sábado, 27 de maio de 2017

10 RIOS EXISTENTES NO BRASIL


O Brasil possui uma das mais amplas, diversificadas e extensas redes fluviais do mundo. A nação conta com a maior reserva mundial de água doce, com um grande potencial hídrico; cerca de 13% de toda água doce do planeta encontra-se em nosso território. A abundancia da água em nossa região é em razão das chuvas, principal característica do clima tropical predominante em boa parte do Brasil. Confira os 10 maiores:

10°- Rio Juruá – 2.410 km


O rio Juruá atravessa além do Brasil, o Peru, e banha o Acre e Amazonas. Juruá nasce no Peru e atravessa o Acre, desaguando no rio Solimões. O destaque é da importância para região, ao servir de hidrovia para muitas comunidades, pois não há rodovias em grande parte do seu curso.

9°- Rio Paraguai – 2.549 km


Este extenso rio passa além do Brasil, pela Bolívia, Argentina e Paraguai, e nasce na Chapada dos Parecis, Mato Grosso. O rio Paraguai é afluente do rio Paraná, e ocupa a nona posição na seleção dos 10 maiores rios do Brasil. E define parte da fronteira Brasil-Paraguai e da fronteira Argentina-Paraguai.

8°- Rio Japurá – 2.615 km


Japurá nasce no sul da Colômbia e banha o Amazonas no Brasil, desaguando no rio Solimões; é ainda afluente da margem esquerda do rio Solimões. A foz do Japurá é em delta, contando com 8 ramificações, e na Colômbia a denominação é de rio Caquetá.

7°- Rio Araguaia – 2.627 km


Este rio banha Goiás, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Mato Grosso e Pará. Araguaia nasce em altiplanos que dividem Goiás e Mato Grosso do Sul, e a nascente é localizada na Serra do Caiapó, perto do Parque Nacional das Emas, em Mineiros, Goiás; e o Araguaia é sétima posição nesta seleção entre os 10 maiores rios do país.

6°- Rio Tocantins – 2.699 km


Tocantins nasce em Goiás, e passa por Maranhão, Pará e Tocantins, com foz no Golfão Amazônico, com proximidade à Belém. Depois da união do rio das Almas, rio Maranhão e rio Paranã, entre cidades Paranã e São Salvador do Tocantins, o rio se torna, de forma definitiva, com nome de rio Tocantins.
Pela época das cheias, o trecho navegável do Tocantins se resume em torno de 2000 km, entre Belém e Lajeado. Este rio é a sexta posição entre os 10 maiores rios do Brasil.

5°- Rio São Francisco – 3.180 km 


Este rio é considerado um dos mais importantes cursos d’água do país e pela América do Sul. De acordo com estudos, a nascente real e geográfica está em Medeiros, Minas Gerais.
O São Francisco atravessa a Bahia, realizando sua divisa ao norte com Pernambuco, e constitui a divisa natural de Sergipe e Alagoas, desaguando no Oceano Atlântico. O nome indígena designando o São Francisco é Opará, e de maneira carinhosa é denominado também de Velho Chico.
A extensão do rio pode ser alterada após a conclusão da transposição de parte das águas para irrigação da região nordeste e semiárida do Brasil. São mais 700 km de canais de concreto que custarão R$8.5 bilhões aos cofres do governo federal.

4°- Rio Purus – 3.218 km


O Purus atravessa também o Peru e é localizado no Acre, na Amazônia do Brasil. Trata-se de rio muito sinuoso, de águas brancas e beleza impressionante natural. Purus é último grande afluente da margem direita do Solimões.
E vem sofrendo grande exploração antrópica, de exploração madeireira, agricultura familiar, caça e pesca, pela alta riqueza de espécies e gigante produtividade.

3°- Rio Madeira-Mamoré – 3.315 km


Este rio atravessa a Bolívia, além do Brasil, e ocupa a terceira posição entre os 10 maiores rios do país. O Madeira-Mamoré nasce chamado rio Beni na Cordilheira dos Andes; então desce das cordilheiras, com direção ao norte, e recebe o rio Mamoré-Guaporé, tranformando-se em rio Madeira. Este rio de planícies marca a divisória entre Brasil e Bolívia.

2°- Rio Paraná – 3.942 km


O rio Paraná, além do Brasil, atravessa o Paraguai, Uruguai e Argentina. Nasce na confluência de 2 importantes rios brasileiros, rio Grande e Paranaíba, entre São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. Existe controvérsia em relação à origem do rio Paraná, se é continuação do Paranaíba ou do rio Grande.

1°- Rio Amazonas – 6.937 km


O rio Amazonas é líder nesta seleção dos 10 maiores rios do Brasil, e atravessa também a Colômbia e Peru. É localizado na América do Sul, e é considerado o segundo rio mais extenso pelo mundo, com mais de 1000 afluentes.
A origem do rio é na nascente do rio Apurímac, no sul do Peru, desaguando no Oceano Atlântico com rio Tocantins no Delta do Amazonas, norte brasileiro. Pelo seu percurso, o Amazonas recebe no Peru diversos nomes como Ucayali e Lloqueta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.