sábado, 27 de maio de 2017

Parque Geológico Nacional Zhangye Danxia


Parque Geológico Nacional Zhangye Danxia (chinês simplificado: 张掖丹霞国家地质公园), está localizado perto da cidade de Zhangye, na província de Gansu, no noroeste da China. O parque abrange uma área de 510 quilômetros quadrados. Anteriormente um parque rural e área cênica, tornou-se um geoparque nacional em novembro de 2011. Conhecido por suas formações rochosas coloridas, foi votado pelos meios de comunicação chineses como uma das mais belas formações de relevo do país.

Resultado de imagem para Parque Geológico Nacional Zhangye Danxia

Localização

O parque está localizado no sopé do norte das montanhas Qilian, nos municípios de Linze e Sunan, que estão sob a administração da prefeitura com nível de cidade de Zhangye, na província de Gansu. As principais áreas do relevo de Danxia estão nos vilarejos de Kangle e Baiyin.
A área central do parque, a Área Cênica Linze Danxia, está localizada a 30 quilômetros a oeste do centro Zhangye e há 20 quilômetros ao sul da sede do município de Linze. É a parte mais desenvolvida e mais visitada do parque. A segunda área cênica, Binggou (冰沟), localizada na margem norte do rio Liyuan (梨园河), foi inaugurada oficialmente em 3 de agosto de 2014. Binggou cobre uma área de 300 quilômetros quadrados e sua elevação varia de 1.500 a 2.500 metros acima do nível do mar. A terceira área, a Área Cênica Sunan Danxia, está localizada em Ganjun, ao sul de Linze.

Paisagem

O parque Zhangye Danxia é conhecido pelas cores inusitadas de suas rochas, que são suaves, nítidas e estão a várias centenas de metros de altura. Eles são o resultado de depósitos de arenito e de outros minerais que ocorreram há mais de 24 milhões de anos. O resultado, semelhante às camadas de um bolo, está ligado à ação das mesmas placas tectônicas responsáveis pela criação de partes das montanhas dos Himalaias. Vento, chuva e tempo então esculpiram formas extraordinárias, incluindo torres, pilares e ravinas, com diferentes cores, padrões e tamanhos.

Mídia e turismo

Em 2005, o Zhangye Danxia foi votado por um júri de jornalistas de 34 grandes empresas de mídia como uma das mais belas paisagens da China. Em 2009, a revista Chinese National Geography escolheu o Zhangye Danxia como uma das "seis mais belas formações de relevo" da China. A área tornou-se uma atração turística importante para Zhangye. Uma série de calçadões e vias de acesso foram construídos para ajudar os visitantes a explorar as formações rochosas. Em 2014, 100 milhões de yuans foram investidos para melhorar as instalações da área de Binggou.

GtresHP1

GtresHP2

GtresHP7

GtresHP10

GtresHP8

GtresHP9

GtresHP5

GtresHP3

GtresHP4

GtresHP6


Montanhas coloridas do Parque Geológico Zhangye Danxia, na China (Foto: Xin Ran/Imaginechina)


Montanhas coloridas do Parque Geológico Zhangye Danxia, na China (Foto: Xin Ran/Imaginechina)

Resultado de imagem para Parque Geológico Nacional Zhangye Danxia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.