domingo, 30 de dezembro de 2012

A ARTE DE COLECIONAR

O QUE É COLEÇÃO?

Em termos gerais uma coleção é um grupo de itens ou objetos que tenham uma ou mais características em comum. Coleções comuns empreendidas por indivíduos que praticam tal hobby envolvem selos, canetas de ouro, carros, papéis de carta etc. Independente do valor e da dimensão do objeto colecionado, o objetivo é o mesmo: distrair a mente com algo que é somente seu, cuidar dele e poder orgulhar-se ao mostrar para os amigos.
Alguns exemplos de coleções: autógrafos, bonecas, calendários, camisas de times de futebol, cartões-postais, cartões telefônicos, cédulas de banco e moedas, filmes, livros, obras de arte, pacotes de açúcar, sapatos, sapos, rótulos de cerveja ou vinho e outros, tampinhas etc.
MOEDAS
QUEM É COLECIONADOR?

Colecionador é um indivíduo ou uma instituição que faz coleção dos mais variados objetos, tais como selos e moedas. A biblioteca é uma colecionadora de livros, um museu coleciona diversas objetos, por exemplo. Não se sabe o período certo de quando o ser humano começou a colecionar objetos. A teoria mais aceita é que tenha começado com objetos que os homens pré-históricos poderiam utilizar mais tarde.
Um dos mais famosos colecionadores em todo mundo é o museu, que pode ser desde uma sala até uma enorme construção. O mais famoso deles é o Museu do Louvre e um dos mais famosos objetos de sua coleção é Mona Lisa pintada por Leonardo da Vinci.



O QUE É COLECIONAR?

Uma coleção resulta do trabalho que se tem para reunir um conjunto de objetos da mesma natureza ou que tem qualquer relação entre si. Ou seja, significa a coletânea de certa quantidade de objetos parecidos.
BONECOS
Tal trabalho dura um certo tempo na existência do colecionador, muitas vezes anos, outras por toda a vida. Torna-se um hábito, um costume, uma característica ou uma particularidade no indivíduo.
Geralmente, o que se observa nisso é a disposição duradoura adquirida por qualquer pessoa na repetição frequente de um ato ou mesmo no uso de alguma coisa.
O verdadeiro hábito de colecionar vem de juntar, agregar à coleção, normalmente por familiares, amigos, conhecidos e pela mais milenar forma de comércio – a troca – que congrega e impulsiona os mais variados tipos de coleções, através da amizade e troca, principalmente de experiências.
Sem dúvidas, colecionar é estimar, mas é também compreender, situar e preservar como momento e memória histórica, privilegiar de conteúdo cultural; colecionar é, sobretudo, aprender!

LATINHAS 
TAMPINHAS DE GARRAFA
O QUE É COLECIONISMO?

O colecionismo é a prática que as pessoas têm de guardar, organizar, selecionar, trocar e expor diversos itens por categoria, em função de seus interesses pessoais. O colecionismo é uma reunião de coleções de materiais específicos, de colecionadores diferentes ou não, que são mostradas em conjunto em uma exposição qualquer.
Abaixo, lista com alguns tipos de colecionismo, a qual não difere muito da composição, isto é dos materiais que compõem a coleção, tampouco de sua procedência, de onde vieram as peças da coleção.

● Action Figures (Figuras de Ação, Super Heróis)
● Aeromodelismo (aéreo, avião)
● Automodelismo e Autorama (automóvel, carro)
● Brinquedos colecionáveis (antigos ou educativos; Bonecas, Estrela, Gulliver etc.)
● Cartofilia (cartão-postal)
● Conquiliologia (concha)
● Dedais
● Die-Cast (miniatura em escala como Matchbox, Corgi, Britains)
● Diorama (Edificações, Maquetes, Paisagismo)
● Embalagem de cigarro
● Ferreomodelismo (miniatura ferroviária, trem)
● Filumenia (caixas de fósforos)
● Filatelia (selo postal)
● Filmoteca (coleção de filme, TV/Movies; película, fita de vídeo cassete ou VHS, DVD)
● Folclorista ou será Folclorismo?
● Helimodelismo (helicóptero)
● Heráldica
● Imantados? (ímã)
● Jogos (quebra-cabeça, pega-vareta etc)
● Lata ou rótulo de cerveja
● Linha Playmobil
● Loterofilia (bilhete de loteria)
● Marcofilia (carimbologia é uma coleção de carimbos postais)
● Maximafilia (coleção de postais máximos)
● Miniaturismo
● Miniatura de garrafa de bebida
● Nautimodelismo (náutica)
● Notafilia (cédula e nota)
● Numismática (moeda e medalha)
● Plastimodelismo (Kits plásticos para montar Aviões, Carros, Navios, Militares e outros)
● Periglicofilia (embalagem de açúcar)
● Relojoaria (relógio)
● Tecelaria?
● Telecartofilia (cartão telefônico)

Há muitos outros itens COLECIONÁVEIS como bottom, cards, chaveiro, pin etc.

CARRINHOS

GIBIS
SELOS
CARTÕES TELEFÔNICOS 
PEDRAS

O QUE É MANIA?

Mania é uma palavra que vem do grego e significa loucura. Para a Psiquiatria mania é o distúrbio mental caracterizado pela mudança exarcebada de humor, com alteração comportamental dirigido, em geral, para uma determinada ideia fixa e com síndrome de quadro psicótico grave e agudo, característico, embora não exclusivo (mania secundária), do Transtorno ou Distúrbio Bipolar e se caracteriza por grande agitação, loquacidade, euforia, insônia, perda da senso crítico, grandiosidade, prodigalidade, exaltação da sexualidade e hetero agressividade.
A concepção vulgar, porém, trata como manias alguns hábitos que, entretanto, não são propriamente manias, em nada interferindo na vida individual ou social do indivíduo. Recebem este nome, por exemplo, alguns hábitos ou costumes caraterizados por alguma fixação (como no colecionismo), repetição exagerada de gestos etc.
A mania, no sentido figurativo, confere excentricidade, extra vagância, esquisitice. Um gosto exagerado ou imoderado por alguma coisa. Mania é o alvo desse gosto ou desejo, geralmente, fora do comum. Pode acarretar em um mal costume também, um hábito prejudicial, por se tornar uma ideia fixa e doentia.
São exemplos de manias a megalomania (mania de grandeza), a mitomania (mania de mentir), a ninfomania (mania pelo sexo, na mulher)...

INSETÁRIO

LIVROS
QUANDO É RUIM COLECIONAR?

Às vezes, essa prática, torna-se um vício. É quando o indivíduo inclinou-se ao mal procedimento, pois o vício é um defeito grave que acarreta em uma conduta, em um costume censurável ou condenável para a maioria das pessoas.
Portanto, o vício é um costume prejudicial para ele mesmo. É depender muito de algo, pois todo vício é uma obsessão e monopoliza os pensamentos.
Não raro, todo vício é uma busca externa por algo que se pensa não poder alcançar dentro de si mesmo, ou de se produzir em sua vida. Ansiar muito à alguma coisa é entrar em uma esfera, na qual, pode nascer o vício. O vício é sempre a busca pelo preenchimento de alguma coisa...
Sempre que temos um vício, temos um “vazio d'alma” porque se sente um vazio por dentro, uma carência que nos impele ao preenchimento através dele. O vício só é vício porque é capaz de preencher imediatamente o vazio que se sente. É sempre um atalho, a solução mais rápida para um problema, nunca será solvência para nada.

QUANDO É BOM COLECIONAR?

Sobretudo, quando há prazer e satisfação no colecionismo. Qualquer coisa só é boa quando ela acarreta em alegria e felicidade para as pessoas envolvidas. 

QUAL É A CLASSIFICAÇÃO OU O TIPO DA COLEÇÃO?

PANCOLECIONISMO – “vale tudo”, isto é, em coleções por assunto, simplesmente é levado em conta a imagem representada na peça. A coleção representa uma série de peças que se relacionam entre si só por serem do mesmo tema.
Pan Colecionismo é a arte de criar uma coleção composta de vários objetos colecionáveis, como selos, cartões telefônicos, cartões-postais, cédulas, moedas etc.
O colecionador reúne todo e qualquer tipo de material referente a um assunto específico.

QUAL É O TEMA?

Em coleção temática é contada uma história sobre o assunto escolhido. A coleção deve ser montada seguindo um roteiro, no qual deve ser desenvolvida uma história sobre o assunto com vários tipos de materiais.
A escolha temática faz com que o colecionador amplie horizontes culturais, geográficos, entre outros, já que a partir do momento em que se colecione um tema específico, terá que se empenhar em adquirir peças de diversos países e culturas, além de as estudar.
Também se descobre formas interessantes de agregar peças que dêem maior amplitude para a coleção e que demonstrem conhecimento, pois a aquisição de objetos por tema para a coleção, com o passar do tempo, faz com que novos tópicos a modifiquem de forma constante e progressiva.
A maneira temática de organizar uma coleção amplia os horizontes do colecionador e me parece ser a melhor forma de apresentá-la. Penso que uma coleção sem o conhecimento do que as peças representam perde muito do seu valor cultural.

TAXIDERMIA -ANIMAIS EMPALHADOS
QUAIS SÃO OS OBJETIVOS DA COLEÇÃO?

• Modificar, melhorar e ampliar ao máximo a coleção.

• Aprimoramento cultural próprio e oferecer cultura e entretenimento aos interessados.

• Fazer contato e conhecer pessoas, pela internet ou não, através da amizade e troca, principalmente de experiências.

• Executar e participar de exposições.

• Despertar a curiosidade de crianças e adultos, promovendo interesse sobre a filatelia e o colecionismo temático.

• Realizar palestras educativas sobre filatelia e colecionismo:
O que é e como colecionar? Como montar uma coleção temática igual a essa com o animal que você mais gosta?

• Explorar a filatelia e o colecionismo temático como fontes de cultura e entretenimento, pois colecionar significa unir ciência e arte: a ciência sozinha não monta uma coleção e a arte sozinha é pequena para dar consistência a mesma.

DESDE QUANDO ERA CRIANÇA SEMPRE GOSTEI DE COLECIONAR ALGUMAS COISAS, E ISSO SE ESTENDEU ATÉ O PRESADO MOMENTO, TODOS NÓS PRECISAMOS COLECIONAR ALGO, É UMA DISTRAÇÃO.

EU COLECIONO :

PEDRAS

INSETOS
MOEDAS
CÉDULAS DE DINHEIRO
CARTÕES TELEFÔNICOS
SELOS 
LIVROS
PENAS
SEMENTES
 FLORES/ FOLHAS DISSECADAS
FITAS CASSETES
DISCOS EM VINIL
GIBIS
CDS
FITAS VHS

JÁ TIVE COLEÇÕES DE VÁRIAS OUTRAS COISAS,MAS COM O TEMPO, ACABEI ME DESFAZENDO DE ALGUMAS.

É UM HOBBY  QUE COMEÇA SÓ SEU ,DEPOIS ACABA COM A AJUDA DE AMIGOS ,CONHECIDOS, SEMPRE TEM ALGUÉM  QUE CONSEGUE ALGUMA COISA  EM VIAGENS E PASSEIOS, ASSIM TAMBÉM É COMIGO .
UM VÍCIO QUE AS VEZES TE DEIXA OBSECADO, EM OBTER SUA COLEÇÃO MAIOR,E MUITAS DELAS COM BELAS HISTÓRIAS, VALE A PENA ,NOS TEMPOS DE HOJE, É UMA TERAPIA .
QUEM FAZ COLEÇÃO SABE, QUE NO MOMENTO EM QUE 
VOCÊ ESTÁ COM ELA EM SUA FRENTE , ESSE MOMENTO É ÚNICO E SÓ SEU, VOCÊ NÃO CANSA DE OLHAR E ADMIRAR, NOS TORNA DONOS DE UMA CARACTERÍSTICA PRÓPIA ÚNICA.
UMA FRASE QUE GOSTO MUITO É DE OSWALDO TEXEIRA QUE DIZ :
'' COLECIONAR É UMA ARTE. É A ARTE DE PERPETUAR AS  COISAS, DE PROLONGAR E DAR MAIOR SENTIDO A VIDA ESPIRITUAL, A TUDO AQUILO QUE, POR VEZES, AOS OUTROS NÃO TEM VALOR ALGUM.'' 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.