segunda-feira, 29 de maio de 2017
sábado, 27 de maio de 2017
Parque Geológico Nacional Zhangye Danxia
Parque Geológico Nacional Zhangye Danxia (chinês simplificado: 张掖丹霞国家地质公园), está localizado perto da cidade de Zhangye, na província de Gansu, no noroeste da China. O parque abrange uma área de 510 quilômetros quadrados. Anteriormente um parque rural e área cênica, tornou-se um geoparque nacional em novembro de 2011. Conhecido por suas formações rochosas coloridas, foi votado pelos meios de comunicação chineses como uma das mais belas formações de relevo do país.
Localização
O parque está localizado no sopé do norte das montanhas Qilian, nos municípios de Linze e Sunan, que estão sob a administração da prefeitura com nível de cidade de Zhangye, na província de Gansu. As principais áreas do relevo de Danxia estão nos vilarejos de Kangle e Baiyin.
A área central do parque, a Área Cênica Linze Danxia, está localizada a 30 quilômetros a oeste do centro Zhangye e há 20 quilômetros ao sul da sede do município de Linze. É a parte mais desenvolvida e mais visitada do parque. A segunda área cênica, Binggou (冰沟), localizada na margem norte do rio Liyuan (梨园河), foi inaugurada oficialmente em 3 de agosto de 2014. Binggou cobre uma área de 300 quilômetros quadrados e sua elevação varia de 1.500 a 2.500 metros acima do nível do mar. A terceira área, a Área Cênica Sunan Danxia, está localizada em Ganjun, ao sul de Linze.
Paisagem
O parque Zhangye Danxia é conhecido pelas cores inusitadas de suas rochas, que são suaves, nítidas e estão a várias centenas de metros de altura. Eles são o resultado de depósitos de arenito e de outros minerais que ocorreram há mais de 24 milhões de anos. O resultado, semelhante às camadas de um bolo, está ligado à ação das mesmas placas tectônicas responsáveis pela criação de partes das montanhas dos Himalaias. Vento, chuva e tempo então esculpiram formas extraordinárias, incluindo torres, pilares e ravinas, com diferentes cores, padrões e tamanhos.
Mídia e turismo
Em 2005, o Zhangye Danxia foi votado por um júri de jornalistas de 34 grandes empresas de mídia como uma das mais belas paisagens da China. Em 2009, a revista Chinese National Geography escolheu o Zhangye Danxia como uma das "seis mais belas formações de relevo" da China. A área tornou-se uma atração turística importante para Zhangye. Uma série de calçadões e vias de acesso foram construídos para ajudar os visitantes a explorar as formações rochosas. Em 2014, 100 milhões de yuans foram investidos para melhorar as instalações da área de Binggou.
LENDA DO MORRO DO PAI INÁCIO
Conta a lenda de um escravo chamado Inácio, que tinha como proprietário um poderoso fazendeiro da região de Lençois na Bahia, nos tempo do Império antes da promulgação da Lei Áurea. A sinhazinha filha do fazendeiro e o escravo se apaixonaram e tiveram um romance às escondidas por um certo tempo, até que alguém desconfiou e descobriu tudo, fazendo chegar aos ouvidos do pai da sinhazinha toda história. O grande fazendeiro enfurecido com o fato, ordenou ao capataz que tirasse a limpo aquele absurdo e caso fosse confirmado era para torturar e depois dar cabo da vida do maldito escravo que estava abusando de sua filha.
Esta ao saber do decisão do pai de punir o seu amado, correu ao seu escravo para contá-lo e impedir que lhe fosse feito algum mal, pois ela o amava. Inácio no início resistiu, pois queria enfrentar a situação. Mas por insistência da sinhazinha aceitou fugir com a promessa de que iriam se encontrar e ficar juntos para sempre. Esta lhe fez tal promessa de amor eterno se jogando aos seus braços com lágrimas nos olhos e pedindo desesperadamente que tomasse todo cuidado. Que fugisse por algum tempo até as coisas esfriarem. Depois dariam algum jeito de se ver. Como prova de seu amor deixou com Inácio, sua linda e querida sombrinha comprada na Europa, para que ele sempre recordasse dela. Se despediram rapidamente antes que o capataz pudesse surpreendê-los. O escravo Inácio deu início a sua fuga o mais rápido possível.
Quando o capataz chegou à senzala com uma tropa de capangas fazendo o maior alvoroço na busca do maldito escravo, indagou a todos que não souberam informar o paradeiro de Inácio, torturou alguns mais chegados e não conseguiu nada. Voltou para a casa grande e informou da fuga ao fazendeiro, que ficou muito bravo. Este interrogou a filha, que sob pressão, confirmou a fuga do amante. O pai enfurecido, determinou ao capataz e aos capangas pistoleiros que capturassem o fugitivo o mais depressa possível, estes deveriam trazê-lo até a fazenda para ser torturado e morto na frente de todos para servir de exemplo. Os capangas sob o comando do capataz da fazenda um sujeito muito cruel e enciumado de Inácio por ter um caso com a filha do fazendeiro, saiu em disparada em busca do fugitivo. Inácio que era muito esperto e conhecia bem a região ficou muito tempo escondido nas matas fechadas da Chapada Diamantina, comia frutas, leguminosas, raízes, pequenos animais, aves e peixes que conseguia capturar.
Passaram-se meses de um lugar para o outro em grutas, cavernas, acampado na mata, sempre próximo de rios e cachoeiras onde se banhava e se alimentava com facilidade. Mas sempre atento para não ser capturado pois seria o seu fim. Pensava muito em sua amada sinhazinha e isso era o que dava forças para continuar fugindo e se escondendo na esperança de um dia viver em paz com sua amante querida. Ao mesmo tempo a caçada ao fugitivo aumentava a cada dia, pois o fazendeiro passou a nutrir um ódio cada vez maior pelo escravo, por que passou a ser motivo de escárnio entre os fazendeiros locais e populares.
Então chegou ao capataz uma notícia segura do paradeiro do escravo, que ele havia sido visto num riacho próximo e abaixo de um morro. E lá foi visto com uma senhorinha branca a passear. O capataz raivoso viajou com sua tropa de pistoleiros seguindo a pista do escravo, que se encontrava descansando numa pequena gruta perto de uma bica que leva o seu nome hoje, pensava até que já tinham se esquecido dele quando de repente, ouviu barulho de cavalos e gritos se aproximando pelo mato.
Correu em disparada só pegou a sombrinha da sua amada e começou uma fuga louca pelo mato fechado sentindo os inimigos em seu encalço, determinados a captura-lo de qualquer jeito. Quando teve a ideia de se esconder no topo do morro a sua frente. Como era uma tarde chuvosa e escurecida, ele conseguiu se distanciar e escapou, logo ao anoitecer começou a subir morro acima.
Os capangas não conseguiram nada e retornaram para a grande fazenda de mãos vazias. O fazendeiro ficou irado e ofereceu até recompensa pela captura do escravo fugitivo vivo ou morto. Dias depois retornaram ao local com a notícia que o escravo estava escondido no alto do grande morro. Todos estavam muito bem armados e determinados a receber uma gorda recompensa. Enquanto isso a pobre sinhazinha tinha sido confinada em casa, no quarto e proibida de sair.
Os pistoleiros então seguiram morro acima para dar um fim aquela história de uma vez por todas. Mas o escravo Inácio que era muito esperto e conhecia aquele morro como a palma da sua mão, planejou uma fuga muito mais espetacular e definitiva, caso fosse surpreendido pelos capangas do coronel. Conhecia aquelas pedras e grutas escavadas nas rochas como ninguém e poderia engana-los facilmente e foi o que fez. Pensou em se apresentar ao capataz e aos capangas para que estes tentassem alveja-lo e simularia uma queda do morro para que pensassem que ele teria morrido e assim o deixariam viver em paz. E tudo ocorreu como havia pensado. Quando ele percebeu a chegada da tropa de capangas fingiu que estava assustado e correu sobre as pedras saltando de um lado para o outro, os facínoras começaram a disparar suas armas tentando atingi-lo, mas o escravo era um negro rápido, ágil e destemido.
Os capangas sob ordem do capataz se espalharam pelo morro, eram mais de vinte pistoleiros armados, contra apenas um homem desarmado, mas com um sonho inabalável de viver um grande amor com a sua sinhazinha. Grudado em sua sombrinha, o negro Inácio correu para a beira do morro que ficava a uns trezentos metros de altura. E ao sentir que os capangas se aproximavam atirando cada vez mais, deu um salto fantástico para o precipício e a sombrinha se abriu em sua mão sumindo de vista dos capangas que o perseguiam.
Estes ficaram atordoados, pois nem sinal do escravo, ele simplesmente tinha sumido no ar. Nenhum tinha a coragem de ficar tão próximo a borda da pedra do morro para verificar a queda e o paradeiro do corpo do escravo, nem mesmo o capataz conseguiu pois ventava muito e uma queda seria fatal.
Como não encontraram o corpo, decidiram voltar ao coronel e dizer que o escravo havia se jogado morro abaixo e que ao bater nas pedras haveria morrido e o corpo ficara em pedaços espalhados morro abaixo. Como foi dado como morto o escravo parou de ser perseguido pelo fazendeiro. Porém, o negro Inácio, nosso herói, continuou vivinho como havia planejado. No local onde ele fez o pulo daquela borda saliente da pedra, há alguns poucos metros abaixo, havia uma outra borda de pedra onde ele amorteceu o salto e se encolheu encostado em um vão junto a parede do pedra do morro, para evitar que fosse localizado pelos inimigos dando a eles a impressão que teria se precipitado morro abaixo. O fazendeiro de início não acreditou muito não e foi até lá no morro para verificar, mas quando viu o local onde o escravo que havia pulado se convenceu da morte do infeliz.
Algum tempo depois a sinhazinha voltou a sair de casa e a encontrar com seu amante numa grutinha junto ao morro. Tomava muito mais cuidado para não serem descobertos. Só que a sinhazinha havia engravidado do escravo seu amante. O pai da moça que já estava doente de tanta raiva que passou, piorou muito mais a sua saúde, que já era debilitada pela idade.E em pouco tempo veio a morrer. Foi então que os sonhos do escravo Inácio e sua sinhazinha se realizaram, pois assumiram o relacionamento amoroso, tiveram um lindo filho e viveram felizes pelo resto de suas vidas. Daí surgiu o nome para aquele lindo morro, em homenagem ao escravo Inácio que se tornou pai do filho de sua sinhazinha. Por isso Morro do Pai Inácio, um dos cartões postais mais lindos da Chapada Diamantina.
10 lugares únicos pelo mundo que irão te surpreender
Lugares deslumbrantes, surreais, esculpidos pela natureza na sua mais singela simplicidade. Combinações geográficas, características climáticas ou até desenvolvidas pelo homem, inúmeras outras curiosidades envolvem alguns dos destinos mais extraordinários do planeta.
Parque Geológico Nacional Zhangye Danxia
Este geoparque chinês, conhecido por ter suas montanhas coloridas que mais parecem pinturas, esta localizado perto da cidade de Zhangye, na província de Gansu. Esse tipo de geomorfologia única, encontrada apenas na China, consiste em formações de arenito e outros depósitos minerais que foram se acumulando por mais de 24 milhões de anos.
Kawachi Fuji Gardens
A maior atração de Kitakyushu, conhecido como o jardim japonês, abriga um dos mais belos tuneis floridos do mundo! Com aproximadamente 20 tipos de trepadeiras (glicínias), wistérias nativas da Ásia. A época mais visitada é entre abril e o meio do mês de maio.
As colinas do Chocolate
Com mais de mil colinas e muitos mistérios envolvendo sua formação, elas detém a posição de ser a atração turística mais popular da ilha de Bohol, nas Filipinas.
Plitvice Lakes
A Croácia possui vários parques nacionais, mas o Plitvice é incomparável. São 20 mil hectares surpreendente, com várias cascatas e piscinas naturais de água transparente. A fauna e a flora local é rica e preservada, para os mais sortudos é possível avistar ursos no horário da manhã.
Fly Geyser
O Fly Geyser, foi criado a partir de uma parceria inusitada entre a natureza e o homem. Essa região de Nevada nos Estados Unidos era usada na exploração geotermal e uma falha na perfuração criou esse gêiser, mas seu tamanho e formato esquisito é fruto de centenas de anos de uma longa e constante solidificação de minerais contidos na água e a sua coloração vem das algas que crescem em superfícies húmidas e de alta temperatura, criando assim uma incrível mistura de cores.
Salar de Uyuni
Perto da cordilheira dos antes, na Bolívia, a maior atração turística é uma enorme planície de sal, considerado o maior espelho natural do mundo e os turistas aproveitam para poder andar nas nuvens. Seja você um profissional ou apenas um apaixonado por fotos, as possibilidades de “brincar” nesse lugar são infinitas!
Lençóis Maranhenses
Não apenas único, mas considerados por muitas pessoas como simplesmente o lugar mais fantástico do mundo! Já seria belo pelas dunas, mas por se localizar perto da floresta amazônica, os lençóis recebem uma grande quantidade de chuva, o que acabou por formar milhares e milhares de lagoas e varias delas estão repletas de vida, e cada lagoa funciona como um ecossistema único.
Hidden Beach
A Playa de amor, mais conhecido como a praia escondida, fica nas ilhas marietas no Mexico, em um arquipélago tão belo que virou uma reserva da biosfera em 2010 pela UNESCO. A visita já valeria por ser uma praia de aparência única, mas ainda é possível ver baleias, golfinhos, tartarugas marinhas, arraias, polvos, aves exóticas e milhares de peixes.
Silfra
O parque nacional Thingsvellier, na Islândia é um dos pontos favoritos dos mergulhadores por ter uma visibilidade debaixo d’agua de mais de 100 metros, parecendo uma enorme piscina e é o único ponto onde existe a chance de você nadar entre uma rachadura de duas placas tectônicas continentais.
A Mina de Naica
Era para ser apenas uma mina de cobre, zinco e prata, se não fosse pelo seu cenário que mais parece um filme de ficção cientifica. Da para ver o tamanho dos cristais de Selenita pela foto, alguns dos maiores chegam a ter 11 metros de comprimento. (use essa parte se preferir*) Infelizmente se você não for um geólogo e estiver usando um equipamento adequado, você não poderá visitá-la, pois a temperatura chega a mais 50º e a humidade a 100% e uma pessoa exposta a esta situação por mais de 6 minutos começam a ter desmaios. Mas se você é amante de cavernas ou esta interessado em conhecer algumas que são abertas para o publico, confira outras matérias do Guia, dedicado a elas que são tão belas, enigmáticas e algumas vezes perigosas.
Planeje sua viagem:
100 LUGARES PARA CONHECER NO BRASIL
Parques, praias, cachoeiras, dunas, lagoas, cidades históricas e muito mais. Muitos turistas gostam de viajar para conhecer locais e monumentos famosos em países como França, EUA, Inglaterra, entre outros. No entanto, o Brasil também conta com vários destinos tão atraentes para viajar quanto outros países.
O Brasil é maravilhoso, de norte a sul do país encontramos diferentes paisagens que enchem os olhos de turistas do mundo inteiro. O Guia Viajar Melhor selecionou os melhores lugares para se aventurar e curtir paisagens surreais. Prepare a sua mochila e pegue a estrada para curtir um país bonito por natureza!
Baía dos Porcos, Fernando de Noronha – PE
Centro Histórico de Paraty – RJ
Morro do Pai Inácio, Chapada Diamantina – BA
Praia do Aventureiro, Ilha Grande – RJ
Piscinas naturais de Maragogi – AL
Cânion do Xingó – SE
Baía dos Golfinhos, Pipa – RN
Vale da Lua, Chapada dos Veadeiros – GO
Cachoeira do Urucá, Uiramutã – RR
Praia de Tambaba, Conde – PB
Pelourinho, Salvador – BA
Caverna Aroe Jari, Chapada dos Guimarães – MT
Alter do Chão, Santarém – PA
Piscinas naturais de Porto de Galinhas – PE
Praia do Gunga, Barra de São Miguel – AL
Monte Roraima – RR
Parque Nacional dos Lençois Maranhenses – MA
Pão de Açucar, Rio de Janeiro – RJ
Centro Histórico de Ouro Preto – MG
Praia do Forno, Arraial do Cabo – RJ
Praia do Saco, Estância – SE
Poço Azul, Riachão – MA
Lagoa Azul, Jericoacoara – CE
Sítio Arqueológico de São Miguel das Missões – RS
Cataratas do Iguaçu, Foz do Iguaçu – PR
Pedra Furada, Parque Nacional da Serra da Capivara – PI
Lagoinha do Leste, Florianópolis – SC
Falésias da Praia de Canoa Quebrada – CE
Cânion Itaimbezinho – Cambará do Sul – RS
Gramado, Serras Gaúchas – RS
Dunas de Genipabu – RN
Centro Histórico de São Luís – MA
Jardim Botânico de Curitiba – PR
Caminho das Pedras, Bento Gonçalves – RS
Fervedouro, Jalapão – TO
Ponta Negra, Natal – RN
Inhotim, Brumadinho – MG
Copacabana, Ipanema e Leblom, Rio de Janeiro – RJ
Arquipélago de Anavilhanas, Manaus – AM
Cachoeira do Tabuleiro, Parque Nacional da Serra do Cipó – MG
Palácio Quitandinha, Petrópolis – RJ
Cristo Redentor, Rio de Janeiro – RJ
Encontro das Águas, Manaus – AM
Rio Sucuri, Bonito – MS
Lagoa da Água Milagrosa, Cáceres no Pantanal Matogrossense – MT
Pedra Azul, Domingos Martins – ES
Praia do Espelho, Caraíva – BA
Praia do Patacho, Porto das Pedras – AL
Praia da Joaquina, Florianópolis – SC
Lagoa Azul, Nobres – MT
Cachoeira do Abade Pirenópolis – GO
Centro histórico de Olinda – PE
Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres, Ilha do Mel – PR
Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, Caravelas – BA
Delta do Parnaíba – PI
Teatro Municipal de Manaus – AM
Mercado Ver-o-Peso, Belém – PA
Praia do Bonete – Ilhabela – SP
Itaúnas – ES
Praia dos Carneiros, Tamandaré – PE
Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Teresópolis – RJ
Pedra Furada, Urubici – SC
Duna do Pôr do Sol, Jericoacoara – CE
Cascata do Caracol, Canela – RS
Baía do Sancho, Fernando de Noronha – PE
Piscinas naturais de Moreré, Ilha de Boipeba – BA
Pomerode a cidade com arquitetura enxaimel – SC
Centro turístico de Campos do Jordão – SP
Praia da Graciosa, Palmas – TO
Praia da Guarita, Torres – RS
Eixo Monumental, Brasília – DF
Dunas do Jalapão – TO
Centro Histórico de Mariana – MG
Furnas do Parque Estadual de Vila Velha – PR
Gruta do Maquiné, Cordisburgo – MG
Cavernas do Petar, Apiai – SP
Poço Encantado, Sengés – PR
Gruta Azul, Chapada Diamantina – BA
Ilha de Cataguases, Angra dos reis – RJ
Guarda do Embaú, Palhoça – SC
Cachoeira do Buracão, Chapada Diamantina – BA
Praia do Francês, Marechal Deodoro – AL
Parque Nacional do Pantanal Matogrossense – MT
Lagoa Misteriosa, Bonito – MS
Lagoinha , Paraipaba – CE
Lagoa Azul, Ilha Grande – RJ
Primeira Praia, Morro de São Paulo – BA
Cânion do Poti, PI
Cachoeira El Dorado, Serra do Aracá – AM
Praia Barra dos Remédios, Camocim – CE
Cachoeira do Formiga, Jalapão – TO
Praia do Carro Quebrado, Barra de Santo Antônio – AL
Capitólio – MG
Península de Maraú – BA
Bombinhas – SC
Av. Paulista, São Paulo – SP
Gruta de Ubajara, Ubajara – CE
Piscinas Naturais, Maracajaú – RN
Museu de Arte Contemporânea de Niterói, Niteói – RJ
Ilha do Campeche, Florianópolis – SC
Lopes Mendes, Ilha Grande – RJ
Assinar:
Postagens (Atom)