domingo, 20 de novembro de 2011

Grafiteiro - Artista de Vanguarda, Street Art

Os Gêmeos/Reprdsução

"Grafite ou graffiti (do italiano graffiti, plural de graffito, "marca ou inscrição feita em muro") é o nome dado às inscrições feita em parede, desde o Império Romano.

Considera-se grafite uma inscrição caligrafada ou um desenho pintado ou gravado sobre um suporte que não é normalmente previsto para esta finalidade - normalmente em espaço público." Fonte: Wikipédia grafite arte
Street art, arte urbana, grafite, não pode ser confundida com pichação, como muitos ainda insistem equiparar. O grafite é uma arte muito mais complexa, muito popular entre os jovens de todo o mundo, uma vertente radical que usa os muros e fachadas das cidades para expôr sua arte.
A arte do grafite generalizou-se pelo mundo a partir do movimento de contracultura de maio de 1968, quando os muros de Paris foram palco de inscrições de caráter poético político.
Dentre os grafiteiros, o mais célebre foi Jean Michel Basquiat que no final dos anos 1970, despertou a atenção da imprensa novaiorquina, sobretudo pelas mensagens poéticas que deixava nas paredes dos prédios abandonados de Manhattan.

Mais tarde Basquiat ganhou o rótulo de neo-expressionista e foi reconhecido como um dos mais significativos artistas do final do século XX.
O Brasil, representado em especial pela cidade de São Paulo, está entre os três principais centros de produção de grafite do mundo. Criativos, esses artistas de vanguarda surpreendem com seus traços e as cores de seus desenhos ousados.
Muitos grafiteiros brasileiros são famosos e respeitados fora do país, entre eles estão: Os Gêmeos (os irmãos Otavio e Gustavo), Binho Ribeiro, Nina Pandolfo, Nunca, Tinho, Pato e Flip, entre outros.
Muitas industrias já perceberam o valor e o poder desses artistas e passaram a usar a estética do grafite em campanhas publicitárias. A exemplo: Nike, Nescau, Puma, Bank Boston, Skol, Ellus.
Para se ter uma ideia do tanto que o grafite brasileiro é respeitado no mundo, ano passado, Tinho, Pato, Flip, representantes do movimento do grafite em São Paulo, participaram da exposição Street Art Brazil em uma galeria de arte em Londres. Nina Pandolfo, Nunca e Os Gêmeos, pintaram a parede externa do Castelo de Kelburn, em Ayrshire, Escócia.
Conheça agora alguns grafiteiros famosos e seus grafites:

Grafite feito por Binho Ribeiro




Grafites Feitos pelos Gemeos (Otavio e Gustavo)

Foto dos quatro grafiteiros brasileiros na Europa: Nina, Otavio, Nunca e Gustavo






Grafite feito por Nina, Os Gemeos e Nunca, na Escócia

Grafites feitos por Nina Pandolfo, esposa de Otavio, um dos Gemeos.








Obras do Grafiteiro 'Nunca'





Para você o grafite é subversão, sujeira ou arte?

Nenhum comentário:

Postar um comentário