sábado, 25 de maio de 2013

Marco Ciafanelli


"Estou interessado em fazer coisas que levam um sentido da complexidade do presente."

Marco Cianfanelli é um artista que trabalha em todo os domínios público e privado, envolvendo o mundo em termos de sistemas em vez de objetos discretos ou vedada territórios. Ele está constantemente à procura de perceber a arte onde não se espera encontrá-lo e testar as possibilidades de intervenção artística no espaço público. Ao fazê-lo, ele foi envolvido em uma ampla gama de projetos que envolvam arte, arquitetura e espaço público.
O trabalho de Cianfanelli incorpora uma grande variedade de meios e materiais, a partir de materiais de corte a laser, vidro mascarado e de imagem digital e branding para peles queimadas mielie e esculpido areia do mar. Embora ele usa computer-aided design e tecnologia na produção de seu trabalho, muitas vezes ele se envolve com os aspectos orgânicos mais viscerais do material que ele trabalha. Casar-se com a aplicação de dados para atos gestuais mais expressivos, que visa a criação de uma tensão ou diálogo entre as precisões controladas do mundo digital e as realidades incontrolável do ser humano.
A chave para a sua prática é uma tentativa de dar forma à convergência de vários tipos de dados, conhecimentos e experiência, afirmando a inter-relação de todas as coisas. Sua obra explora as hierarquias sociais e canais de consumo como eles se relacionam com os aspectos da vontade humana, valor, beleza e relações materiais.
Colapso das categorias e convenções que classificar a nossa experiência, ele se esforça para inventar formas que reúnem os pensamentos em relação à economia (estatísticas, valores e economias de escala), geografia (recursos, local e propriedade) ea emoção (self, psicologia e química) . Formas humanas sobrepostas em um índice gráfica acompanhar narrativas pessoais em relação aos dados empíricos aparentemente não relacionados.As silhuetas de figuras humanas aparecem repetidamente em relação a outras formas ou formas que apontam para conexões inesperadas entre as forças sociais. Em outros casos, as estatísticas são traduzidas em formas físicas, de modo que os gráficos se tornam paisagens, afirmando a idéia de que a natureza, a cultura, a paisagem ea política são indissociáveis ​​interfused.
Para Cianfanelli, a idéia de "lugar" refere-se para além das coordenadas geográficas fixas. É um emissário do passado, bem como um local de construção de invenção e re-invenção. Lugar, ou sua ausência, aponta para os nossos desejos intelectuais e emocionais para localização, que são tanto sobre a construção de si mesmo como eles são cerca de um senso de comunidade ou mesmo nacionalidade.
Nas formas de Cianfanelli uma pessoa se torna consciente de imagens e formas que são, em certo sentido, feitas por meio de aparente omissão. Aspectos do objeto pode não ser totalmente visível. As peças podem ser escondidas ou simplesmente ausentes. Às vezes é como se as obras são restos de imagens que costumavam ser ou imagens que foram substituídos, obscurecida ou apagada. Cianfanelli é atraído para as possibilidades expressivas do espaço em branco, e os padrões estéticos que resultam da obscuridade e omissão. No entanto, o seu trabalho tem pouco a ver com a busca de abstração puramente formal. As imagens ou referências dentro das obras de arte são bastante específicas, apesar de terem sido obscurecida ou omitido visualmente. 
Scale em seu trabalho é essencial. Do menor maquete para a imensidão de uma escultura pública plenamente realizado, suas figuras e formas aludem ambiguamente a paisagem, o corpo humano e micro-organismos. Suas esculturas esferóides, em particular, referem-se ao mesmo tempo para formas microscópicas, visceral e celestial, sugerindo que o desejo de compreender a nossa própria humanidade está precariamente formado a partir de um compromisso entre o nosso senso de individualidade e nossa localização dentro de uma espécie maior, em um corpo planetário singular .
Marco Cianfanelli nasceu em Joanesburgo, em 1970, e graduou-se com distinção em Belas Artes, da Universidade de Witwatersrand, em 1992. Ele teve sete exposições individuais - o ser dados mais recentes: o processo, documentado aqui> exposição de dados: processo de <- e ganhou inúmeros prêmios, incluindo o ABSA L'Atelier e Ampersand Fellowship. Ele é membro da equipe de projeto para o Parque da Liberdade, monumento nacional da África do Sul para a liberdade, situado em Pretória. E a sua monumental escultura retrato fragmentado, de captura, foi recentemente inaugurada para marcar simbolicamente o 50 º aniversário da captura de Nelson Mandela no local no KwaZulu Natal Midlands. O trabalho de Cianfanelli podem ser encontradas em coleções públicas e privadas na África do Sul, Europa e Estados Unidos.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.