terça-feira, 4 de outubro de 2011

DISCOGRAFIA PLANET HEMP

 

Marcelo D2 B. Negão Formigão Rafael Pedrinho
Os Planet Hemp são considerados um dos “maiores atentados contra a hipocrisia” no Brasil. Fundada em 93, no Rio de Janeiro, pelos vocalistas Marcelo D2 e Skunk, em apenas três concertos a banda chamou a atenção da mídia, dos produtores e editoras do panorama musical dos anos 90 ao elevar o volume do grito pela liberalização da cannabis e por maior liberdade de expressão em todo o país.
Em 94 assinariam pela Sony Music, através do selo Chaos, para gravar o incendiário disco de estreia, “Usuário”. Infelizmente, Skunk não viria a participar deste registo, pois faleceu logo após a contratação.
O álbum rapidamente ganhou notoriedade pelo discurso acutilante de Marcelo D2 e B. Negão (que substituiu Skunk), numa fusão bombástica entre rap, hip hop, rock, reggae e ragga, expelida das guitarras de Rafael Crespo, do baixo de Formigão, da bateria de Bacalhau e de participantes igualmente inovadores - como o DJ Zé Gonzales ou o vocalista Black Alien. O grupo mostrava-se completamente antenado com as novas tendências norte-americanas do rock, onde buscavam influências da cultura negra como meio de renovação. Deste período, surgiram nomes consagrados internacionalmente como os Rage Against the Machine.
Cento e cinquenta mil cópias depois, e com concertos agendados por todo Brasil, os Planet Hemp entraram em estúdio em 96 para gravar seu segundo disco, que levaria o profético título “Os Cães Ladram, Mas a Caravana Não Pára”. Profético porque, com o sucesso da banda, grupos mais conservadores de algumas regiões começaram a movimentar-se para impedir concertos, afixação de cartazes ou até mesmo aparições dos Planet Hemp em suas cidades. Cada vez mais conhecidos e reconhecidos como um grupo à frente do que estava a ser feito em seu próprio país, a tensão foi aumentando e culminou com a prisão dos membros durante um concerto em Brasília (capital federal), por suposta apologia às drogas.
O tiro saiu pela culatra. Com a prisão, vários setores a favor do movimento pró-despenalização ou descriminalização dos consumidores de drogas leves - como políticos, ONG’s, artistas e comunicação social -, levantaram-se contra aquela arbitrariedade. Os Planet Hemp, além de fãs, músicas nas rádios e com discos a esgotarem nas lojas, ganhariam espaço nos telejornais. Após um “habbeas corpus”, e um longo processo vencido, a “caravana” seguiu, tornando-se numa das bandas mais famosas e solicitadas do mercado.
Com a notoriedade, Marcelo D2 precisou de um tempo para recompor suas ideias e resolveu apostar num trabalho solo antes de avançar para o terceiro disco dos Planet Hemp. Em 98; rumou para os EUA para gravar o aclamado “Eu Tiro é Onda”, um trabalho ousado de fusão entre o samba carioca e o hip hop dos gueto americanos. Produzido pelo norte-americano Mario Caldato Jr. – o mesmo dos lendários Beastie Boys -, D2 alcançou com este trabalho, também, o reconhecimento artístico de um compositor visionário que interpreta as influências da música estrangeira sob a óptica de um rapaz dos subúrbios do Rio de Janeiro e que cresceu a ouvir Cartola, João Nogueira, Bezerra da Silva e escolas de samba, antes de tocar o primeiro disco de punk rock ou rap.
Mas era hora de retomar a carreira dos Planet Hemp e, em 2000, sairia “A Invasão do Sagaz Homem Fumaça”, que procura assimilar alguma das tendências do trabalho de Marcelo D2, mas radicalizando ainda mais na diferença estilística entre os temas. Já com Pedro Garcia na bateria, os Planet Hemp tornaram-se mais samba quando o assunto era samba; mais rock quando o “papo” era barulho; mas sempre “sem papas na língua” e com muito “swing” e a agilidade que só o hip hop é capaz de conter.
Sucesso, fama, reconhecimento, concertos no Brasil e em países como os EUA, Canadá, Japão, Holanda e Portugal. Em homenagem à primeira década de existência de um grupo ainda com muita energia para gastar na estrada, a MTV Brasil produziu, em CD e DVD, o registo “Planet Hemp – MTV ao vivo 2001”, também transmitido pelo canal.
Em Julho de 2003, a boa notícia: o público português poderia rever ou conhecer a banda mais polémica do Brasil, no primeiro dia do festival Vilar de Mouros 2003. Com o sol ainda no cimo, os Planet Hemp fizeram um dos melhores concertos do evento, rivalizando com bandas de calibre internacional de igual para igual. Meios de comunicação como o jornal “O Público”, o musical “Blitz” e os canais “SIC Radical” e “Sol Música”, foram generosos nos elogios e classificaram aquele como “um dos concertos mais empolgantes do Verão”.

DISCOGRAFIA

*Usuário - 1995
1. Não Compre, Plante!
2. Porcos Fardados
3. Legalize Já
4. Deis Daz Seis
5. Phunky Buddha
6. Mary Jane
7. Planet Hemp
8. Fazendo A Cabeça
9. Futuro Do País
10. Mantenha O Respeito
11. Puta Disfarçada
12. Speed Funk
13. Mutha Fuckin´ Racists
14. Dig Dig Dig ( Hempa )
15. Skunk
16. A Culpa É De Quem?
17. Bala Perdida

*Hemp New Year - 1996 (DEMO)
Hemp New Year
01. Dig Dig Hempa (Remix)
02. Legalize já (Remix)
03. Mantenha o Respeito (Ao vivo - RJ)
04. Legalize Já (Ao vivo - RJ)
05. Mary Jane (Ao vivo - RJ)
06. Skunk (Estúdio ao Vivo)
07. Phunky Buddha (Demo Tape - 93)
08. RAPROCKNROLLPSICODELIAHARDCORERAGGA (Demo Tape - 93)

*Os Cães Ladram, Mas a Caravana não Pára - 1997
Os Cães Ladram Mas a Caravana Não Pára
1. Zerovinteum
2. Queimando Tudo
3. Hip Hop Rio
4. Bossa
5. 100% Hardcore
6. Biruta
7. Mão Na Cabeça
8. O Bicho Tá Pegando
9. Adoled (The Ocean)
10. Seus Amigos
11. Paga Pau
12. Rappers Reais
13. Nega Do Cabelo Duro
14. Hemp Family
15. Quem Me Cobrou?
16. Se Liga

*A Invasão do Sagaz Homem Fumaça - 2000
A Invasão do Sagaz Homem Fumaça
1. 12 Com Dezoito
2. Ex-quadrilha da Fumaça
3. Test Drive de Freio de Camburão
4. Procedência C.D.
5. Stab
6. Four Track
7. Gorilla Grip
8. Contexto
9. Dz Cuts
10. Raprockandrollpsicodeliahardcoreragga
11. Quem Tem Seda?
12. É Isso Que Eu Tenho no Sangue
13. Quarta de Cinzas
14. HC3
15. O Sagaz Homem Fumaça

MTV ao Vivo: Planet Hemp - 2001
MTV ao vivo
1. Intro
2. Não Compre, Plante!
3. Legalize Já
4. Raprockandrollpsicodeliahardcorereragga
5. Queimando Tudo
6. HC 3
7. Procedência C.D
8. Fazendo A Cabeça
9. Stab 10. Dig Dig Dig (Hempa)
11. Phunky Buddha
12. Hip Hop Rio
13. A Culpa É De Quem?
14. Se Liga
15. Zerovinteum
16. Contexto
17. Mantenha O Respeito

DOWNLOADS:
CD Usuário
CD Hemp New Year
CD Os Cães Ladram, Mas a Caravana Não Para
CD A Invasão do Sagaz Homem Fumaça
MTV Ao Vivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.