segunda-feira, 30 de abril de 2018

CENOTE ANGELITA- PENÍSULA DE YUCATAN, MÉXICO

Fenômeno é causado pela alta concentração de sulfato de hidrogênio. Água salgada tem coloração turva e fica nas profundezas do rio
Água é doce e cristalina nas partes rasas. No fundo, água fica turva e salgada


O México é a terra dos cenotes - imensos "buracos" no solo causados pela queda de meteoros, que foram ocupados por rios de água cristalina. Alguns impressionam pela profundidade, enquanto outros chamam atenção pela cor da água. No entanto, um deles se destaca por uma característica inusitada: a água doce e a água salgada não se misturam! Trata-se do Cenote Angelita, localizado a cerca de 15 minutos de Tulum, na Península de Yucatan.
A explicação para o fenômeno é simples: a água salgada do fundo do cenote tem uma altíssima concentração de sulfato de hidrogênio, o que a torna mais turva, enquanto a água doce fica nas partes mais rasas do rio, e tem coloração mais cristalina. A substância depositada nas profundezas faz com que os dois líquidos não se misturem. Conforme os mergulhadores vão se aproximando do fundo, o rio vai ganhando uma espécie de "nevoeiro", e a água fica salgada. Só é possível ver alguns galhos e troncos que ficam a mais de 30 metros de profundidade.
O Cenote Angelita é interligado por cavernas, que criam uma grande galeria submersa. Essa mistura de fenômenos cria um cenário típico dos filmes de suspense (ou terror!). Por isso, o local costuma atrair muitos mergulhadores, mas é preciso ter preparo físico e equipamento adequado para suportar as condições da água.



Uma combinação de eventos geológicos e climáticos criou um incrível e único ecossistema na Península de Yucatan, no México – Cenote Angelita – uma caverna subaquática com um rio de água salgada que não se mistura com a água doce.
Estas grutas e rios surgiram há mais de 6.500 anos. Ao longo dos últimos 20 anos, mergulhadores experientes exploraram Cenote Angelita e descobriram quase 500 km de canais interligados e cavernas que compõem este incrível ecossistema.A água salgada possui uma turvação mais evidente, destacando-a da água doce acima, permitindo que mergulhadores nadem ao longo desta criação submersa, que tem a mesma aparência de um rio da superfície.
“Tudo parece surreal e um sentimento assustador, amplificado pelos efeitos do nitrogênio no cérebro, toma conta dos mergulhadores…”
Os cenotes são poços profundos característicos do México, e resultam do colapso de camadas de calcário, expondo os lençóis de água por baixo das mesmas.
Da superfície, consegue ver-se apenas água azul. (…) A cerca de 18 metros de profundidade, começa a ver-se o que parece ser um estranho fundo com alguns troncos e galhos fantasmagóricos. À medida que se torna mais claro começam a sentir-se os primeiros efeitos da narcose, ao mesmo tempo que se vê uma extensão de nevoeiro fino.  Na parte superior da nuvem tudo parece surreal e um sentimento assustador, amplificado pelos efeitos do nitrogênio no cérebro, toma conta dos mergulhadores”, descreve Maya Diving, uma empresa que oferece viagens para ver Cenote Angelita.

Como é que a água doce não se mistura com a água salgada?

Este fenômeno ocorre devido a uma camada de sulfato de hidrogênio que separa a água e mantém a doce na parte superior e a salgada por baixo. Ao mergulhar abaixo dos 30 metros vê-se uma espécie de nuvem cercada de galhos e troncos de árvores.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.