domingo, 10 de abril de 2016

MATA DE GIGANTES POR GILBERT H. GROSVENOR



EM UMA COSTA HAVAIANA DE MAUI,  AS FOLHAS DA PLANTA APE APE, TORNAM MINUSCULO UM HOMEM DE PÉ SOB A SUA SOMBRA.
"A FIGURA HUMANA PROPORCIONA UM PADRÃO PARA SE TER IDEIA DAS DIMENSÕES DESTA VEGETAÇÃO  ESTRANHA E BELA", DIZIA A LEGENDA DA FOTO PUBLICADA NA EDIÇÃO DE FEVEREIRO DE 1924, DA REVISTA NATIONAL GEOGRAPHIC.
AS PLANTAS CRESCEM NA VERTENTE DE UM VULCÃO EXTINTO. O HALEAKALA, EM UMA RAVINA QUE EXALA A FRAGRÂNCIA ÚMIDA E QUENTE DE UMA ESTUFA.  

Maui, 1924, Gilbert H. Grosvenor dwarfed by giant umbrella-like leaves of the 'ape 'ape plant.:


Gilbert Hovey Grosvenor (28 de outubro de 1875 - 4 de fevereiro de 1966), o pai do fotojornalismo , foi o primeiro editor em tempo integral da revista National Geographic(1899-1954). Grosvenor é creditado por ter construído a revista para a publicação icônica que é hoje.





Como Presidente da National Geographic Society , ajudou a sua origem a uma das maiores e mais conhecidas revistas da ciência do mundo e organizações de aprendizagem, auxiliado pelo chronicling em sua revista de explorações naturais e culturais ambiciosos em todo o mundo. 

Biografia

Grosvenor nasceu em 1875 a Lilian Waters e Edwin A. Grosvenor , em Istambul ,Turquia ( Constantinopla ), e educado na Worcester Academy e pelo Robert Elementary School . Ele participou Amherst College e graduou-se com a AB grau magna cum laude em 1897. Enquanto em Amherst, Grosvenor e seu irmão gêmeo Edwin foram um dos melhores tênis dobra equipes. Grosvenor tornou-se o Presidente da National Geographic Society (1920-1954). Grosvenor casou Elsie maio de Bell (1878-1964), filha de Alexander Graham Bell. 
A saúde de Grosvenor deteriorou após a morte de sua esposa e ele morreu tranqüilamente em seu sono com a idade de 90 a 04 de fevereiro de 1966.

National Geographic Society 

Grosvenor foi contratado em 1899 como o primeiro funcionário em tempo integral da National Geographic Society por Alexander Graham Bell , presidente da Sociedade no momento. Ele eventualmente foi nomeado Director e Presidente depois da Sociedade, e manteve-se editor da revista até 1954.
Grosvenor defendia políticas de neutralidade e positiva, jornalismo animada por duas guerras mundiais, a Grande Depressão , e o início da Guerra Fria . Este estilo foi visto como inovador nos anos do século 20 de abertura. No entanto, na década de 1950, o estilo de Grosvenor foi criticada como sendo ossificada e datados. Ele e sua equipe (a maioria dos quais estavam em seus 60s atrasado e 70s) foram criticadas como sendo conservador, complacente, e sem vontade de modernizar e base de assinantes da National Geographic caiu como consequência. Depois de 50 anos no comando, ele deixou o cargo em 1954 com a idade de 78.

Suporte para o National Park Service 


Grosvenor primeiro viajou para o oeste dos Estados Unidos em 1915 para caminhar com Stephen Mather nas montanhas de Sierra e que é agora Sequoia National Park ."Grosvenor ficou tão impressionado com a grandeza do Alto Serras e sua experiência na viagem que ele se tornou um amigo reverenciado e de longa data de Mather e os parques nacionais", segundo o historiador National Park Service Walter Bielenberg. Após a sua retorno, Grosvenor forneceu o financiamento para comprar Floresta gigante e adicioná-lo ao Parque Nacional Sequoia.
Durante anos, a oposição no Congresso havia impedido a criação de um sistema nacional de parques. No final de 1915 e 1916, Grosvenor reuniu-se com Stephen Mather, Horace Albright , e outros, para elaborar a Lei Orgânica , o que criaria um Serviço Nacional de Parques. Ele então criou uma edição especial da revista National Geographic (Abril de 1916), intitulado "The Land of the Best" para promover a importância de parques e encorajou leitores a apoiar a criação de um sistema nacional. Ele e Albright garantir que cada membro do Congresso tinha uma cópia da questão. Seus esforços trabalhou, e que a legislação ano finalmente passou que estabeleceria o National Park Service. 
Grosvenor continuou envolvimento com os parques nacionais ao longo dos anos. Ele se tornou muito envolvido na proteção da cratera vulcânica Katmai e Vale dos dez mil fuma da exploração mineira, e ajudou a estabelecer Katmai National Monument em 1918.
Legado 

Grosvenor está enterrado no Rock Creek Cemetery ao lado de sua esposa e membros do Sino da família. Arco de Grosvenor , um arenito duplo arco localizado no sul de Utah ,foi nomeado após Gilbert Grosvenor. Em 1931 Grosvenor comprou uma propriedade em Coconut Grove, Flórida ao lado de seu irmão-de-lei, David Fairchild . Ele chamou isso de imóveis Hissar após a pequena cidade na Turquia, onde ele nasceu. Depois de propriedade de Fairchild, The Kampong , foi adquirida pelo Jardim Botânico Tropical Nacional eles compraram Hissar também. Grosvenor serviu no Conselho de Curadores da Universidade de Miami de 1944 a 1960. Na década de 1950, a filha de Grosvenor adquiriu um edifício histórico em Baddeck, Nova Escócia , que deu o nome de Gilbert H. Grosvenor Salão em sua honra.


Família 

Filha de Grosvenor, Dr. Mabel Harlakenden Grosvenor (Beinn Bhreagh, Nova Escócia, 28 de julho, 1905 - Baddeck, Nova Escócia, 30 de outubro de 2006), era uma canadense pediatra , com dupla cidadania canadense-americano. Durante vários anos foi secretária de seu avô Alexander Graham Bell , e viviam em Beinn Bhreagh ,Nova Scotia e Washington, DC Mabel supervisionou a administração do legado imobiliário canadense Bell na Beinn Bhreagh , Baddeck, Nova Escócia , até sua morte, e foi também o Presidente Honorário da Alexander Graham Bell clube (fundado em 1891), a mais antiga de continuar clube das mulheres de Canadá. 


O clube surgiu de uma organização social começou no Beinn Bhreagh, por sua avó e namesource Mabel de Bell .
Gilbert Grosvenor era primo em segundo grau ao presidente dos EUA e US Supremo Tribunal de Justiça William Howard Taft .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.