índios possuem uma maneira própria de organizar a vida. Entre eles tudo é dividido com o objetivo de fazer a aldeia funcionar em harmonia. A divisão de trabalho, por exemplo, segue basicamente critérios de idade, sexo e acumulo de conhecimento e cultura.
Cada nação indígena possuía crenças e rituais religiosos diferenciados. Porém, todas as tribos acreditavam nas forças da natureza e nos espíritos dos antepassados. Para estes deuses e espíritos, faziam rituais, cerimónias e festas. O contacto com o homem branco fez com que muitas tribos perdessem sua identidade cultural.
O cacique desempenha funções importantes dentro de uma tribo indígena. Ele é o responsável em aplicar as regras da tribo, definir punições, resolver conflitos, definir guerra e organizar a caça
O pajé é uma figura de extrema importância dentro das tribos indígenas do Brasil. Detentor de muitos conhecimentos e da história da tribo, ele é o indígena mais experiente. Ele é o responsável por passar adiante a cultura, história e tradições da tribo. O pajé também possui a função de curandeiro dentro da tribo, pois conhece diversos rituais e também o poder de cura de ervas e plantas.
Medicina Indígena
As práticas dos povos de tradição milenar foram divulgadas mundialmente como XAMANISMO, principalmente pelo historiador romeno naturalizado norte americano Mircea Eliade. Estas práticas de povos indígenas são a medicina da floresta e foram organizadas pelos praticantes do neoxamanismo como ferramentas terapêuticas capazes de reverter os impactos que a sociedade moderna produz na saúde.
Um dos principais impactos é o stress. Com a utilização de práticas naturais uma pessoa tem em suas mãos vários meios de buscar o equilíbrio em sua vida.
A medicina dos Xamãs envolve aspectos filosóficos, espirituais, artísticos e cênicos e é esta reunião que possibilita certos resultados positivos. Como suas práticas envolve a aplicação de elementos acabam praticando uma ciência natural, ou seja, aonde as leis da física, da química, da biologia funcionam.
O Xamã dedica sua vida na prática de conhecimentos que foram repetidamente utilizados por seus ancestrais e também traz uma capacidade impar de observação que o possibilita a compreender certos aspectos das leis naturais que para olhos inexperientes passariam despercebidos.
Tatuagem indígena, para aqueles que acreditam no poder e na força da natureza!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.