sábado, 19 de janeiro de 2013

DARKSTALKERS - PERSONAGENS

Morrigan:


Morrigan é uma succubus. Lenda de origem medieval, succubus é um demônio sexual de aparência feminina, que “ataca” os homens, em sonhos ou não, e suga-lhes a sua energia vital, em alguns casos, até mesmo matando eles. O macho da espécie se chama Inccubus, e faz o mesmo, só que com mulheres (de preferências as virgens e/ou ingênuas). Na opinião de Santo Agostinho, Succubus e Inccubus seriam o mesmo demônio, que toma a forma feminina para recolher o esperma dos homens e a masculina para inseminar o esperma recolhido nas mulheres. As crianças que são nascidas dessa cópula, são consideradas “infernais”, com poderes sobrenaturais, mesmo sendo humanas.
Morrigan é o nome de uma divindade celta, associada com a guerra e a morte no campo de batalha, sendo comparável às Valkírias germânicas. Para alguns ela é também o lado negro da tríplice deusa.
A princípio, ela seria a personagem “kawaii” do primeiro game, mas conforme o desenvolvimento, ela se tornou a personagem sensual (posto que seria de Felícia). Sua raça também foi modificada. Ela, no início, não seria uma succubus e sim uma vampira.

Lilith:

Uma das personagens mais fofinhas da série, assim como a “irmã” é uma succubus. Seu nome vem do folclore hebraico, onde Lilith teria sido a primeira esposa de Adão. Ela negou ser submetida a ele e saiu do Éden, se aliando a demônios. Persegue a humanidade, pois não aceita a segunda esposa de Adão, Eva.
Ela também é associada a um demônio feminino da noite da Mesopotâmia e a um mito de origem suméria. Seu nome significa “a noturna” ou “dama da noite”.
Nas concept arts de Vampire Savior mostra que a princípio Lilith possuiria traços angelicais, indicando uma possível natureza celestial.

Demitri:


Segue a linha do vampíro clássico (ou seja não queira tentar achar de que clã Demitri é, jogadores de Vampiro: A Máscara). A origem do mito é bem antiga, aparecendo até no Antigo Egito. 
Foi baseado no Drácula que aparece no livro Drácula de Bram Stocker! Mais um motivo que comprova a superioridade de Demitri 

Anakaris:


Anakaris é uma múmia. No Antigo Egito acreditava-se que na vida após a morte era necessário se preservar o corpo para receber o espírito.
Uma das lendas mais conhecidas envolvendo múmias, é a chamada “Maldição do Faraó”, que é a crença de que qualquer pessoa que pertube a múmia do faraó irá morrer em breve. De certa forma, a maldição é real, graças ao fungo Aspergillus Niger, presente nas tumbas, que é facilmente inalado e em pessoas com o sistema imunológico baixo por algum motivo, é fatal.

Jon Talbain (Gallon):


Um lobisomen (que não possui nenhuma ligação com os lobisomens do universo antigo da White Wolf =P). A lenda do lobisomen é bem antiga, e sua raiz se encontra na mitologia grega. Segundo AsMetamorfoses de Ovídio, quando Licaón, o rei da Arcádia, serviu a carne de Arcas/Árcade – filho de Zeus com uma ninfa – a Zeus, este como castigo, transformou-o em lobo. Uma outra personagem famosa da mitologia grega que foi transformada em lobo foi o pugilista arcádio Damarco Parrásio, herói olímpico que assumiu a forma de lobo nove anos após um sacrifício a Zeus Liceu.
Na versão mais conhecida da lenda, o homem se transforma em lobisomen em noites de lua cheia. Nas lendas modernas, para matá-lo, é preciso acertá-lo com algum aterfato feito de prata. O interessante, é que a prata é associada na alquimia à lua, aquela que quando cheia, “liberta” o lobisomen.
No Brasil, há a lenda de que caso uma família tenha um menino após 7 ou 8 filhos seguidos do mesmo sexo, esse será um lobisomen.
Algumas lendas informam que se uma pessoa for mordida por um lobisomen e não encontrar a cura até 12ª badalada do mesmo dia, ela será lobisomen para sempre.
No game, Jon é filho de uma humana com um lobisomen (informação retirada do plot guide do game).
O nome americano (Jon Talbain) é uma possível referência a Larry (Lawrence) Talbot, já que o ano de sua data de nascimento (1940) se coincide mais ou menos com o lançamento do filme “The Wolf Man” (1941).
Outra homenagem que o personagem faz (arigato Avalanche pela informação) é ao filme O Lobisomen de Londres, lançado em 1935. O personagem do filme se torna um lobisomen enquanto estava no Tibet. Jon, assim como o personagem do filme, também possui uma temática oriental.

Felicia:


A coisinha fofa de Darkstalkers é uma nekomimi, ou seja, uma catgirl. Catgirls são comuns nos animes e mangás, e provavelmente é uma derivação da criatura mitológica do folclore japonês bakeneko, que é um gato com habilidades sobrenaturais, parecidas com as de uma Kitsune ou de um Tanuki (cães guaxinins, animais comuns na Eurásia). Ou também, pode ter origem com uma das lendas envolvendo as kitsunes, onde elas poderiam conseguir a forma humana (geralmente uma mulher bonita, jovem ou velha), mantendo apenas a orelha e a(s) calda(s).
Outra teoria é que ela, em parte, pode ser baseada no poema de Edward Field (que posteriormente teve um filme erótico) “Curse of The Catwoman” pois o ano de sua data de nascimento (1967) se coincide com o ano da publicação do poema.
Uma curiosidade envolvendo Felicia e Morrigan é que a princípio, Felicia seria a “femme fatale” do jogo e Morrigan a personagem “kawaii”. Conforme foram desenvolvendo, isso foi trocado (Felicia = kawaii; Morrigan = femme fatale).
O nome Felicia vem do latim e significa feliz. Combinou com ela, não?

Victor von Gerdenheim:


Victor é um Golem, um ser criado artificialmente. A lenda tem origem no folclore judaico, sendo bem mais antiga que o próprio judaísmo.
Adão é descrito no Talmud, inicialmente como sendo um golem, quando o seu pó estava misturado num pedaço sem forma. Todos os golens são criados a partir da lama, eram criações de pessoas santas e muito próximas a Deus. Mesmo possuindo algumas características semelhantes aos humanos, os golens eram incapazes de falar.
Victor é claramente baseado na criatura feita pelo Dr. Frankenstein na versão cinematográfica feita em 1931 pela Universal. A criatura no livro de Mary Shelley, ao contrário do que é mostrado no filme, possuía uma aparência mais bela.

Rikuo (Aulbath):


Rikuo é um tipo de tritão (homem-peixe). Tritão era uma divindade do mar, filho de Poseidon com Anfritrite, e é geralmente representado com cabeça e tronco humanos e cauda de peixe.
Como Rikuo é uma criatura que vive no rio Amazonas, pode se fazer uma comparação com uma criatura do folclore brasileiro, o cabloco d’água.
O cabloco d’água, também conhecido como negro-d’água e bicho-d’água é um dos mitos aquáticos mais populares do vale do rio São Francisco. As descrições mais comuns dadas a criatura, é que ele seria um ser troncudo, muito forte, baixo, musculoso, de um olho só e de pele cor de bronze. Apesar do físico é bem ágil. Algumas vezes sai do rio, seja para se vingar ou fazer algum favor, mas sem se afastar demais das margens.
No artbook Darkstalkers Vampire Graphic File, há um comentários sobre algumas artes de conceito de Rikuo, onde diz que ele se assemelheraria as criaturas dos Mitos de Cthulhu (referência ao panteão de monstros e seres fantásticos que habitam os contos de ficcção científica e horror de Howard Phillips Lovecraft).
Rikuo pode ser considerado uma homenagem a criatura brasileira e também filme americano, “O Monstro da Lagoa Negra”, que é uma criatura anfíbia que aparece junto com outros monstros.
Rikuo se chama Aulbath no Japão, Rikuo. O nome Aulbath talvez seja uma corruptela de Albath, um termo hebraico, que é uma das regras usada na cabala.
No cartoon americano, há uma curiosidade bizarra sobre Rikuo: Praticamente todos os personagens do elenco falam que ele é atraente para um homem-peixe.

Bishamon:


Bishamon é o fantasma de um samurai que vive numa armadura demoníaca amaldiçoada. Ele vive em uma luta constante em seu interior, para não ser completamente dominado pela armadura.
No Japão existem várias lendas envolvendo samurais. Na época que o Japão era governado pelos Shoguns, os Samurais se tornaram lenda. Porém, existiam alguns guerreiros hábeis que sentiam inveja e ciúme dos samurais e gostariam de, assim como eles, se tornarem lendas.
Um dia um perveso feiticeiro, procurou esses guerreiros ciumentos e invejosos e lhes ofereceu um acordo: ele daria a eles uma capacidade ainda maior nas suas habilidade de combate, o que os tornariam lendas no Japão, ganhando fama e glória, pelas suas almas e as almas de seus filhos.
Estes homens ficaram conhecidos como os “Samurais Sem Alma” ou os “Ronins Condenados”. A qualquer momento, o feiticeiro poderia cobrar o seu preço. Estes guerreiros, no campo de batalha eram admiráveis, porém, ao perderem a alma, eles se tornavam completamente malignos, com uma imensa sede de batalha. Enquanto eles tinham suas almas, eram guerreiros lendários do Japão, que as crianças sonhavam. Com suas almas removidas, eles se tornaram cavaleiros demoníacos horríveis que atormentavam os pesadelos das mesmas. 

Sasquatch:


Sasquatch é o famoso Pé-Grande, das lendas estadunidenses e canadenses. Essa lenda provavelmente é a versão do continente americano, da lenda himalaia/tibetana do Yeti, o Abominável Homem das Neves (ou seria o abomineve homem das naves??? xD). O Pé-Grande é descrito como um enorme macaco que vive nas regiões mais remotas dos Estados Unidos e do Canadá. Já o Yeti, ele seria descendente de um rei macaco que se casou com uma ogra.
Curiosamente, Sasquatch é o nome dado ao Pé-Grande no Canadá. O termo é derivado do halkomelem, um idioma do gruo linguístico salishan, que é natural do sudoeste da Columbia Britânica (uma das maiores províncias do Canadá).

Lord Raptor/Riptor (Zabel):


Lord Raptor é um zumbi. Zumbi é um velho conhecido nosso (e de jogadores de Resident Evil). Geralmente é um morto reanimado ou um ser humano irracional. Essa lenda tem origem nas crenças do Vodu.
Ao contrário do zumbi comum nas histórias, Lord Raptor não se alimenta comendo cérebros e sim da alma do seus fãs (ou da energia vital). Seu vizual é claramente uma homenagem ao Eddie the Head, mascote da banda Iron Maiden.
E por algum motivo desconhecido, em Vampire Savior, o nome americano de Zabel foi trocado de Lord Raptor para Lord Riptor.

Jedah:


O messias negro. Seu visual é similar com uma das várias personificações da morte. A lenda do messias negro tem origem no Cristianismo, onde ele seria o Anti-Cristo, que iria chegar no final dos tempos e governar a Terra com mãos de ferro, junto com o Falso Profeta, até a segunda vinda de Cristo.

Baby Bonnie Hood (Bulleta):


Uma das coisinhas fofas e kawaiis da série é humana e uma versão deturpada da Chapeuzinho Vermelho.
Talvez, isso seja uma alusão aos contos de fada no princípio, que não eram nenhum pouco infantis, com histórias, super sangrentas (estilo Jogos Mortais), com alguns temas polêmicos (estupro, pedofilia) ou com finais tristes (a Disney foi boazinha com a Ariel). Dentre essas histórias, a da Chapeuzinho Vermelho era uma das mais terríveis.
Em uma das versões da história, ela é simplesmente devorada pelo lobo, sem direito a caçador para salvá-la. Em outra, ele oferece a ela um cozido feito de carne de sua avó (e ela come). Em outra, ele ainda queria “brincar” um pouquinho com ela, se é que me entendem…

Donovan/Dee:


Donovan é um Dhampir (Dampiro). O Dhampir é um híbrido, filho de um ser humano com um vampiro (geralmente uma humana e um vampiro e na maioria dos casos, a criança era do sexo masculino).
Eles geralmente possuem parte dos poderes do vampiros e diz a lenda, que são caçadores natos dos mesmos, pois possuiam poderes inusitados para detectar e destruir os vampiros.
A origem dessas lendas se encontra nos Bálcãs, onde se acreditava que um vampiro possui um grande desejo por mulheres e ele retornaria a sua esposa ou a mulher com quem ele se simpatizava ainda em vida para ter relações sexuais.
Entre os ciganos, acreditava-se que vampiros possuíam um apetite sexual insaciável e sempre que possível, retornavam da sepultura para ter relações sexuais com a viúva ou com alguma jovem de sua escolha.
Algumas tradições relatam que uma criança fruto de uma relação entre humanos e vampiros, possui alguns sinais comuns.
Nas lendas sérvias, elas teriam cabeça grande e ausência de sombra, enquanto que entre os búlgaros, elas são descritas como sujas, de nariz torto ou sem nariz, com um corpo fofo, sem unhas e ossos.
O personagem Donovan foi baseado no dhampir D, de Vampire Hunter D. Em várias artes de conceito, o seu visual era bem mais próximo ao do personagem homenageado. Quando corrompido pelo seu sangue demoníaco, Donovan muda seu nome para Dee, mais uma referência ao personagem.

Anita (anteriormente Amanda nos EUA):


A criança que acompanha Donovan é humana, porém com poderes paranormais. Devido aos seus poderes, ela foi praticamente jogada ao ostracismo pela sociedade, fazendo com que ela se tornasse uma pessoa fria, sem emoções. Em Vampire Hunter/Night Warriors, Donovan consegue trazer as emoções de Anita devolta, porém perdendo a sua humanidade, sendo corrompido pelo seu sangue demoníaco.
O nome Anita é de origem espanhola, sendo um diminutivo para Ana. Ana vem do hebraico e significa, cheia de graça. Se considerarmos o fato de que Anita está destinada a ser a salvadora da humanidade do julgo dos darkstalkers no game, e que graça pode ser em relação a graça divina, o nome caiu como uma luva para ela.
Seu antigo nome americano, Amanda, significa digna de ser amada, o que também combina com a personagem (mas eu particurlamente prefiro o nome japonês).

Hsien-ko (Lei Lei) e Lin Lin (anteriormente Mei Ling nos EUA):


Lei Lei (a de pele azul e roupa vermelha, noob) e sua irmã Lin Lin (a de amarelinho), são duas Jiang Shi (mandarim) / Kuang Shi (cantonês).
O Kuang Shi são os zumbis chineses. São cadáveres, recentemente falecidos, que são “vítimas” de uma posseção demoníaca, e dizem que eles possuem uma aparência assustadora (o que não é o caso das duas belezinhas).
Mesmo possuindo corpos físicos, eles não estão vivos e nem possuem vontade própria ou pensamentos. Á medida que vão ficando mais velhos, eles começam a ganhar novas habilidades. Dizem que os Kuang Shi mais velhos, sabem voar.
Os Kuang Shi estão mais próximos dos zumbis hatianos do que o de qualquer outro folclore.

Huitzil (Phobos):


Huitzil é um robô, construído por Pyron para destruir a vida na Terra, sendo o verdeiro responsável pelo extermínio dos dinossauros.
O nome japonês do robô, Phobos, vem da mitologia grega. Phobos era um dos filhos de Ares (Marte), o deus da guerra. Ele acostuma acompanhar o pai em batalha e disseminar o medo por onde passa. Possui um irmão chamado Deimos. Phobos significa, em grego, medo e é a raiz para a palvra fobia. Phobos também é o nome de uma das luas do planeta Marte. Ela está condenada a daqui 50 milhões de anos se chocar com o seu planeta ou dividir-se em uma anel, devido a sua órbita de baixa altitude.
O nome americano, Huitzil, vem da mitologia asteca e é o diminutivo do nome Huitzilopochtli. Huitzilopochtli significa colibri azul ou colibri canhoto.
Reza a lenda que Coatlicue, a deusa da dualidade, deu a luz a Huitzil. A concepção dele, ocorreu de uma forma misteriosa, através de uma bola de penas que caiu do céu. Os irmãos pensaram que devido a essa gravidez misteriosa, que Coatlicue foi desonrada e uma de suas irmãs, Coyolxauhqui, incentivou seus irmãos e irmãs a matarem sua mãe. Quando estava para acontecer tal coisa, Huitzil nasceu (já crescido) e salvou a sua mãe, matando todos os seus irmãos e irmãs.
Coatlicue lamentou a violência e Huitzil cortou a cabeça de Coyolxauhqui e a atirou no céu, tornando-se a lua. Seus outros irmãos, e irmãs, ele tacou seus corpos no céu, formando assim as estrelas.
Após uma grande batalhe, Huitzil morreu. Seu corpo desapareceu e no seu lugar, apareceu um colibri sussurrante que conduzia os seus seguidores a vitória.
Huitzilopochtli, após a sua morte, tornou-se o deus do sol e da guerra dos astecas e os sacrifícios oferecidos a ele eram humanos. Um dos sacrifícios mais comuns era retirar o coração de um humano ainda vivo em oferenda a esse deus.
A forma do robô Huitzil de Darkstalkers se assemelha muito aos Dogu, estatuetas feitas de barro, feitas no período Jomon da história japonesa (8.000 a.C até 200 a.C). Eles eram utilizados para aliviar as doenças.

Cecil:


O pirralhinho que acompanha e controla Huitzil em Vampire Savior (versão caseira) e em Vampire Hunter 2 é humano e também da civilização maia.
Os maias são uma civilização indígena da mesoamérica, que influênciou várias outras, como os astecas.
Nunca chegaram a formar um imperio unificado, o que favorecia a invasão de outros povos.
Eles possuíam um sistema de escrita complexos, assim como eles utilizavam um sistema de contagem numérico baseado em unidades vigesimais. Como os olmecas, eles se utilizavam do número zero na execução de operações matemáticas. Seu calendário era bastante próximo ao nosso sistema atual.
Por volta do século XIII, por algum motivo desconhecido, a civilização maia entrou em colapso.
Mais informações sobre os maia, vocês podem encontrar em qualquer livro de história sobre o continente americano.

Pyron:


O terrível alienígena vindo do planeta Hellstorm, que deseja consumir a Terra (deve ser um primo distante do Galactus xD).
Desde muito tempo, o homem procura saber se existe vidas em outros planetas. Entre o século XIX e XX eram comuns histórias envolvendo visitas de aliens ao nosso planeta, principalmente, vindos de Marte ou de algum outro planeta do nosso sistema solar.
Pyron pode ser associado, de certa forma, aos marcianos, já que em japonês, Marte se chama Kasei, que significa planeta do fogo (quem se lembrou da Sailor Mars ganhou um doce xD).
Devido a sua aparência, lembrando a de algum tipo de demônio, Pyron também pode ser associado ao deus estranho que o Anticristo, citado na Bíblia, iria honrar, conhecido como o Deus das Fortalezas. Coicindentemente, na mitologia grega e romana, Marte também era adorado como o deus das fortalezas (nessa forma ele era conhecido como Quirinus Marte. Como deus da guerra era Gradivus Marte ). 

Q-Bee:


Q-Bee é uma soul bee. Ao que parece, essa é uma raça criada para o jogo, pois não encontrei nenhuma informação sobre soull bee que não fosse referente a Darkstalkers.
A soul bee é uma raça de abelhas que vive no Makai e se alimenta de almas. Q-Bee não é um nome e sim, um título dado à chefe da família. As outras abelhas são chamadas de P-Bee ou apenas Bee.
O macho dessa espécie serve só para a reprodução e tende a ser um pouco menor que as fêmeas. Porém, como é possível entre essa raça uma reprodução assexuada, talvez o macho deste espécie desapareça. Ou seja, homem ali não tá servindo nem para fazer filho.
A sua sociedade é praticamente idêntica a das abelhas e elas possuem um terrível apetite, devido ao seu alto metabolismo.
Curiosamente, seus verdadeiros olhos provavelmente são os que estão no alto de sua cabeça.

Marionette:


Uma, er… Marionete!!! O.o Ela controla os oponentes derrotados.
Talvez (ou seja isso é uma suposição minha), ela seja baseada no personagem Pinóquio ou nas histórias de brinquedos ganharam vida.

Shadow:


Uma sombra de aparência demoníaca que se apossa do corpo dos oponentes derrotados. É provável que esse personagem faça uma referência as possessões demoníacas, ou quando um espírito/entidade toma conta do corpo de uma pessoa.

Oboro Bishamon e Dark Jon Talbain:

Oboro Bishamon é o próprio Bishamon consumido pelo poder da sua armadura. O kanji que se usa para escrever Oboro (朧), significa nebuloso.
Dark Jon Talbain é apenas a versão maligna do Jon Talbain, completamente dominado pela maldição.

Bonus 1 – Belial Aensland:


Belial Aensland não é um personagem selecionável em Darkstalkers. Ele era o pai adotivo de Morrigan (ele morreu xD). Foi Belial que expulsou Demitri do Makai e também, foi ele o responsável por ter divido a alma da Morrigan em três partes, devido a enorme quantidade de poder que ela possuía quando era “bebê”. Era o governante do Makai antes de sua morte.
Belial é o nome de um demônio real, presente na Bíblia (em apócrifos judaicos e cristãos). A princípio, era um personagem da mitologia cananita, associado como o adversário do povo escolhido por Deus.
O nome Belial possui várias variações, entre elas temos: Bellhor, Baalial, Belias, Beliall, Beliel, Bilael e Belu. Belial também conhecido pelos nomes Mechembuchus e Meterbuchus e é um dos quatro príncipes herdeiros do inferno. A tradução mais aceita para esse nome é “sem valor”, mas existem outras aceitáveis, como “pode não ter crescimento” ou “que nunca se levanta”.
Na Goetia, que é uma prática de invocação de anjos ou a evocação de demônios, Belial é descrito como ser um poderoso, que tem controle sobre cinquenta legiões infernais de Lúcifer. 
Belial é também um termo utilizado para caracterizar uma imensa maldade ou injustiça.
Na Torá o termo aparece em vários lugares para indicar pessoas inúteis ou perversas, como idólatras, os homens de Gibeá ou os filhos de Eli, Nabal e Simei.

Bonus 2 – Harry Grimoire:


Harry Potter Timothy Hunter Grimoire é um humano, descendente de um mago muito poderoso. Ele no enredo do cartoon é uma das esperanças da humanidade e está destinado a ser um mago poderoso.
Esse personagem completamente inútil e dispensável provavelmente foi baseado no personagem de Neil Gaiman, da série “Livros da Magia”, Timothy Hunter (ou apenas Tim Hunter). Além de serem parecidos fisicamente (a diferença é que Tim é moreno) as suas histórias são um pouco parecidas.
E antes que um fã retardado e enfurecido da série Harry Potter apareça aqui reclamando que Harry Grimoire é cópia de Harry Potter, saiba que a porcaria dodesenho americano veio primeiro que os livros do bruxinho!!!!! Mas nada impede de se especular que os dois sejam irmãos separados ao nascer…

Bonus 3 – Terramon:


Irmão mais velho de Pyron, e assim como o Harry Potter Timothy Hunter Grimoire, foi criado exclusivamente para o terríveldesenho americano de Darkstalkers. Sendo maninho de Pyron é da mesma raça deste e assim como todos do elenco da série animada tosca americana, também acha o Rikuo muito atraente para um homem-peixe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.