domingo, 10 de novembro de 2013

Mitologia Grega: Cérbero - o cãozinho de Hades


Cérbero é o cão mais famoso de toda a Mitologia; guardião do Reino dos Mortos, a sua missão não consistia em impedir a entrada de alguém (como faz qualquer cão de guarda que se preze), mas sim, em não deixar ninguém sair de lá.
De acordo com a mitologia, Cérbero era filho de Tifão e Equidna (dois grandes inimigos do Olimpo) e pai da famosa Esfinge. Etimologicamente falando, significa "demônio do poço".
Quando os homens morriam, eram transportados na barca de Caronte para a outra margem do rio Aqueronte, onde estava a entrada do reino de Hades. O acesso estava vedado por uma porta de diamante, junto da qual Cérbero montava guarda. Sempre feroz, atormentava não só as almas que tentavam escapar do inferno, como também as que ali penetravam. Por causa disso, muitos costumam descrevê-lo como devorador de homens. Outros mitos relatam ainda que Hades condenava criminosos e assassinos cruéis a terem seus corpos comidos pelo seu "cãozinho de guarda".
A verdadeira forma de Cérbero é uma incógnita devido as contradições da mitologia. Alguns mitos o descreve como um cão de duas ou três cabeças; enquanto algumas passagens da Teogonia de Hesíodo, atribui a ele cerca de cinquenta, já autores antigos, como Horácio e Licofrone, chegam a atribuir-lhe nada menos que cem cabeças. Cérbero possui outras aparências, como uma serpente com cabeça de dragão ou um leão com cabeças de serpente e outras mais, tudo fruto da imaginação dos povos helênicos. No entanto a mais comum e aceitável é de um cão pra lá de grande e com três cabeças.
Outro fato curioso em relação ao cãozinho de Hades é que para enganar as almas que tentavam fugir e aos espertinhos que queriam invadir as profundezas, Cérbero costumava dormir de olhos abertos e manter-se acordado mesmo de olhos fechados.



Fofão, o boneco satânico ?


Que os bonecos do Fofão vinham com uma faca dentro deles todo mundo já sabe, o que poucos sabem é o motivo disso. 
Muitos diziam que os bonecos incentivavam o assassinato e que esse incentivo vinha de mensagens subliminares escondidas nas músicas do personagem, outros apontavam motivos ainda mais mirabolantes e místicos, mas nada disso era verdade. Em sua maioria, esses boatos foram divulgados pela equipe por trás de uma apresentadora infantil que concorria com o programa do Fofão.



O que poucos sabiam, até agora, era que Fofão era algo mais do que um simples apresentador de programa infantil, Fofão era um Cérbero, um cão de guarda do Inferno.

A foto foi ampliada digitalmente para que fosse possível observar com riqueza de detalhes os rostos das duas cabeças sobressalentes que se passavam por bochechas.
Praticamente ninguém percebeu isso porque suas duas cabeças sobressalentes ficavam disfarçadas, como se fossem bochechas, mas apesar do título ele não veio com a missão de assolar a Humanidade, muito pelo contrário, ele veio protegê-la. 
Como Cérbero, sua função é guardar as portas do Inferno para que as almas condenadas não saiam de lá. Mas às vezes um espírito conseguia furar a guarda e vinha assombrar o mundo dos vivos, porém elas sempre foram recuperadas. Até que uma conseguiu fugir e permanecer assolando a Humanidade por tempo indeterminado.



Incumbido de recuperar essa alma pessoalmente o Cérbero veio a Terra buscar a entidade fugitiva. Sabendo que ela havia atacado a população através de seu ponto mais fraco, as crianças, o Cão decidiu combater fogo com fogo e assumiu o pseudônimo de Fofão, iniciando sua empreitada na tentativa de adentrar todos os lares e assim aumentar sua área de cobertura, já que eram nas casas que a Loira do Banheiro mais costumava aparecer. 
Para isso o Fofão mandou que confeccionassem bonecos vodus que eram sua imagem e semelhança, e em cada boneco deveria haver um Kris, um punhal que era usado para aprisionar a alma dos sacrifícios nos antigos rituais pagãos da Indonésia.


Dois exemplares diferentes do punhal Kris encontrado dentro dos bonecos do Fofão.
O Kris tem propriedades místicas, ele pode não só armazenar espíritos como também serve de link sobrenatural, como se fosse um portal que leva os espíritos de um Kris a outro; desde que se soubesse usá-lo, é claro.
Com a popularidade de Fofão entre as crianças não foi difícil ter um desses bonecos dentro de cada casa onde houvesse uma criança, o Cérbero assim pôde armar uma emboscada. Recapturar a Loira do Banheiro agora seria apenas uma questão de tempo.
Mas de alguma forma, talvez por obra da Necromante que trouxera a Loira, as pessoas ficaram sabendo da existência desse punhal dentro dos bonecos, porém de uma forma completamente distorcida.
Amedrontados com as mentiras espalhadas, as pessoas começaram a destruir os bonecos do Fofão aos montes em busca do Kris, que para os leigos eram apenas facas, e a se livrar deles, deixando assim o mundo vulnerável às ações malignas da Loira do Banheiro.
Porém o Cérbero ainda não se foi e isso me faz crer que ainda existam bonecos do Fofão intocados em algum lugar. Por isso peço que repassem esta mensagem para todos os seus contatos antes que todos os Fofões sejam efetivamente desarmados de seu punhal e o mundo fique à mercê da Loira e de sua Necromante.

Aqui uma foto de um jornal da época da “caça aos Fofões”. Aqui o punhal Kris era preso à cabeça do boneco e se alongava até sua perna esquerda.


O Fofão, personagem do programa Balão Mágico era um sucesso só, tanto que ganhou uma linha de biscoitos (o clássico Lanche do Fofão - que era um wafer tamanho gigante, que as mães adoravam botar em nossas lancheiras), bombons  e bonecos. Porém, o boneco, desde o seu lançamento, é acompanhado de uma lenda macabra. Reza a lenda, que todos os bonecos tinham, entre o pescoço e a cabeça do boneco, uma espécie de punhal. E pra completar, a população insuflava a lenda, dizendo que tinham mesmo encontrado o tal punhal - eu tive o boneco do Fofão, e dentro do meu não tinha absolutamente nada.

A lenda dizia que o ator Orival Pessini (que depois do Balão Mágico, se consagrou com o maluco-beleza Patropi) tinha feito um pacto com o diabo para decolar na carreira artística e que por conta disso, tinha dado um jeito que os bonecos de seu personagem tivessem dentro de si a tal arma-branca. Outra versão da lenda dizia que os fabricantes eram servos do demônio, e por isso colocavam o punhal dentro do boneco e que todos que tivessem o brinquedo deveriam jogá-lo no lixo imediatamente.
 O que eu sei é que essa lenda fez com que o boneco vendesse a rodo, pra galera conferir se era satanismo ou não. Isso é que eu chamo de golpe de marketing .

sábado, 9 de novembro de 2013

Os atores por trás de personagens famosos

Quem nunca se perguntou quem era o ator por trás de algum personagem? Confira essa lista com imagens e descrição dos atores por trás de personagens famosos:

ALF / Mihály “Michu” Meszaros (1986) – (no Brasil: ALF, o ETeimoso)


A série ALF, começa quando um ET atrapalhado segue um sinal de rádio e acaba caindo na garagem da casa da família Tanner. A partir daí, ALF vira membro da família, eles o ajudam a se esconder da Alien Task Force (um grupo do exército especializado em captura de extraterrestres) e dos seus vizinhos, Trevor e Raquel Ochmonek. Foi exibido originalmente naNBC de 1986 a 1990, no Brasil foi exibido pela primeira vez em 1987, pela Rede Globo dentro do programa Sessão Comédia. Ainda teve outras exibições por diferentes emissoras, no final da década de 90 foi exibido pela Band e a partir de 2004 pelo SBT. Quando ALF precisava aparecer por completo, seja andando ou etc, Mihály “Michu” Meszaros entrava dentro da fantasia graças aos seus 83.84 centímetros de altura, e desempenhava o papel, com isso ficou conhecido como o ator por trás de ALF, o ETeimoso. 

Alien / Bolaji Badejo (1979) – (no Brasil: Alien, o 8º Passageiro)


Alien é um filme de 1979 do gênero ficção científica, terror e suspense. O nome do filme refere-se ao antagonista, uma criatura alienígena que persegue e mata a todos de uma nave espacial. O ator por trás de “Alien” foi o – na época estudante – nigeriano, Bolaji Badejo. Badejo foi descoberto por um membro da equipe de seleção do elenco do filme, o diretorRidley Scott achou que Badejo seria perfeito para interpretar Alien, visto que Badejo tinha 2,18 m de altura e, por ser bem magro e ter braços e pernas longos de mais para serem reais, criaria a ilusão de que era impossível uma pessoa estar dentro do figurino, interpretando Alien. 

Housefly (Seth Brundle) / Jeff Goldblum (The Fly – 1986) – (no Brasil: A Mosca)


A Mosca (The Fly) é um filme de 1986 do gênero horror e ficção científica. O brilhante cientista Seth Brundle (Jeff Goldblum) testa uma máquina de teletransporte de matéria, depois de vários testes em animais e objetos, ele resolve testar em seres humanos, usando a si próprio como cobaia. Ele entra na máquina e não percebe que uma mosca também entrou com ele, quando sai, percebe que o DNA dele havia sido fundido com o DNA da mosca assim começando as transformações em seu corpo. A mosca foi interpretada pelo próprio Jeff Goldblum, a maquiagem usada foi tão boa que venceu um Oscar na categoria melhor caracterização. 

Jason Voorhees (Friday the 13th – 1980) / Ari Lehman – (no Brasil: Sexta-feira 13)


Jason Voorhees não precisa de introduções, o personagem principal dos filmes de terror da franquia Sexta-Feira 13 é um dos, senão o mais famoso personagens dos filmes de terror. Ari Lehman interpreta Jason no primeiro filme, quando ele ainda era criança, na sequência da franquia, Jason é interpretado por diferentes atores sendo eles Ari Lehman (criança),Warrington Gillette, Steve Daskewisz, Richard Brooker, Ted White, Tom Morga, C.J. Graham & Dan Bradley, Kane Hodder, Ken Kirzinger, Derek Mears, o único a repetir o personagem foi Kane Hodder, conseguindo esse feito por quatro vezes, em Sexta-Feira-13 – Partes 7 e 8, Jason Vai Para O Inferno e Jason X. Hodder tem 1,92 m de altura, talvez por isso, pela alta estatura tenha sido escolhido para repetir o personagem. Hodder também foi o responsável por mudar – em termos – algumas coisas sobre Jason, como por exemplo, nos primeiros filmes, Jason corre atrás de suas vítimas, Hodder disse ao diretor que Jason jamais deveria correr atrás de suas vítimas, e também não poderia machucar crianças ou animais, a partir daí Jason anda atrás de suas vítimas, não machuca crianças e nem animais. Em Sexta-Feira 13 – Parte 8 (1989), no roteiro original, Jason deveria chutar um cachorro, Hodder se recusou a fazê-lo, dizendo que Jason matava pessoas, mas não era perverso a tal ponto de chutar um cachorro. 

Barney (Barney & Friends) / David Joyner (1992 – 2009) – (no Brasil: Barney e seus Amigos)


Barney é um Tiranossauro Rex roxo e ver semelhante a um bicho de pelúcia, veio a vida graças a imaginação das crianças. Apesar de ser um dinossauro do tipo carnívoro, Barney gosta de muitos alimentos diferentes, como frutas e vegetais, porém seu prato predileto é sanduíche de manteiga de amendoim e geléia com um copo de leite. Uma curiosidade é queSelena Gomez, Demi Lovato e Debby Ryan já participaram do programa quando crianças. Barney e seus amigos atualmente vai ao ar na Discovery Kids. David Joyner interpretou Barney de 1991 até 2001. 

Gill-Man (Creature from the Black Lagoon) – (Monstro da Lagoa Negra) / Ben Chapman (1954) – (no Brasil: O Monstro da Lagoa Negra)


O monstro da lagoa negra (Gill-Man) é o último sobrevivente de uma espécie de humanóides anfíbios que viveram na Era Devoniana. Habitava uma remota e desconhecida lagoa localizada numa parte inexplorada da Floresta Amazônica. Apareceu pela primeira vez no filme O monstro da lagoa negra (Creature from the Black Lagoon – 1954). Também apareceu no filme Deu a louca nos monstros (The Monster Squad – 1987) e na série Os Monstros (The Munsters – 1964). Ben Chapman fez o personagem em terra. 

Gríma Wormtongue (Gríma Língua-de-cobra) / Brad Dourif (The Lord of the Rings) – (no Brasil: O Senhor dos Anéis)


Gríma é um personagem da obra O Senhor dos Anéis, no começo era um espião de Saruman, seu objetivo era enfraquecer o poder de Rohan, começando pelo rei Théoden. Dessa forma, Saruman poderia investir com seu exército de Uruk-Hai e exterminar todos aqueles que poderia ser aliados de Gondor na batalha final. Gríma estava conseguindo fazer o Rei Théoden ficar sob influência de Saruman por meio dele mesmo, Gandalf descobriu o plano de Gríma assim revelando a verdade ao Rei Théoden e o libertando. Gríma foi expulso daquela terra e voltou para a Torre de Orthanc, como prisioneiro junto com o seu mestre, Saruman. Depois de muito tempo, quando foram libertados, os dois foram até Condado. Durante a estadia em Condado, Gríma assassinou Lotho Pústula, enquanto o mesmo dormia. Saruman divulgou a morte de Lotho e disse que Gríma quem poderia ter comido ele, no final deste conflito o mago foi traído por Gríma que cortou a sua garganta, matando-o. Gríma foi morto depois de ser acertado por três flechas, enquanto tentava fugir dos hobbits logo após matar Saruman. Gríma foi interpretado nos filmes por Bradford Claude “Brad” Dourif, conhecido ator americano, ele fez Chucky na série Child’s Play (no Brasil: Chucky: Brinquedo Assassino) antes de transferir sua alma para o boneco e também é a voz padrão do boneco em todos os filmes da franquia. 

Gollum (Sméagol) / Andy Serkis (The Lord of the Rings) – (no Brasil: O Senhor dos Anéis)


Sméagol, seu antigo nome, vivia com sua família nos Campos de Lis, em 2463, dia de seu aniversário, foi pescar com seu primo Déagol. Déagol caiu na água e achou o anel que Isildur havia deixado cair ali há muito tempo. Sméagol matou seu primo Déagol para ficar com o anel, dizendo que seria seu “presente de aniversário”. Foi expulso da família após isso, fugiu para o norte e se refugiou nas Montanhas Sombrias. Foi aí que passou a se chamar Gollum, por causa do som que fazia com sua garganta. Ficou com o anel por mais ou menos 500 anos, num lago profundo. Certo dia, no ano de 2941 da terceira era, perdeu seu anel nas cavernas da montanha. Foi aí que o hobbit Bilbo Bolseiro achou o anel e o guardou, enfrentou dificuldades pra ficar com o anel, porém conseguiu ficar com ele. No fim, já idoso, Bilbo deu o anel para seu jovem sobrinho, Frodo Bolseiro. Sméagol é um personagem feito por CGI (Computer-generated imagery, em uma tradução livre Imagem em computação gráfica), ele é dublado e performado pelo ator Andy Serkis. 

Christopher Johnson / Jason Cope (District 9 – 2009) – (no Brasil Distrito 9)


O alienígena Christopher Johnson chegou à terra em março de 1982, quando uma grande nave alienígena pairou sobre Joanesburgo, África do Sul. Três meses depois, uma equipe entra na nave e descobre um grupo de mais de um milhão de extraterrestres artrópodes, como eles não têm líder, são refugiados na Terra. No filme o Distrito 9, Cope desempenhou uma variedade de personagens, além do principal, Christopher Johnson, criado inteiramente por CGI utilizando um processo semelhante à criação do personagem Gollum (Sméagol) da trilogia “O Senhor dos Anéis“. 

R2-D2 / Kenny Baker (Star Wars – 1997 – 2005) – (no Brasil: Guerra nas Estrelas)


R2-D2 é um dos principais personagens de Star Wars. É um robô que é responsável pela manutenção de astronaves, sua linguagem é incompreensível, sendo composta de bipes e ruídos. Foi interpretado pelo anão Kenny Baker. 

C-3PO / Anthony Daniels (Star Wars – 1997 – 2005) – (no Brasil: Guerra nas Estrelas)


C-3PO é um andróide de Star Wars (Guerra nas Estrelas). É fluente em 6 milhões, sim, milhões, de meios de comunicação, parceiro inseparável de R2-D2, C-3PO foi encontrado no lixo e é reconstruído por Anakin Sywalker (futuramente Darth Vader) a partir de sucatas. No começo todos seus mecanismos ficavam expostos, mais tarde ele ganhou placas de revestimento que o ajudaram a se proteger das tempestades de areia. Ao lado de R2-D2, C-3PO é o único personagem a ser interpretado pelo mesmo ator em todos os filmes da franquia, sendo sempre interpretado por Anthony Daniels. 

Chewbacca / Peter Mayhew (Star Wars – 1997 – 2005) – (no Brasil: Guerra nas Estrelas)


Chewbacca é um personagem de Star Wars. Chewie é o co-piloto da nave Millenium Falcon, é um alienígena que tem dons para mecânica, é sábio e temperamental. Morreu quando foi a uma missão com os filhos de Han e da Princesa Leia ao planeta Sempidal, o planeta estava prestes a explodir e Chewie se atrasou, Anakin optou por salvar a si e seus irmãos e deixar Chewie morrer, morreu esmagado por um pedaço de uma das luas do planeta. Chewbacca foi interpretado por Peter Mayhew, escolhido pelo próprio George Lucas (criador) devido a seus 2,15m de altura. 

Darth Maul / Ray Park (Star Wars – 1997 – 2005) – (no Brasil: Guerra nas Estrelas)


Darth Maul é um personagem de Star Wars. É um Zabrak, seus chifres são sua marca registrada. Foi interpretado por Ray Park, foram criados todos os tipos de designs para o rosto de Maul, até um que o deixava mascarado e rivalizasse com Darth Vader, porém optaram por ficar com um segmento de pinturas e tatuagens, chegando ao visual de Maul. 

Anakin Skywalker – Darth Vader / David Prowse (Star Wars – 1997 – 2005) – (no Brasil: Guerra nas Estrelas)


Anakin Skywalker, depois conhecido como Darth Vader é o personagem principal de Star Wars. Considerado por muitos o maior vilão da história do cinema, Vader traiu e ajudou a destruir a Ordem da qual fazia parte, em combate já decepou a mão de seu filho, cortou o corpo de seu mestre – já idoso – ao meio, congelou um ser humano vivo em carbonita, entre muitas outras coisas. Dono de um visual medonho, 2 metros de altura de pura maldade, uma voz terrível, respiração mais terrível ainda, Vader sem dúvidas é uma das melhores criações de George Lucas. Foi interpretado por David Prowse na trilogia clássica de Star Wars: Episódio IV, Star Wars: Uma Nova Esperança, Star Wars Episódio V: O Império Contra-Ataca e Star Wars Episódio VI: O Retorno de Jedi. Prowse conseguiu o papel por ter 2 metros de altura e 120kg, porém sua voz não era boa o bastante para um personagem tão perverso, então o criador George Lucas decidiu que o ator James Earl Jones dublaria Vader enquanto David o interpretava. 

The Mouth of Sauron – Boca de Sauron / Bruce Spence (The Lord of the Rings) – (no Brasil: O Senhor dos Anéis)


Boca de Sauron (Mouth of Sauron) é um personagem de O Senhor dos Anéis. Aparece nas cenas extendidas do filme O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei, ele era o tenente de Sauron, sendo seu mensageiro, no fim morre decaptado por Aragorn. Foi interpretado por Bruce Spence, conhecido por ser Gyro em Mad Max. 

Fran Sinclair – Fran da Silva Sauro (Dinosaurs 1991 – 1994) – (no Brasil: Família Dinossauros)


Fran é um alossauro, tem 38 anos de idade, esposa de Dino da Silva Sauro e mãe de Bob, Charlene e Baby da Silva Sauro. É interpretada pelo ator, modelo e skatista Tony Sabin Prince. 

Ludo (Labyrinth – 1986) – (no Brasil: Labirinto – A magia do tempo)


Ludo fez parte do filme Labirinto, fazendo parte da trupe de Sarah Williams (Jennifer Connelly), vive no Labirinto da Cidade dos Duendes. O boneco Ludo foi criado por Ron Mueck, quem o interpretou foi Rob Mills, que viria a interpretar Bob Silva Sauro (Robbie Sinclair) em “Família Dinossauros” (Dinosaurs). 

Diva Plavalaguna / Maïwenn Le Besco (The Fifth Element – 1997) – (no Brasil: O Quinto Elemento)


Diva Plavalaguna é uma personagem do filme O Quinto Elemento. Foi interpretada por Maiwenn Le Besco. 

E.T. / Michael Pat Bilon (E.T. the Extra-Terrestrial 1982/2002) – (no Brasil: E.T. – O Extraterrestre)


E.T. fica perdido na Terra e para sua sorte faz amizade com Elliott (Henry Thomas), um garoto de 10 anos que o protege e evita com que ele seja capturado pelo serviço secreto americano. No fim E.T. consegue regressar ao seu planeta. E.T. foi interpretado por Pat Bilon, que morreu em 1983 por pneumonia. Logo depois de sua morte, Fred Skidmore, porta-voz daUniversal Studios, confirmou que Bilon interpretava o E.T. em E.T. – O Extraterrestre na maior parte do filme. “Qualquer um que ficasse perto de Pat Bilon por mais de 10 minutos era considerado um amigo por ele. Ele era um dos nossos favoritos por aqui.” completou o porta-voz. Steven Spielberg, diretor e produtor do filme, também comentou sobre a morte deBilon. “Pat Bilon era mais do que um grande ajudante do E.T.“, disse ele. “Ele era um bom amigo e nós vamos sentir a falta dele de todo nosso coração”. 

The Creeper – Olhos Famintos / Jonathan Breck (Jeepers Creepers 2001/2003/2013) – (no Brasil: Olhos Famintos)


The Creeper (Olhos Famintos) é um antigo demônio, que só aparece na primavera, a cada 23 anos, durante 23 dias. Sempre acorda com fome, fazendo banquete com partes do corpo de humanos, que após o consumo, passam a fazer parte de seu próprio corpo. Ele também diz que busca suas vítimas através do medo, que pode sentir o cheiro do medo. Foi interpretado por Jonathan Breck nos dois primeiros filmes e também será interpretado por ele em Jeepers Creepers 3: Cathedral (Olhos Famintos 3, no Brasil) que será lançado oficialmente em 2013. 

Eytukan / Wes Studi (Avatar – 2009)


Eytukan é o pai da protagonista Neytiri, líder guerreiro do clã Omaticaya. Também é conhecido como Olo’eyktan. É interpretado por Wesley “Wes” Studi, ator conhecido por representar papéis indígenas. 

Neytiri / Zoe Saldana (Avatar – 2009)


Neytiri (Zoe Saldana) é a protagonista do filme Avatar junto com Jake Sully (Sam Worthington). É a princesa do clã Omaticaya, Neytiri foi a responsável por levar Jake ao clã e ensiná-lo a ser como eles. Foi interpretada pela americana Zoe Yadira Saldaña Nazario. 

Frankenstein – A Criatura / Robert de Niro (Mary Shelley’s Frankenstein – 1994) – (no Brasil: Frankenstein de Mary Shelley)


Um doutor utiliza seus experimentos para trazer uma criatura feita com partes dos corpos de cadáveres à vida. Robert de Niro foi quem interpretou a criatura. 

Freddy Krueger / Robert Englund (A Nightmare on Elm Street 1984 – 1994) – (no Brasil: A Hora do Pesadelo)


Freddy é um personagem da franquia de filmes de terror “A Nightmare on Elm Street” (A Hora do Pesadelo, no Brasil). Freddy foi morto queimado, após matar várias crianças, como vingança, Freddy volta e passa a atacar pessoas em seus sonhos, assim matando-as no mundo real. Tem o poder de controlar os sonhos das pessoas e matá-las durante o sono, é imortal quando está no sonhos, pode se teleportar, seus poderes permitem que ele possa se transformar no que quiser, também podendo transformar o ambiente no que desejar. Foi interpretado por Robert Englund nos 6 primeiros filmes e por Jackie Earle Haley no remake de 2010. 

Pale Man / Homem Pálido (El Laberinto del Fauno – 2006) – (no Brasil: O Labirinto do Fauno)


Homem Pálido, é um monstro sinistro devorador de crianças. Foi interpretado por Doug Jones, este que interpretou o próprio Fauno no filme, também interpretou Abe Sapien em Hellboy, em Hellboy 2 além de interpretar Abe de novo, interpretou o Anjo da Morte (Angel of Death). Em Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado (Fantastic Four: Rise of the Silver Surfer) ele interpretou o Surfista Prateado. 

Pennywise / A Coisa (It – 1990) – (no Brasil: It – Uma Obra Prima do Medo)


Pennywise ou A Coisa é um palhaço que após aterrizar uma cidade, desaparece por 30 anos, 30 anos depois ele reaparece. Ele se alimenta do medo das crianças, Pennywise tem mais de 200 anos e parece ser imortal. Pode ler a mente das pessoas, assim podendo se transformar no que lhe dá mais medo, assim como Freddy Krueger. Se denomina devorador de crianças e mundos, além de aparecer no filme It, aparece também na segunda temporada da série Supernatural (Sobrenatural). Foi interpretado por Tim Curry, conhecido ator e dublador, participou de vários filmes, sendo na maioria filmes de terror, também participou do filme Congo (1995) e interpretou Long John Silver em Muppet Treasure Island(Os Muppets na Ilha do Tesouro – 1996). 

Big Bird – Garibaldo / Caroll Spinney (Sesame Street – 1972 – 1977) – (no Brasil: Vila Sésamo)


Garibaldo (Big Bird) é um personagem do programa Vila Sésamo (Sesame Street). Ele é um enorme pássaro amarelo (também já foi azul, na antiga versão brasileira), é gentil, curioso e adora fazer novas amizades. Garibaldo foi interpretado por Caroll Spinney, porém, Spinney envelheceu, sendo Rick Lyon e Matt Vogel seus novos intérpretes. Caroll Edwin Spinney é um apresentador de bonecos no teatro de boneco, famoso por além de manipular o pássaro Garibaldo, também por manipular Oscar the Grouch (conhecido no Brasil como Oscar ou Gugu). 

Harry / Kevin Peter Hall (Harry and the Hendersons – 1987) – (no Brasil: Um Hóspede do Barulho)


A família Henderson atropela Harry, eles pensam que Harry é um homem, quando vão verificar é algo muito diferente: o Pé Grande (Big Foot). Levam Harry para casa pensando que ele está morto e que eles poderiam tirar algum proveito financeiro disso, porém, Harry está vivo e ao contrário do que eles imaginavam, de monstro ele não tem nada. Eles decidem chamá-lo de Harry, que aos poucos se torna um membro da família, fazendo com que os Hendersons façam de tudo para escondê-lo das autoridades. Foi interpretado por Kevin Peter Hall, conhecido por interpretar personagens famosos no cinema, como: o monstro do armário em O Monstro do Armário (Monster in the Closet – 1986), Yautja O Predador no filme O Predador (Predator – 1987). Morreu em 1991 pouco tempo depois de anunciar que havia contraído AIDS durante uma transfusão de sangue, vítima de uma pnemonia, com apenas 35 anos de idade. 

Jeriba Shigan – Jerry / Louis Gossett Jr. (Enemy Mine – 1985) – (no Brasil: Inimigo meu)


Jeriba é um alienígena que era inimigo de guerra do humano Willis Davidge, depois de ambos ficarem perdidos em um planeta inóspito, passam a ser grandes amigos. Foi interpretado por Louis Cameron Gossett, Jr. 

Noturno / Nightcrawler (X-men 2 – 2003)


Noturno aparece no início do filme sob controle de William Stryker, invade a Casa Branca e vence uma sala cheia de agentes que protegiam o presidente. Depois de se livrar do controle de Stryker, ele vira um X-Men. Foi interpretado pelo ator Alan Cumming, ele não quis voltar a fazer Noturno em X-Men: O Confronto Final (X-Men: The Last Stand) após a saída do diretor Bryan Singer, assim o personagem não pode participar e sua ausência teve de ser explicada no jogo X-Men: The Official Game. 

Pinhead / Doug Bradley (Hellraiser 1987-2005)


Pinhead é o líder dos Cenobitas, aparece logo no início, quando Frank Cotton (Sean Chapman) se encontra com os Cenobitas. Pinhead tem incisões que se cruzam e tem pregos cravados em sua cabeça. Foi interpretado por Doug Bradley. 

Samara Morgan / Daveigh Chase (The Ring – 2002) – (no Brasil: O Chamado)


Após uma tentativa de sufocamente com um saco plástico na cabeça e logo depois ser jogada em um poço, passados 7 dias, Samara morreu. Porém, seu espírito ficou naquele poço, por muito tempo. Anos depois, naquela área foi construído um resort, um grupo de adolescentes alugou, então, um chalé que foi construído sobre o poço onde Samara havia morrido. Chegando lá, um deles tinha trazido uma fita VHS para gravar um jogo de futebol na televisão. O espírito de Samara usou suas habilidades para gravar toda sua história, seu sofrimento naquela fita. Assim todos que vissem a fita, imediatamente iria receber um telefonema dizendo “sete dias”, sete dias depois a pessoa iria morrer, assim começava a maldição de Samara. Somente havia um meio de evitar a morte, fazer uma cópia da fita e mostrar para outra pessoa nestes sete dias, assim essa outra pessoa teria de fazer o mesmo, propagando a maldição. Samara foi interpretada por Daveigh Elizabeth Chase, atriz que além de interpretar também dubla, sendo a voz oficial de Lilo nos filmes Lilo & Stitch. Fez uma participação especial na série Supernatural (Sobrenatural) em 2007. 

Predator – Yautja – Predador / Kevin Peter Hall (no Brasil: O Predador – 1987-1990)


Predador é de uma raça extraterrestre que tem como costume caçar por esporte com seu próprio código de honra. Eles são excelentes caçadores e viajam de planeta em planeta em busca de qualquer presa que possa ser um desafio à sua altura. Seu prêmio após matar a presa é conseguir o crânio da mesma e voltar ao seu planeta com isso, assim irá receber um status ou um cargo militar de honra. Eles tem um arsenal de armas avançadas, equipamentos de alta tecnologia, incluindo equipamentos de invisibilidade. Eles colecionam crânios e espinhas de suas vítimas como troféus. Seu código de honra inclui não atacar humanos desarmados, mulheres grávidas, idosos, doentes e crianças, a não ser que eles possam ser considerados como uma ameaça. Se o Predador falhar na caça, perderá sua honra e isso resultará na sua auto-destruição. Roubar o troféu (crânios e espinhas) de outro Predador morto é um insulto. Matar alguém quando está invisível é desonroso, ao menos que haja perigo de morte. É proibido se unir a caçada de outros ou caçar sem permissão. Quem vence um Predador recebe um título “notável”, porém se vencer com trapaças será morto. Foi interpretado por Kevin Peter Hall, o mesmo interprete de Harry em Um Hóspede do Barulho e o monstro do armário em O Monstro do Armário, morreu em 1991 vítima de pneumonia, possuía o vírus HIV. 

Lord Voldemort / Ralph Fiennes – (Harry Potter – 2001-2011)


Tom Servolo Riddle ou Lord Voldemort é um dos mais poderosos bruxos das trevas da franquia Harry Potter. Sempre buscando controlar o mundo mágico e ganhar a tão desejada imortalidade, Voldemort é o vilão principal da franquia. 

Hellboy / Ron Perlman (Hellboy 2004-2008)


Encontrado pelo Professor Trevor Broom, Hellboy como foi batizado, era um pequeno demônio com uma mão enorme de pedra que foi encontrado após o feiticeiro Grigori Rasputin abrir um porta para libertar Ogdru Jahad, os Sete Deuses do Caos. Foi criado pelo Prof. Boom como seu próprio filho. 60 anos depois, Hellboy é agente do Bureau de Pesquisa e Defesa Paranormal, uma espécie de divisão secreta do FBI, formada pelo Prof. Broom (John Hurt), Abe Sapien (Doug Jones) e o recém-formado John Myers (Rupert Evans). Juntos, essa equipe combate demônios e qualquer tipo de ameaças, futuramente contando com novos integrantes, sejam humanos ou criaturas boas. Hellboy foi interpretado por Ron Perlman. 

Leatherface / Andrew Bryniarski (The Texas Chainsaw Massacre – 2003) – (no Brasil: O Massacre da Serra Elétrica)


Leatherface é um personagem da franquia O Massacre da Serra Elétrica. No remake de 2003, O Massacre da Serra Elétrica, Leatherface foi interpretado por Andrew Bryniarski. 

Michael Myers / Tyler Mane (Halloween 2007-2009)


O serial killer Michael Myers é o protagonista da franquia de 8 filmes e 2 refilmagens de terror, Halloween. Myers foi internado em um sanatório após matar a irmã mais velha, anos mais tarde escapou de lá, matou várias pessoas perseguindo a irmã Laurie Strode. Foi supostamente morto após uma grande explosão em um Hospital. Ficou 20 anos desaparecido. Em 1998 reapareceu e matou mais 3 pessoas até descobrir onde estava a irmã, matou mais 3 pessoas indo atrás dela, depois de ser esfaqueado pela irmã, trocou de lugar com um paramédico para escapar. Três anos depois, no Halloween de 2001, ele foi até a clínica onde a irmã estava internada – por supostamente esfaquear o paramédico – e a mata. Após conseguir sua terminar missão, volta para a casa, o que ele não esperava era que seu lar virasse um Reality Show, novamente fez novas vítimas. Morre em 31 de outubro de 2001, após acontecer um grande incêndio em sua casa. Foi Interpretado por Tyler Mane, um ator e ex-lutador de pro-wrestling, tendo passado por grandes companhias como a World Championship Wrestling (wCw) e World Wrestling Federation (WWF) que viria a se chamar World Wrestling Entertainment (WWE). Tyler também interpretou Dentes-de-Sabre em X-Men.

Hulk / Lou Ferrigno (The Incredible Hulk 1978-1982) – (no Brasil: O Incrível Hulk)


Resultado da explosão de uma máquina que continha radiação gama, Hulk / Robert Bruce Banner é um personagem da Marvel. Nos primeiros filmes do Hulk, não havia tecnologia suficiente para fazer algo parecido com o Hulk que vemos hoje no cinema, Lou Ferrigno foi escalado para trazer a criatura, que até então era dos quadrinhos à vida. 

Davy Jones / Bill Nighy (Pirates of the Caribbean 2006-2007) – (no Brasil: Piratas do Caribe)


Davy Jones é um personagem de Piratas do Caribe, aparece no segundo e no terceiro filme da franquia. É o vilão principal, uma espécie de demônio dos mares que percorre os mares com seu navio fantasma, fazendo de sobreviventes de navios afundados seus prisioneiros. Foi morto por William Turner com a ajuda de Jack Sparrow, enfiando uma faca no coração de Jones, que disse “Calypso…” que em seguida caiu do seu navio “Holandês Voador” em um redemoinho. Foi interpretado por Bill Nighy graças a algumas técnicas digitais. 

PERSONAGENS BRASILEIROS:

Louro José – Tom Veiga


Criado em 1997, Louro José teve vários interpretes, até ser interpretado pelo assistente de palco Tom Veiga, que o interpreta desde então.

Melocoton / Hélio Eduardo Afonso – Pitoco


Melocoton foi um personagem que acompanhava a apresentadora Eliana nos anos 90, quando a mesma apresentava o Bom Dia & Cia, no SBT. Após Eliana trocar o SBT pela Record, Melocoton permaneceu ao lado de Jackeline Petkovik no programa, porém, não por muito tempo. Em 1998 a Record contratou Hélio Eduardo Afonso, o interprete do Melocoton, como assistente de palco, anos mais tarde ficaria conhecido como Pitoco, parceiro do personagem Chiquinho, do programa Eliana na Fábrica Maluca que viria a se chamar Programa Eliana mais tarde. Faleceu no dia 10 de junho de 2009, vítima de uma hemorragia interna. Hélio sofria de hepatite C.

Xaropinho – Sombra / Eduardo Mascarenhas – Alvino Batista Soares – (Programa do Ratinho)


Xaropinho, criado e interpretado por Eduardo Mascarenhas surgiu quando o mesmo sugeriu ao Ratinho (Carlos Massa) um personagem que seria uma versão criança do mesmo. Ratinho aceitou e criado pelo artista plástico Ébersom Taborda, Xaropinho veio à “vida”. Já o radialista Alvino Batista Soares, é a voz misteriosa do Sombra. 

Fofão / Orival Pessini


Fofão foi uma criação de Orival Pessini para o programa infantil Balão Mágico na década de 80. Com o fim do programa Balão Mágico, Fofão foi para a Band, onde ganhou o programa TV Fofão, um programa diário no qual Fofão apresentava quadros humorísticos e desenhos animados. Apesar de ser amado por muitas crianças e até mesmo adultos da época, algumas crianças tinham medo do Fofão seja por causa das suas bochechas “avantajadas” ou pelos boatos espalhados pela concorrência do programa, que na época espalhou vários boatos, como o boato de que dentro do boneco do Fofão se encontrava um punhal, apenas boato. Orival Pessini, criador e interprete do Fofão também possui outro personagens famosos, como Patropi, Ranulpho, Juvenal, entre outros.