domingo, 10 de novembro de 2013

Mitologia Grega: Cérbero - o cãozinho de Hades


Cérbero é o cão mais famoso de toda a Mitologia; guardião do Reino dos Mortos, a sua missão não consistia em impedir a entrada de alguém (como faz qualquer cão de guarda que se preze), mas sim, em não deixar ninguém sair de lá.
De acordo com a mitologia, Cérbero era filho de Tifão e Equidna (dois grandes inimigos do Olimpo) e pai da famosa Esfinge. Etimologicamente falando, significa "demônio do poço".
Quando os homens morriam, eram transportados na barca de Caronte para a outra margem do rio Aqueronte, onde estava a entrada do reino de Hades. O acesso estava vedado por uma porta de diamante, junto da qual Cérbero montava guarda. Sempre feroz, atormentava não só as almas que tentavam escapar do inferno, como também as que ali penetravam. Por causa disso, muitos costumam descrevê-lo como devorador de homens. Outros mitos relatam ainda que Hades condenava criminosos e assassinos cruéis a terem seus corpos comidos pelo seu "cãozinho de guarda".
A verdadeira forma de Cérbero é uma incógnita devido as contradições da mitologia. Alguns mitos o descreve como um cão de duas ou três cabeças; enquanto algumas passagens da Teogonia de Hesíodo, atribui a ele cerca de cinquenta, já autores antigos, como Horácio e Licofrone, chegam a atribuir-lhe nada menos que cem cabeças. Cérbero possui outras aparências, como uma serpente com cabeça de dragão ou um leão com cabeças de serpente e outras mais, tudo fruto da imaginação dos povos helênicos. No entanto a mais comum e aceitável é de um cão pra lá de grande e com três cabeças.
Outro fato curioso em relação ao cãozinho de Hades é que para enganar as almas que tentavam fugir e aos espertinhos que queriam invadir as profundezas, Cérbero costumava dormir de olhos abertos e manter-se acordado mesmo de olhos fechados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.