Bruce Dickinson – Accident of Birth
Em 1994, o mundo do Heavy Metal ficou triste, pois Bruce Dickinson resolveu deixar o Iron Maiden, uma das maiores bandas do gênero, para seguir sua carreira solo. Enquanto muitos se questionavam sobre o futuro do Iron Maiden, o seu ex-frontman deu nos ombros e seguiu em frente com o seu projeto musical.
A carreira solo do Mr. Air Raid Siren estava indo muito bem, afinal lançara dois bons discos, o “Tattoed Millionaire” e o “Balls to Picasso”. Eis que em 1996 o disco “Skunkworks” foi lançado, contendo uma sonoridade que aqueles que acompanhavam a carreira do Bruce Dickinson criticaram duramente, pois ali não era Heavy Metal em sua essência, e sim um som que mescla grunge com algo moderno, ou seja, algo que eu não sei definir.
As críticas fizeram Bruce Dickinson ser nem um pouco maleável, colocando o gênero musical que o consagrou (o Heavy Metal) em baixa, e elogiando as demais sonoridades que o influenciaram para gravar o Skunkworks.
Bom, sem querer o Metal God estava em baixa, pois as suas declarações e as exigências dos fãs mais radicais o fizeram descer um pouco do seu alto conceito adquirido ao longo da sua carreira. Era claro, neste momento, que Bruce Dickinson precisava lançar um bom disco, se quisesse sobreviver na cena musical com a sua carreira solo.
Então, ciente do que estava acontecendo, em 1997, Bruce, junto com o produtor, guitarrista e amigo Roy Z, bem como o seu ex-companheiro de Iron Maiden e também amigo Adrian Smith, é lançado no mercado o excelente disco “Accident of Birth”.
É bem verdade que reconhecimento vem com o tempo, assim eu acredito (eis a minha humilde opinião) que este disco se tornará um dos grandes do Heavy Metal. Talvez não seja um clássico, mas sim um disco de suma importância, fazendo inspirar uma geração, quem sabe.
Roy Z e Adrian Smith mostram entrosamento e técnica nas guitarras, deixando registrado excelentes riffs e passagens inspiradas para os anais do Rock n’ Roll. Ainda, com uma cozinha muito bem executada e o Bruce Dickinson mostrando por quê é considerado um dos melhores vocalistas da história do Rock.
O disco “Accident of Birth” veio em um ótimo momento, pois deu uma levantada na carreira do Bruce Dickinson, e obscurecendo um pouco o controverso disco Skunkworks. Ainda, vale destacar que o disco em comento abriu as portas para que outros excelentes discos fossem lançados com uma inspiração parecida, bem como a parceria com o produtor e excelente guitarrista Roy Z.
Destacamos a faixa de abertura “Freak”, “Starchildren”, “Taking The Queen”, a excelente “Darkside of Aquarius”, a Maideniana “Road to Hell”, a bela balada “Man of Sorrow”, a faixa-título, a pegada mais tradicional “Welcome to the Pit”, a bela e inspirada “Omega” e fechando com a magnífica “Arc of Space”.
Faixas:
01. FreakA
02. Toltec 7 Arrival
03. Starchildren
04. Taking the Queen
05. Darkside of Aquarius
06. Road to Hell
07. Man of Sorrows
08. Accident of Birth
09.The Magician
10. Welcome to the Pit
11. Omega
12. Arc of Space
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.