domingo, 20 de novembro de 2011

Otávio e Gustavo Pandolfo


Os irmãos paulistanos Otávio e Gustavo Pandolfo são os responsáveis pela dupla conhecida como “Os Gêmeos” e reconhecidos internacionalmente pela arte do grafitti.
A dupla que tem seus trabalhos divulgados nos Estados Unidos, Cuba, Alemanha, Grécia e Inglaterra, entre outros países, descobriu seu talento ainda pequenos quando desenham e espalhavam papeis por toda a casa ou customizavam seus brinquedos.
O grafitti entrou na vida desses irmãos em meados dos anos 1980 quando a cultura hip hopchegava ao país e ali eles não só definiram seu estilo como influenciaram toda uma geração. Com temas polêmicos como politica, crítica social e o retrato da vida brasileira, o trabalho tornou-se uma válvula de scape para a dupla e para muitos de seus seguidores.
A fama internacional veio em 2003 com sua primeira exposição na galeria Luggage Storeem São Francisco, a convite do artista Loomit, grande nome da street art.
Anos mais tarde a dupla e mais dois grafiteiros brasileiros (Nina Pandolfo e Nunca) foram escolhidos para realizar um projeto em um castelo na Escócia, a pedido do próprio herdeiro do conde de Glasgow, muito chique né?! O trabalho foi feito na parte mais antiga do castelo e recebeu muitos olhares e visitas ao castelo.

Seu total reconhecimento como artistas, veio no ano de 2008 onde os personagens de “Os Gêmeos” chegaram o a fachada da Tate Modern, templo mor da arte contemporânea em Londres.
Ano passado, foi a vez do Rio de Janeiro conhecer o graffiti e as obras da dupla, o CCBB(Centro cultural Banco do Brasil) exibiu pinturas, esculturas, objetos e instalações na exposição “Vertigem” e foi um sucesso!



















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.