domingo, 16 de junho de 2013

O Lado Obscuro Do Rock


Desde o seu sergimento, nos anos 50, o Rock'n roll é relacoinado ao ocultismo, termo que abarca desde rituais pagãos, como mitologia egípcia e bruxaria, até adoração ao diabo. Enquanto alguns artístas e bandas se aprofundaram nos estudos do oculto, outros pegaram carona para criar polêmica e vender mais discos, além de tirar um sarro do assunto.
Nossa viagem começa pelas raízes mais profundas do ocultismo ligadas ao Rock, até aquelas banda que se utilizam de uma "fachada do mal" e algumas bandas que achavam o ocultismo, pura brincadeira.

Conheça o verdadeiro lado oculto da coisa:

(eles plantaram a semente do ocultismo no Rock'nroll)


Aleister Crowley (1875-1947) O mais famoso ocultista da história: fundou seitas, fundou religiões pagãs e escreveu livros sobre magia, demônios e poderes ocultos. Crowley era britânico e influênciou artístas, incluindo roqueiros, até após sua morte, especialmente nos anos 70. O lema "faz o que tú queres..." da religião Telema, criado por ele, é um hit até hoje.


Robert Johnson (1911-1938) Foi uma das primeiras estrelas do blues, que é uma das raízes do Rock, e lançou a figura do músico amigado com o Diabo. Reza a lenda, que Johnson foi a uma encruzilhada, á meia-noite, entregar sua guitarra para o capeta "dar uma afinada" se é que você me entende...e, esse seria o segredo do seu sucesso, cujo preço, teria sido sua morte prematura aos 27 anos.


Anton Lavey (1930-1997) Fundou a igreja satanista em 1966. Mas alto lá: ele e seus seguidores sempre disseram que não adoravam a Lúcifer. O termo "satanista" viria da palavra "Satã", que significa "oponente", e a idéia era ter uma religião baseada no eu. Lavey estudava a obra de Crowley e fazia rituais de magia vestido de diabinho e usando mulheres nuas como altar.


Descrevia a si mesmo como "o diretor mais monstruoso underground" Seus curtas artísticos abordavam temas como homossexualidade, satanismo e paganismo. Seguidor do Telema de Crowley, Anger trabalhou com Mick Jagger e Jimmy Page, das bandas Rolling Stones e Led Zeppelin, respectivamente. Também foi colega do polêmico Anton Lavey

Amigos ocultos

(poucos roqueiros levaram o ocultismo tão a sério)

Raul Seixas (1945-1989) encontrou no escritor Paulo Coelho um parceiro musical e ocultista. Ambos seguiam e divulgavam os ensinamentos de Aliester Crowley. Um dos maiores hits do Raul "Sociedade Alternativa" faz até referência á Telema com o verso "faz o que tu queres, pois é tudo da lei" lema da religião criada por Crowley.

David Bowie (1947) Interessou-se por Aleister Crowley nos anos 70, e fez várias letras com alusões ao ocultista. Depois aderiu ao esoterismo da cabala, pintando circulos de proteção pelas paredes e nas mãos dos amigos. Ao descobrir os laços de Jimmy Page com o oculto, tentou superá-lo dizendo estar envolvido com magia tibetana "o lado negro do budismo"


Led Zeppelin (1968) Vários discos da banda estampavam símbolos e temas ocultistas, incluindo o lema "faz o que tu queres, pois tudo é da lei" O mais envolvido foi o guitarrista Jimmy Page, que até comprou uma ex-casa de campo de Aleister Crowley. Nos anos 70, Page entrou numa rixa com David Bowie para ver quem manjava mais de magia e ocultismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.