segunda-feira, 14 de novembro de 2011

BRUNO TORFS



Entre as exuberantes florestas tropicais de Melbourne, na Austrália, está um dos jardins mais interessantes do mundo. O jardim é um lugar mágico, cheio de personagens fantásticos, como num conto de fadas ou numa narrativa mitológica. É onde o artista sul-americano Bruno Torfs cria seu mundo, com esculturas que surgem do nada e nos lugares menos esperados.
A arte está intrinsecamente ligada ao meio ambiente, quando não nasce das próprias pedras ou troncos de árvores, é colocada como complemento em perfeita harmonia, como num diorama.
Infelizmente, em 2009 um incêndio florestal de grandes proporções devastou toda a região e levou junto o jardim. Bruno e parte dos habitantes tiveram que sair da cidade por dois meses. Neste fatídico dia muitos morreram.
A reconstrução se deu a partir do nono mês. No entanto, ele teve que fazer um reflorestamento. Nas fotos, no final desta galeria, pode-se observar a destruição. A maior parte do seu tempo foi utilizada em limpeza e replantio. Esta não foi uma tarefa fácil. Foram centenas de toneladas de escombros removidos com a colaboração de seus amigos, parentes e familiares.
O jardim já está em pleno funcionamento e é um símbolo da perseverança deste grande artista.









































Nenhum comentário:

Postar um comentário