Primórdios do Nekromantix, Nekroman ainda sem seu baixo de caixão.
Após deixar a bateria do grupo de neo-rockabilly Taggy Tones o jovem Kim, que vinha de uma não muito boa vivência na marinha dinamarquesa como operador de rádio de um submarino, em 1989 formou, na cidade de Copenhague, o Nekromantix. Originalmente formado pelo guitarrista Paolo Molinari e o baterista Jens, que logo foram substituidos por Peter Sandorff (guitarra) e Peek (bateria). Depois de alguns shows e uma apresentação em um grande festival na Alemanha a banda assinou um contrato com o selo Tombstone Records para o lançamento do ótimo Hellbound. Besteira falar que é o melhor deles, mas mesmo assim, Brain Error, Hellstreet, Down in the Swamp, eGraveyard in Your Memory (que é cantada pelo guitarrista Peter) figuram facilmente nas melhores musicas do grupo.
Rara foto de Nekroman e Peek no backstage com o Mad Sin.
Tour euroupéia, e o Nekromantix começa a ganhar nome, em 1991 lançam o sensacionalCurse Of The Coffin, agora pelo selo inglês Nervous Records, um dos maiores selos de “musica billy” dos anos 80, com a mesma formação e mais alguns petardos, Devil Smile,Alice in psycholand, Motorpsycho, Way Down to Hell, a baladinha Howlin At The Moon, a unica música cantada em dinamarques da história da banda Save My Grave, e Rockin Reptile marcam o play que muitos dizem ser o melhor da banda.
Em 1992 Peter e Peek deixam o Nekromantix para a entrada dos ex-Godless Wicked Creeps Iam Dawn e Grim Tim Handsome, com essa formação gravam o perfeito Brought Back To Life em 1994. Porra, esse play é demais e foi o primeiro que eu ouvi deles, acho que não tem musica que eu não goste, o vocal de Iam Dawn é quase tão legal quanto o de Peter Sandorff e junto do album veio algum reconhecimento, o album foi o primeiro de uma banda psychobilly a concorrer a um Grammy Awards, pela categoria “Melhor Disco de Heavy Metal”. Passado dois anos, Iam Dawn sai da guitarra para a entrada de Søren Munk, e mais um disco é gravado, Demons Are A Girls Best Friend… eu gosto bastante desse play, mas a influencia mais pop nas musicas é visivel, Sea Of Red, Alive, Last Night I Saved an Angel, Belzeboob, e a faixa titulo são bem legais, mas a mudança sonora é bem marcante.
Um ano após o lançamento do album, Peter Sandorff volta para o Nekromantix, dessa vez com seu irmão na bateria, Kristian Sandorff. Alguns shows foram gravados pela Radio Nacional Dinamarquesa em comemoração aos 10 anos da banda e com essas gravações lançam o Undead’n'Live, primeiro e unico album ao vivo do grupo, já contando comNice Day For a Ressurection, que só apareceria dois anos depois no album Return Of The Loving Dead, só que numa versão diferente, menção honrosa para Brain Dead eHowlin At The Moon que contam com saxofone nesse play, muito foda!
Em 2000 o Nekromantix faz seus primeiros shows nos EUA, tocando no NYC Psychobilly Rumble, e em mais alguns shows pela costa oeste. Depois desses shows Nekroman entrega a Tim Armstrong do Rancid, e dono da Hellcat Records, uma demo com novas musicas do Nekromantix, ai foi que foi! Nekromantix assina contrato com a Hellcat Records e lança o divisor de águas Return Of The Loving Dead em 2002, o sucesso foi tão grande que o album foi lançado até no Brasil pela Roadrunner. Mais tours pelos EUA e a gravação do clipe Gargoyles Of Copenhagen promovem o disco por todo os EUA, sucesso absoluto!
Em 2004 ainda tentando pegar o embalo do Return Of The Loving Dead, Nekroman muda para os EUA e lançam o fraquinho Dead Girls Dont Cry, já sem todo aquele impacto do disco antecessor, em abril de 2005 os irmãos Sandorff deixam a banda (Peter Sandorff mais tarde entraria para o Mad Sin), ai virou farofa, entra o guitarrista Tröy Deströy e o baterista Wasted James do Rezurex. E tambem nesse ano o Brought Back To Life é remasterizado e relançado.
A marca registrada da banda, o coffin-bass de Nekroman.
Em maio de 2006 Meza sai da banda para a entrada de Andrew Martinez e em 2007 o Nekromantix lança seu ultimo album de estúdio até o presente momento, Life Is A Grave & I Dig It!, que eu não acho sensacional, mas é melhor que o Dead Girls Dont Cry, nada muito marcante, Rot In Hell é bem legal, Nekrohigh e Voodoo Shop Hop tambem são dignas de menção. Passado alguns meses Tröy Deströy deixa a banda para trabalhar em sua carreira solo, e em seu lugar entra Pete Belair do Firebird da Austrália e faz as tours de 2008 com a banda. Por motivo de distancia (Australia – EUA) Pete sai do grupo para a entrada de Franc, guitarrista do Nightbreed de Barcelona-Espanha e tambem do Ultimo Asalto, alem de ser sósia do Vlad do Sick Sick Sinners.
Andrew Martinez morre em um acidente de carro em janeiro de 2009 e em seu lugar entra a primeira mulher na história do Nekromantix, Lux. Mais algumas tours, inclusive uma com o cineasta e musico Rob Zombie marcam o ano de 2009 para o grupo.
Sem notícias mais recentes, e sem previsão de um novo album, e com a sensação de “falei demais” deixo o post por aqui, acho que todo mundo que entra aqui já conhece Nekromantix, então é só baixar rapeize.
Ah! E eu tava pensando em algumas curiosidades que eu queria inserir no meio do texto, mas não consegui, bom, vou deixar aqui pro final mesmo.
CURIOSIDADES :Sem notícias mais recentes, e sem previsão de um novo album, e com a sensação de “falei demais” deixo o post por aqui, acho que todo mundo que entra aqui já conhece Nekromantix, então é só baixar rapeize.
Ah! E eu tava pensando em algumas curiosidades que eu queria inserir no meio do texto, mas não consegui, bom, vou deixar aqui pro final mesmo.
* A musica Crazy Kid da banda neo-rockabilly Taggy Tones foi feita em homenagem ao Nekroman! Só dar um ligue na letra.
* O coffin-bass, marca registrada da banda, foi feito pelo próprio Kim Nekroman, não lembro se ele já fez algo como 4 ou 5 coffin bass, mas ele sempre está aperfeiçoando o instrumento.
* Nekroman escreve letras para depois decidir se vai gravar com o Horror Pops ou com o Nekromantix, sacanagem hein?!
* Peter Sandorff em entrevista disse que o pior disco que ele tem em sua coleção é oDead Girls Dont Cry do Nekromantix!
* Peter Sandorff veio para o Brasil para o Psycho Carnival de 2008 com o Mad Sin, com seu projeto solo Pete1 e com seu projeto de flamenco-techno-psycho, Hola Ghost.
* Nesse mesmo Psycho Carnival, no show de Pete1, o proprio Sandorff chamou Romulo, do Bad Luck Gamblers, para tocar uma musica com ele, Gabriel do Big Nitrons subiu junto no palco de brinde, para tocar numa bateria sem caixa e nem pratos, não saiu muito legal não. (Alguem tem isso gravado em video? hahaha)