sábado, 4 de janeiro de 2014

O Pontilhismo- TATTO



Nascido no século 19, na França, o pontilhismo (pointillisme, em francês, e dotwork ou stippling, em inglês) é uma técnica, como o nome mesmo diz, que consiste em criar uma imagem usando apenas pontinhos ou pequenas manchas, que provocam, pela justaposição, um efeito óptico. O pontilhismo veio do movimento impressionista e teve como base os estudos científicos do químico Michel Chevreul, que demonstram que cada cor ao lado de outra, sem serem mescladas, têm sua aparência original modificada, e são combinadas na retina do observador, formando o tom desejado pelo autor. George Seraut e Paul Signac são os principais nomes relacionados a essa forma de arte.
Na tatuagem, o pontilhismo apareceu no começo dos anos 90, na Europa.
Xed Lehead, de Londres, e Erik Reime, da Dinamarca, são considerados, por muitos, uns dos precursores do uso do pontilhismo na tatuagem, influenciando diversos tatuadores a se aventurar no estilo.
A proximidade dos pontos é o que faz a diferença nesse tipo de tattoo, para criar constrastes, sombreados, texturas e tons e, assim, construir o desenho.
São várias as referências do pontilhismo aplicado à tatuagem: Gregorio Marangoni,Marcio Ramos, Guy Le Tatooer, Nazareno Tubaro, Thomas Hooper, Colin Dale e outros.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.