sábado, 9 de abril de 2016

LAGOS E LAGOAS

 
O Laguna Colorada - Bolívia 

O Laguna Colorada é um raso lago de água salgada, situado no sudoeste do altiplano da Bolívia, dentro deReserva Nacional da Fauna Andina Eduardo Avaroa e perto da fronteira com o Chile. O lago contém ilhas de borato anidro, as conhecidas ilhas de bórax, cuja cor branca contrasta com a cor avermelhada de suas águas, que é causada por sedimentos vermelhos e pigmentação de algumas algas. O Laguna Colorada é uma das zonas úmidas de importância internacional da Convenção de Ramsar, assinada em 1971.
Os flamingos de james são abundantes na área. Também é possível encontrar flamingos chilenos, mas numa quantidade menor.


Dependendo do dia e da temperatura, ele muda de cor a partir de sangue vermelho para roxo. Esta tonalidade incomum das águas se dá pela existência de algas minúsculas que produzem caroteno para se proteger da radiação ultravioleta forte.


O flamingo-de-james, que predomina no Laguna Colorada, possui um corpo oval cheio de penas brancas levemente rajadas com rosa. O bico do flamingo-de-james é mais curto do que as outra espécies de flamingos, sendo o mesmo cheio de filamentos, que lhes permite filtrar as águas dos lagos. Tem as pernas finas e é a menor espécie de flamingo existente, medindo pouco menos que um metro de altura. O flamingo-de-james se alimenta de plânctons, principal motivo de sua coloração rosada.



O Laguna Colorada é um lago raso de água salgada com uma profundidade média é de apenas 35 centímetros. 



As Lagoas do Kelimutu - Indonésia

O Kelimutu é um vulcão existente perto da pequena cidade de Moni, a cerca de 50 km ao leste de Ende, no centro de Ilha das Flores, na Indonésia. O vulcão contém três cúpulas marcantes com lagoas de cores variadas. A Tiwu Ata Mbupu (Lagoa do Povo Antigo) é geralmente azul e é a mais ocidental das três lagoas. As outras duas: Tiwu Muri Koo Fai Nuwa (Lagoa de Homens Jovens e Donzelas) e a Tiwu Ata Polo (Lagoa Encantada) são separadas por uma parede da cratera compartilhada e são tipicamente verde ou vermelho, respectivamente. As cores variam em uma base periódica.


As lagoas são frutos de de erupções freáticas no tempo histórico e tem sido um popular destino turístico na Ilha. 


O Kelimutu também é de interesse para os geólogos porque as três lagoas são de cores diferentes. Segundo estudos essa mudança é resultado de reações químicas dos minerais contidos nas bacias, talvez provocadas por atividade de gás no interior do vulcão. 







O Lago Ngakoro - Nova Zelândia

O Ngakoro é um incrível lago criado a partir de erupções vulcânicas que tem uma água com uma espetacular tonalidade verde, fruto do elevado teor de óxidos de enxofre e ferro. Ele faz parte do Wai-O-Tapu, um ativo geotérmico no extremo sul do Vulcão Okataina, no Centro da Nova Zelândia. A área tem muitas fontes termais conhecidos por sua aparência colorida.



O lago é abastecido por águas termais quentes que chegam até ele através das cachoeiras, outro atrativo para os turistas que visitam a região. 




Essa foto de satélite mostra parte do complexo geotermal com vários lagos dentro do conhecido Wai-O-Tapu, entre eles o Ngakoro. 

O Lago das Cinco Flores - China

O Lago das Cinco Flores está localizado no coração do Vale do Jiuzhaigou, um dos locais de natureza mais impressionante de todo o Planeta Terra, e hoje protegido pelo governo chines. A sua cor varia ao longo do tempo, de amarelo para verde escuro, mas a maior parte do tempo a água é azul. O lugar está envolto em muitos segredos e mistérios ainda não estudados pelos geólogos. Enquanto a maioria dos lagos vizinhos em certos períodos do ano são rasos e secos, o nível da água no Cinco Flores é sempre constante.



Aberto para o turismo somente nas últimas décadas o lago recebe milhares deles nas estações apropriadas. No inverno o acesso do grande Vale do Jiuzhaigou, hoje protegido como uma reserva, é fechado pelas autoridades.


Passarelas foram criadas para facilitar o deslocamento dos turistas pelo extenso vale. 


Outro mistério do Cinco Flores é que ele não congela no inverno, apesar de todos os lagos vizinhos serem cobertos de gelo na época fria do ano.


A explicação mais lógica é que exista em sua parte inferior fontes termais, o que explicaria o aparecimento na superfície de bolhas de ar.
O Lago Hillier - Austrália 

O Hillier é um lago em Middle Island, a maior das ilhas e ilhotas que compõem o arquipélago de Recherche, na Austrália Ocidental. A especialidade deste lago é a sua cor extravagante, rosa pink. A cor é permanente, uma vez que não se altera quando a água é recolhida num recipiente. O comprimento do lago é de cerca de 600 metros. Uma estreita faixa de terra composta de dunas cobertas por vegetação separa do oceano. 


O Hillier foi descoberto em 1802. O navegador britânico Matthew Flinders, a caminho de Sydney, decidiu ficar na ilha, desembarcando no lado oposto de onde está situado o lago. Que surpresa ao viajante, quando atrás de algumas florestas da ilha, ele se deparou com um fascinantes lago cor de rosa!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.