sábado, 12 de novembro de 2011

TARÂNTULAS


A tarântula ou caranguejeira é uma aranha da família Theraphosidae que se caracteriza por ter patas longas com duas garras na ponta, e corpo revestido de pelos. As tarântulas habitam as regiões temperadas e tropicais dasAméricas, Ásia, África e Oriente Médio. Enquanto estão crescendo, têm uma fase de troca de pele chamada ecdise. Apesar do tamanho e aspecto sinistro, as tarântulas não são perigosas para a espécie humana, uma vez que não produzem toxinas nocivas aos humanos, por isso são eventualmente criadas como animais de estimação. Uma de suas defesas são os pêlos urticantes de suas costas e abdômen, que irritam a pele do possível predador.
Em média atingem de 15 cm a 25 cm de comprimento com as pernas estendidas, mas existem espécies que podem chegar até 30 cm, como é o caso da tarântula-gigante-comedora-de-pássaros (Theraphosa blondi) da América do Sul.

Características:

Ciclo de vida
As tarântulas têm um ciclo de vida longo e levam de 2 a 5 anos para atingir a maturidade sexual. Os machos morrem normalmente após o acasalamento, alcançando 5 a 7 anos de vida. Antes de se tornarem adultas, as tarântulas têm de comer diariamente, exceto no período de sua troca de pele, quando há um jejum de, em média, dez dias antes e de sete dias depois. Quando já são adultas podem passar por longos períodos sem comer. Foram registrados casos de longevidade de fêmeas em cativeiro com até 25 anos.


Hábitos
As tarântulas são animais solitários e noctívagos. Alimentam-se de pequenos animais, que nas espécies maiores podem incluir pequenos pássaros, roedores ou anfíbios. Todas as espécies de tarântulas apresentam canibalismo.



Toca
A maioria das Tarântulas não se afasta de sua toca, nem mesmo para se alimentar, pois sentem a presença das presas pela vibração do solo. O macho normalmente é quem faz as viagens mais longas para encontrar as fêmeas.
As tocas são normalmente subterrâneas, geralmente aproveitadas de outras aranhas ou roedores. São forradas com sua teia formando uma seda, o que arrefece o esconderijo. Geralmente ficam próximas a raízes de árvores e pedras, e podem chegar até 1 metro de profundidade.
Existem espécies que também são arbóreas — não necessitam ir ao solo durante toda sua vida, e fazem tocas em buracos nas árvores.





Reprodução
O acasalamento das tarântulas é como o da maioria das aranhas. Uma diferença é que o macho tem ganchos para prender as presas das fêmeas no ato sexual. Os machos têm seus pedipalpos modificados para a cópula. Normalmente o macho foge logo após o ato, antes que a fêmea recubra seu apetite, e morre poucos meses depois, devido a seu curto ciclo de vida. A fêmea armazena o esperma vivo num órgão especial, até chegar a época de botar os ovos.
As fêmeas depositam entre 50 a 200 ovos num saco de seda que incubam por cerca de 6 semanas. Os ovos são bem grandes, e o saco pode chegar a ficar do tamanho de um limão. Os filhotes já nascem com um bom tamanho. Após o nascimento as pequenas tarântulas não recebem cuidados parentais, ficam pouco tempo na toca e logo depois se dispersam.


Curiosidades:
Aspecto
Pelo seu aspecto, a tarântula ficou famosa popularmente pela literatura e pela televisão, mas não são perigosas para os Humanos. Seu veneno não é potente o suficiente para matar pessoas, apenas insetos e outros pequenos animais.

Cativeiro
A criação de tarântulas em cativeiro tem várias vantagens: é necessário alimentá-las apenas de uma a três vezes por semana, elas não emitem odores, não fazem sujeira ou barulho, não transmitem doenças, e algumas espécies não são agressivas, embora algumas espécies africanas maiores e a comedora-de-pássaros possam ser bastante agressivas, principalmente pelo seu tamanho. Sua picada, entretanto, é bastante dolorosa devido ao tamanho de suas quelíceras. Não é recomendável criar mais de uma aranha no mesmo local, pois as tarântulas são canibais.




Ecdise
A maioria das espécies de aranhas não fazem ecdise ( TROCA DE PELE ) depois do estágio adulto, mas as tarântulas fêmeas o fazem ao longo de toda vida. Dessa forma, elas conseguem regenerar membros perdidos ou danificados.



Preservação
A tarântula é espécie ameaçada devido principalmente à destruição do seu habitat, e a caça para criação como animal de estimação. Em contrapartida, é uma das aranhas mais criadas em cativeiro.



1- Brachypelma auratum:

A Brachypelma auratum é uma tarântula endêmica nas regiões de Guerrero e Michoacán, no México. É similar na aparência a Brachypelma smithi, embora um pouco mais escura e mais colorida devido a estas semelhanças ela não era considerado uma espécie distinta, até 1992.






2- Brachypelma boehmei:





Esta tarântula é uma das mais espetaculares espécies da familia Brachypelma. O abdome preto e o vermelho fogo das pernas tornam este tarântula uma das mais belas. É bastante semelhante ao smithi mas geralmente considerado mais bonita.

3- Brachypelma smithi:


Conhecida como Mexican Red Knee Tarantula devido aos seus joelhos vermelhos. Esta tarântula é um animal grande e são muitas vezes vistas no zoológico e filmes.É uma das maiores tarântulas e podem viver por mais de 25 anos.




4- Haplopelma lividum:


Conhecida como tarântula azul cobalto, esta espécie tende a gastar muito de seu tempo no subsolo em tocas construídas por elas.
Nome científico: Haplopelma lividum

Nome comum: Cobalt Blue

Como diz o nome sua coloração azul metálica impressiona até os mais céticos. Infelizmente pela sua agressividade é uma espécie somente recomendada para pessoas que já possuem profunda experiência no assunto em criatório deste animal. Sua origem é asiática, podendo chegar ao tamanho de 13 cm, também gosta de muita umidade. Apesar de sua beleza, somente recentemente foi sendo distribuída para criação, e até onde se conheça não existem relatos de reprodução em cativeiro.










5- Avicularia versicolor:


A Avicularia versicolor é uma espécie de tarântula, que é nativa de Guadalupe e da Martinica, no mar do Caribe. O gênero Avicularia é o grupo mais disseminado de aranhas nas Américas e contém cerca de 20 espécies. Este gênero também foi o primeiro grupo de tarântulas ser descrita pela ciência






TARÂNTULA ATACANDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.