quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Harry Houdini



Harry Houdini nasceu dia 24 de Março de 1874 em Budapeste, e recebeu o nome de Ehrich Weiss. O pai de Houdini era Samuel Weiss, e ele era um Rabino. E por um curto período de tempo ele foi rabino para a German Zoin Jewish Congregation em Appleton. Sua mãe se chamava Cecilia Steiner Weiss. Existem fotos da família de Houdini expostas no Houdini Museum em Scranton, Pensylvania, na região do Pocono.
Sua Família era muito humilde, e por esse motivo os filhos começavam a trabalhar cedo. Com 8 anos de idade o jovem Houdini já trabalhava ele vendia jornais e engraxava sapatos. Quando Houdini completou 12 anos, saiu de casa para se aventurar pelo mundo, e tentar dar um futuro melhor a sua família.
Ehrich viajou através do país por aproximadamente um ano, sempre enviando dinheiro para casa sempre que podia. Finalmente ele se encontrou com seu pai em Nova Iorque. Seu pai morreria em cinco anos, dia 5 de Outubro em 1892. A mudança para Nova Iorque iria mudar sua vida e apresentá-lo ao mundo das mágicas. Sua família se mudou para Nova Iorque na esperança de encontrar uma vida melhor lá. Houdini trabalhava como mensageiro e cortador numa alfaiataria, Richter & Sons, uma fábrica de gravatas para ajudar a sustentar a família. Ele tinha um porte atlético e chegou a ganhar prêmios em natação e corrida. E mais tarde usaria esses talentos atléticos em seus números de artista de fugas.
Sua carreira como Magico começou, quando ainda era adolescente e se denominava " Eric o Grande ". Houdini sempre foi muito apegado a leitura, e teve sua vida e carreira mudada por dois títulos que teve a oportunidade de ler, o primeiro se chamava "Revelations of a Spirit Medium" por A. Medium, o qual mostrava os truques usados por charlatães psíquicos, que após terem sido amarrados se libertariam e secretamente fariam coisas fantasmagóricas acontecerem em um quarto escuro. O segundo livro foi "The Memoirs of Robert-Houdini", a autobiografia de um dos maiores mágicos da época. Influenciado pelo que leu e aprendeu sobre o internacionalmente conhecido mágico Robert Houdini, o jovem Ehrich mudou seu nome para Houdini, esperando de alguma forma ser como seu novo mentor.
Seu primeiros números e apresentações se resumiam a truques com cartas, nessa época Houdini se denominava " O Rei da Cartas ". Mais tarde Houdini começou a ter grande interesse em algemas, as quais começou a integrar a suas apresentações. Houdini se apresentava nesse período com um colega de trabalho da fabrica de gravatas, Eles se denominavam The Houdini Brothers. Após um tempo o irmão mais novo de Houdini, Theo, tomou o lugar do garoto da fábrica. O pai de Houdini morreu quando Houdini era um adolescente. Junto com seu irmão Theo, ele tentaram sucesso como The Houdini Brothers. Suas primeiras performances incluíam shows em parques de diversão, bares, feiras e na Chicago World’s Fair em 1893.
Em 1894 Houdini substitui seu irmão por Wilhelmina Beatrice Rahner, a mulher com a qual viera a se casar. Bess como era chamada, trabalhou e viajou com Houdini e o ajudou cantando, dançando e atuando na Metamorfose, um truque que Houdini inventou.
Depois de 33 anos de apresentações, e diversas voltas pelo mundo Houdini retornaria à área de Scranton como uma grande estrela, e apresentaria novos desafios, nunca vistos antes. Seu irmão Hardeen também se apresentaria nessa área.
Houdini começou então a oferecer recompensas àqueles que obtivessem sucesso em prendê-lo, primeiro com algemas e mais tarde com um grande número de objetos. Houdini escapava de algemas, camisas de força, celas de cadeia, uma bolsa do correio, caixas de madeira, um saco de papel gigante (sem nunca rasgar o papel), uma bola de futebol americano gigante, uma panela de pressão, latas de leite, caixões e da famosa cela de tortura chinesa. Na maioria das fugas, após exames posteriores, nunca foi encontrado traço de como Houdini executou a fuga, e isso adicionava glamour ao milagre. Algumas das fugas de Houdini, como a da camisa de força ou ser amarrado com 3 metros de corda, eram apresentadas em plena vista da platéia. Para ajudar a atrair público e vender ingressos, Houdini fazia desafios, normalmente escapando de delegacias de polícia, com a presença de repórteres, para garantir a propaganda.
Nesse Período 1899, um grande caça talentos conhecido como Martin Beck ficou impressionado com um numero de Houdini e como ele possuía um olho treinado para o talento, imediatamente colocou Houdini nos teatros como segundo ato. Houdini então começou a ser a atração principal em vários teatros através do país. Houdini tento inventado uma nova forma de entretenimento, "O Artista de Fugas" em breve se tornaria uma estrela internacional.
Em 1900 Houdini viaja para se apresentar na Europa, seguindo conselho de um amigo que era nada menos que T. Nelson Downs Maior magico de moedas do Mundo. Houdini foi uma grande sensação por onde passou Londres, Inglaterra tendo muito trabalho e diversas apresentações.
Houdini retornou aos Estados Unidos, determinado a se tornar uma estrela ainda maior no pais que tanto amava. Ele então dividia seu tempo entre os EUA e a Europa, indo onde conseguisse obter as maiores ofertas. Em uma de suas viagens pelos EUA ele comprou um prédio em Nova Iorque na 113th Street, que se tornaria sua residência para o resto da vida. Quando imitadores de Houdini começaram a surgir, se aproveitando do sucesso dele, Houdini começou a criar novas e mais complicadas e perigosas fugas. Houdini inventou a caixa submersa que posteriormente foi copiada por inúmeros artistas. Ele também foi o primeiro a se livrar de uma camisa de força também. E introduziu pela primeira vez a fuga da lata de leite em St. Louis em 27 de Janeiro de 1908.
Ele foi um dos aviadores pioneiros, um fato não muito conhecido, e foi a primeira pessoa a registrar um vôo em um avião na Austrália. Um feito que ficou registrado no Digger’s Rest em 1910. Alguns clamam que ele foi um dos 17 aviadores que quebraram o recorde do dia. Após essa série de vôos ele nunca mais voaria. Em 1913 ele apresentou sua lendária câmara de tortura chinesa.
1913 também ficaria marcado como o ano da morte da sua tão amada mãe, fato que teve grande impacto na vida emocional e espiritual do magico. 
Em 1918 Houdini desafia ainda mais os limites do ilusionismo, fazendo seu maior numero de desaparecimento, o qual Houdini fez um elefante pesando nada mais, nada menos que 10.000 Libras. Houdini abusava de sua criatividade, suas apresentações não se tornavam tão repetidas pois a cada uma delas o magico conseguia introduzir algo de novo, para isso Houdini passava horas e horas se preparando e praticando para novos truques.
Em 1916 Houdini começou sua carreira cinematográfica. Isso deu a pessoas no mundo todo a chance de ver o grande mestre das fugas. Houdini participou de cinco grandes filmes mudos até o ano de 1923. Ele é o único mágico da história que estrelou em cinco filmes. Ele também escreveu muitos deles. Seus filmes incluíram "The Master Mystery", "The Grim Game", "Terror Island" e "The Man From Beyond". Houdini recebeu uma das primeiras estrelas na Calçada da Fama de Hollywood por suas contribuições para a indústria cinematográfica. A estrela tem um lugar privilegiado em frente ao famoso Teatro Chinês.
Durante toda sua brilhante carreira Houdini sempre se preocupou em desmascarar trapaceiros e fraudes nas áreas de jogatina, espiritualismo e paranormalidade. Ele nunca acreditou em espiritualismo, mas freqüentemente fingia o contrário para ganhar acesso a sessões espíritas, etc... Durante o inicio de sua carreira ele tentou realizar um ato espiritual, mas achou isso de tão mal gosto que desistiu da idéia e passou o resto de sua vida desmascarando os que se utilizavam de tais recursos. Fatos que podem ser vistos em seu livros, "The Right Way To Do Wrong", um ensaio sobre trapaceiros, "A Magician Among The Spirits", um livro sobre fraudes psíquicas e "The Unmasking of Robert-Houdini", que até aqueles dias foi o maior livro na história da mágica.
Em 22 de outubro 1926 Houdini estava se apresentando em Montreal no Princess Theater. Ele também apresentou uma palestra sobre expor o espiritualismo na McGill University. Enquanto estava em seu camarim foi visitado por um jovem atleta, que perguntou a Houdini se ele conseguiria aguentar seus socos, Houdini como não tinha medo e adorava desafios aceitou a oferta do garoto, Houdini mau tinha se prepara quando começou a receber murros no estomago, os quais resultaram no rompimento do apêndice do lendário magico. Houdini se apresentou em Montreal e depois foi para Detroit, lah durante uma de suas apresentações, o magico passou mal e entrou em colapso, sendo levado a um hospital onde não resistiu e morreu. O grande "caça-fantasmas" morreu dia 31 de Outubro, em 1926, na noite de dia das bruxas de peritonite. Houdini amava seus companheiros mágicos, e promovia a mágica e a Society of American Magicians por todo o mundo. Houdini foi o presidente da Associação por dez anos até o dia de sua morte. Ele também deixou uma grande quantia de dinheiro para a Sociedade. 
Houdini sempre clamou que todos seus truques e fugas era realizados por meios naturais, e que ele não possuía poderes supernaturais de nenhum tipo. Um de seus últimos truques era a fuga de um caixão após ter sido enterrado vivo, um ato que ele fez algumas vezes. E por uns 26 anos Houdini foi uma grande atração. Houdini não só mereceu seu lugar na história como também no dicionário.
- Houdini (hu:’dimI) n. Harry, real name Ehrich Weiss. 1874-1926, U.S. magician and escapologist.
A Historia de Houdini pode ser acompanhada em uma grande adaptação cinematográfica. O filme tem o nome de " Atos que Desafiam a Morte " traz no elenco Catherine Zeta-Jones, Guy Pearce.


Numero do desaparecimento do Elefante



Mãe do Magico



Seu Voo de Avião na Austrália







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.